My Friend Michael (15)

'Eddie e eu deixamos o México em 13 de novembro de 1993, nossa fantástica viagem foi inesperadamente interrompida. Voltar à escola e me readaptar à minha rotina normal foi difícil. Antes da turnê, eu estava empolgado em conhecer uma nova escola em uma nova cidade.

Minha mãe me levou para comprar roupas novas e tudo, mas minha chegada dramaticamente tardia lançou um holofote sobre mim, e minha desculpa por faltar à escola era algo alucinante. Eu era famoso entre os meus colegas da oitava série, antes mesmo que eu pudesse conhecê-los.

Michael estava sendo acusado de abuso sexual infantil, e lá estava eu, um garoto que havia viajado com ele. Do lado de fora, eu tenho que admitir, ele parecia muito estranho. Nem todo mundo conhecia Michael bem o suficiente para confiar-lhe a maneira como meus pais fizeram.

Até mesmo o promotor enviou ao meu pai um fax expressando preocupação de que seus filhos estavam em risco, passando seu tempo com Michael Jackson. Meu pai ignorou. Talvez não surpreendentemente, a imprensa estava animada sobre mim e Eddie.

Eles montaram acampamento fora da nossa nova casa. Uma repórter, Diane Dimond, correspondente do Hard Copy, apareceu na porta da frente e enfiou um microfone no rosto do meu pai. As pessoas me seguiam quando eu saía da casa.

Às vezes, a mídia chegava fora da escola, fazendo perguntas às crianças, sobre mim. Os nossos novos vizinhos, que eram ainda estranhos, mais tarde disseram aos meus pais que os repórteres haviam oferecido notas de cem dólares para os seus filhos se eles pudessem obter fotografias nossas. A escola emitiu uma nota dizendo aos estudantes para não falar com a imprensa.

Dada toda essa confusão, Michael enviou seu chefe de segurança, Wayne Nagin, para ficar com minha família e nos ajudar a administrar até que a situação se acalmasse. Meus pais tentaram não fazer uma grande coisa sobre o que estava acontecendo. Se mantiveram simples, dizendo para Eddie e eu: 'Cuidado com o que você diz. Vá viver a sua vida.'

Mas a minha vida tinha mudado. Quando eu andava por um corredor na escola, ouvia outros alunos sussurrando: 'Esse é o garoto que estava com Michael Jackson.' Algumas pessoas pensaram que eu era estranho. Outras pessoas ficaram intrigadas. A garota mais popular da escola queria sair comigo. Isso foi legal.

Eu estava feliz de ir às festas com ela, mas eu sabia que seu interesse não tinha realmente a ver comigo. Fiz amizade com um cara chamado Brad Roberts, que entendeu que eu estava sendo julgado e era uma espécie de protetor para mim: eu sabia que ele estaria à minha volta.

Normalmente eu não me importava com um pouco de atenção. Um brincalhão incansável, eu fazia coisas como, secretamente fazer brilhar pontos de laser sobre as pessoas e vê-las tentar descobrir de onde a luz estava vindo. Eu era aquele tipo de criança. Mas, neste ponto, eu queria mesmo era mudar o foco para longe de mim mesmo.

A experiência de entrar na escola nesse ano mudou-me. Eu não era estúpido. Eu sabia que a atenção resultou da minha associação com Michael. Passei a ter muito cuidado com quem eu escolhia para ser seu amigo, o que eu dizia, e para quem eu dizia. E eu era geralmente reservado, mantendo minha boca fechada sobre tudo o que eu tinha acabado de experimentar.

Se a minha experiência poderia ter me dado algum status momentâneo, eu não estava interessado. Por alguma razão - provavelmente pelo exemplo dos meus pais - eu fui educado para ser leal. Eu queria proteger Michael e eu não sabia quem eu podia confiar.

Eu não sabia quais poderiam ser os motivos das pessoas, especialmente depois das acusações de Jordy. Foi difícil colocar minhas experiências com Michael de lado, mas a discrição veio com o território. Foi nessa época que eu realmente aprendi a dividir a minha vida. De um lado, estava a minha família e a minha vida social na escola, e na outra era a minha vida com Michael.

