My Friend Michael (12)

'Michael pode ter sido o nosso tutor, nossa figura paterna e nosso amigo, mas no palco, ele se tornava outra pessoa. Fomos a cada show, em cada cidade. Às vezes eu usava pijama, eu estava em uma fase onde eu gostava de usar pijama em todos os lugares.

Como Michael aquecia a sua voz, o que poderia levar até duas horas, Eddie e eu brincávamos com jogos, assistíamos desenhos animados e comíamos doces no camarim, que sempre era abastecido do chão ao teto,  com distrações açucaradas.

Quando chegava a hora dele se apresentar, geralmente assistíamos das cadeiras ao lado do palco. Às vezes, tínhamos que caminhar de volta para assistir ao show em um monitor ou conversar com a  maquiadora Karen, e o estilista Michael Bush, mas na maior parte, noite após noite, eu observava atentamente. 

O show nunca envelhecia. Estudei Michael, eu assisti os dançarinos, que estavam sob sua observação, eu via a reação do público, que sempre era fascinante para mim. Em todas as cidades, os shows de Michael geravam um entusiasmo incrível. 

Ter essa energia em volta de mim era uma experiência nova para um menino de New Jersey. Era um sentimento no qual as pessoas poderiam unir-se, partilhando pensamentos e emoções, mesmo sem falar. Havia poder em Michael e em sua música, o poder de mover as pessoas e conectar-se a estranhos. Durante os shows, ele fazia o mundo sentir-se como um lugar menor, mais caloroso e harmonioso.

Eu adorava assistir os fãs do lado do palco, um mar de pessoas gritando, chorando, os desmaios, pendurados em seu ídolo a cada movimento. Eu sentava lá e pensava...  Este ser divino que eles adoram é o cara que está me ajudando com a minha lição de casa. Muitas vezes, eu me perguntava como era possível ver as mesmas pessoas na primeira fila para o show, show após show, cidade após cidade. 

Como eles poderiam se dar ao luxo de deixar seus empregos e suas vidas e seguir um entertainer de um lugar para outro? Aqueles de nós que fizeram parte da turnê tiveram o luxo de voar em jatos particulares, mas como é que esses fãs se deslocavam para cada cidade, a tempo para o show? 

Havia um fã, Justin, a quem chamávamos de Waldo, em associação ao personagem do livro Where’s Waldo? - porque, se procurássemos o suficiente, poderíamos encontrá-lo em cada apresentação. 

Como em sua última música no show, Michael cantava Heal the World, a cada execução um grupo de garotos se juntaram a ele no palco, em trajes de países de todo o mundo. Meu irmão e eu encontrávamos vestimentas de outras culturas e, em seguida, entrávamos no palco com o restante das crianças.

Tivemos uma dança engraçada que nós chamado A Casa, inspirada por Scott Schaffer, um funcionário de Michael, cujo apelido era House (Casa). Nós adorava mexer com House. Nós batíamos na porta de seu quarto de hotel, dizendo: 'House, nós temos algo para você.' Quando ele abria a porta, nós o 'surrávamos' com uma guerra de almofadas. Confie em mim, seria engraçado se você tivesse 13 anos.

Depois da dança House, criamos uma dança totalmente original, inspirado em sua técnica. Antes do show, nós diríamos: 'House, nós vamos fazer A Casa para você no palco, esta noite.' E logo ali estaríamos, Michael, Eddie e eu, fazendo A Casa, que envolvia... bem, era muito bonito ver os pés balançando de um lado para outro. 

Ver um par de crianças dançando desajeitadamente no palco era uma coisa, mas o que eu amava era ver Michael, o maior dançarino do mundo, deixando de lado, naquele momento, todas as suas horas de coreografia e prática para realizar tal movimento bobo no palco, na frente de um estádio lotado com dezenas de milhares de pessoas. Tudo apenas para fazer um garoto dar risada.

Como essas piadas eram divertidas e memoráveis, nada no show poderia comparar com o momento em que Michael cantava Billie Jean. Michael era meu amigo. Ele me ajudava com o meu trabalho escolar. Tínhamos lutas de almofadas. Mas quando ele cantava Billie Jean, sua transformação era inspiradora. Assim que eu ouvia o início da batida, eu praticamente entrava em transe, meus olhos fixos em cada movimento seu.

Parte do brilhantismo de sua performance de Billie Jean  era o fato de que, de alguma forma, parecia simples e fácil. Mas por trás da simplicidade, eu podia ver a profundidade da compreensão de Michael sobre composição e narrativa. 

Para cada canção que ele executava, Michael sabia exatamente o que ele queria que a multidão visse, o que ele queria projetar, o que ele pretendia dar. Quando ele se apresentava, sua ambição era filtrada em todos os aspectos do seu ser, ele se tornava a canção. Você pode ver isso mais claramente em Billie Jean, mas estava lá em Thriller também. 

Além da música, dança, vocais e do estádio em si, havia uma sensação de energia e magia que transcendia os elementos individuais do desempenho. A soma era maior que suas partes, algo maior e mais original do que qualquer um, inclusive eu, poderia ter esperado. 

O público sentia a magnitude do brilho que Michael colocava em seu desempenho. Cada momento de criação de Billie Jean tinha sido líder até este momento, como se toda vez que ele cantasse a canção, antes tivesse sido apenas um ensaio para o seu lançamento nesta noite especial. Ele era UM com sua Arte.

Esta transformação era uma arte que Michael praticava e dominava. Ele me disse: 'Qualquer coisa que você diga ou faça, ou queira que o mundo veja, mentalize e ela acontecerá.' Michael pregava sobre canalizar o Poder do Universo muito antes de livros espirituais como O Segredo serem publicados.

Ele me disse que eu poderia conseguir qualquer coisa, se eu acreditasse nela. Eu tento aplicar essa filosofia a todos os aspectos da minha vida. Quando eu sei o que quero, estou imagino plenamente o resultado final. Dessa forma, toda a energia que eu coloquei ao longo do caminho me focam na direção certa: o produto final.

Billie Jean era originalmente intitulada Not My Lover (Não é minha amante). Quincy Jones, co-produtor de Michael em Thriller, na verdade, não a queria no álbum, mas Michael insistiu e ele estava certo. Tudo o que Michael fez foi incrível, mas se eu tivesse que escolher um desempenho de sua obra como a quintessência e culminação, seria Billie Jean. Toda vez que eu o vi desempenhar foi um momento impecável, cativante no tempo. Ele sempre me deu arrepios.

Como a turnê avançava, eu passei a conhecer alguns outros amigos e associados de Michael. Em Santiago, Chile, o dermatologista de Michael pagou-lhe uma visita. Michael tinha uma doença de pele chamada vitiligo. Ele havia me contado sobre ela no início daquele ano, em Neverland, explicando o que causava manchas na sua pele e tirar a sua pigmentação. 

Ele me mostrou algumas fotos de pessoas que tiveram casos avançados, aqueles cuja cor de pele era escura. tinham manchas dramáticas e desfigurantes de branco por todo o corpo. Michael me disse o quanto ele odiava a doença, mas como ele se sentia feliz de ser capaz de pagar o tratamento, que envolvia clarear o restante de sua pele para uniformizar a cor. Michael disse que o seu dermatologista, Dr. Arnold Klein, era o melhor no negócio, todo mundo o procurava, mesmo Elizabeth Taylor.

Uma mulher chamada Debbie Rowe, que trabalhou para o Dr. Klein como uma enfermeira, acompanhou-o a Santiago para tratar a pele de Michael e para ver alguns de seus shows. (...) Na turnê eu testemunhei Michael trabalhar com Brad Buxer, o músico, na canção Stranger in Moscow

Moscou tinha sido uma parada antes da turnê, antes de Eddie e eu termos chegado. Durante a sua estada na cidade russa, Michael estava se sentindo profundamente triste e sozinho por causa das alegações que ele estava enfrentando. Ele estava sentado no chão do closet em seu quarto de hotel, chorando, quando a música chegou até ele.

Brad foi diretor musical Michael musical e produtor musical pessoal de Michael, na época, e havia uma proximidade única com a sua colaboração. Michael contou a Brad a ideia para a música, dando-lhe uma melodia. Brad, que tinha montado um estúdio de gravação em seu quarto de hotel, criou a música em torno dessa melodia. 

Eles trabalharam na música constantemente, Michael cantando elementos e dando batidas para Brad, e Brad os transformava em música. Ao assistí-los compondo, eu vi como uma canção começa com uma ideia, com acordes simples, e aumenta à medida que o tempo passa. 

Michael dizia que ele gostava de deixar uma música se criar por si mesma. Ela lhe diria o que precisava. Ele espontaneamente começar a cantar e dançar em volta do hotel, enquanto a música evoluia em seu coração e mente.

Stranger in Moscow sairia no álbum HIStory. Será sempre uma das minhas músicas favoritas porque eu assisti Michael criar e produzi-la do início ao fim. Eu estava mesmo no set, quando gravou o vídeo, cerca de três anos mais tarde. Foi a música que me fez cair no amor com a arte de fazer música.

Michael foi me apresentando para um mundo extraordinário. Além de experimentar os concertos e a música, eu estava viajando, vendo novos lugares, conhecendo fãs e dignitários. Meu mundo inteiro ampliou dramaticamente e de forma permanente. Eu vi que o mundo era muito maior do que toda a escola secundária. 

Eu aprendi a apreciar e respeitar as diferentes culturas. Mas a minha maior revelação pessoal foi descobrir a emoção de fazer arte significativa e ter as pessoas reagindo a ela. Michael, como meu mentor, reconheceu esse impulso e o alimentou em mim.

Quanto a Eddie, Michael viu os seus interesses e talentos e o orientou em outra direção. Eddie sempre foi um músico fantástico. Quando ficou mais velho, ele iria expandir seu conhecimento aprendendo os aspectos técnicos da produção de gravações. Michael sempre disse para Eddie: 'Seja um mestre nisso. Sua hora vai chegar. Seja paciente. Continue escrevendo. Mantenha o foco.' 

Eu mal vi que sob a tutela de Michael, Eddie e eu estávamos tendo algo como experiências paralelas. Próximos como estávamos, nós não falamos muito sobre o que estava acontecendo na turnê, com Michael, e dentro de nós mesmos. Estávamos muito ocupados vivendo.

O que era quase impossível para nós compreendermos foi que, ao mesmo tempo que Michael nos uma experiência de mudança de vida, ele estava enfrentando um dos momentos mais difíceis de sua própria vida.'