A maioria dos adultos fazem esse tipo de coisa em um grau ou outro: há uma divisão natural entre vida profissional e vida doméstica. A divisão entre o público e o privado que evoluiu na minha vida não era diferente. Eu nunca mencionava Michael, que era uma parte muito importante da minha vida. Passeios com ele, férias, telefonemas, risos, preocupações, lições de vida - eu guardava tudo para mim. Eu me tornei uma pessoa que pensava cuidadosamente antes de falar. Essa cautela nunca me abandonou.

No começo, Michael estava em um hospital de reabilitação em Londres. Minha família e eu falamos com ele, ao telefone, todos os dias, durante horas. Passávamos o telefone entre nós para lhe fazer companhia. Chegou a um ponto em que tive que instalar o que chamamos de uma bat linha só para ele.

A linha 1 era o telefone da casa, a linha 2 era o fax e a linha 3 era linha dedicada de Michael. Ele reclamava sobre a equipe do hospital que o tratava. O lugar era quase como um ala psiquiátrica - dizia ele - e ele sabia muito bem que ele não era louco.

Um dia, ele não aguentou mais e fugiu para a rua. Alguns atendentes foram atrás e o trouxeram de volta. Finalmente, Elton John entrou em cena e coordenou sua transferência para outro local de reabilitação de uma propriedade particular nos arredores de Londres, que era muito mais da velocidade de Michael.

Logo após a transferência de Michael, ele nos pediu para ir visitá-lo na reabilitação. O dia de Ação de Graças estava próximo, então meus pais deram o ok e Wayne levou a mim e a Eddie para Londres, durante quatro ou cinco dias.

Esta nova reabilitação se localizava em uma casa no campo, um ambiente aconchegante, lugar confortável,completo com lareiras. Michael estava realmente feliz por ver nossos rostos familiares. Ele nos deu uma turnê, apresentando-nos aos amigos que tinha feito e explicando sua rotina, como uma criança mostrando sua escola.

Pensando nisso, foi provavelmente, a experiência mais próxima de ir a uma escola que Michael já havia tido. Os pacientes tinham uma programação diária, passando o tempo com jogos, lendo, assistindo filmes e fazendo artes e ofícios. Michael era uma espécie de orgulho da obra que ele estava fazendo. Ele nos mostrou um dinossauro de papel que tinha feito e sorriu como uma criança.

Durante essa visita, Michael ficava para lá e para cá ao telefone, com o advogado Johnnie Cochran. Eles estavam falando sobre a resolução do processo de pagamento de família de Jordy - uma quantidade substancial de dinheiro para retirar as suas acusações.

Michael não queria resolver (desta forma). Ele era inocente e não via nenhuma razão para pagar às pessoas para que parassem de espalhar mentiras sobre ele. Ele queria lutar. Mas as coisas não eram assim tão simples. O fato é que Michael era uma máquina de fazer dinheiro, e ninguém queria que ele parasse de ser isso.

Se ele gastou seu tempo fora de sua carreira por um período de dois a três anos em julgamento, ele iria parar de produzir os bilhões de dólares em todo o mundo que o tornaram uma indústria. Porque as taxas legais de um julgamento custariam muito mais do que qualquer liquidação. Sua companhia de seguros, que era quem arcaria com esses prejuízos, estava determinada a resolver.

Johnnie perguntou se ele realmente queria ir a julgamento, se estava disposto a ter toda a sua vida exposta ao escrutínio público. Se ele concordasse, Michael poderia chamá-lo um dia: seguir em frente com sua vida e voltar a fazer o que ele fazia melhor. E assim Michael concordou em se contentar com o que eu acredito que foi algo na faixa de US $ 30 milhões.

Como eu viria a entender, ele não teve muita escolha na questão. No final do dia, a decisão de combatê-la em juízo ou resolver fora dos tribunais estava nas mãos da companhia de seguros.

O acordo tramitava antes de chegarmos à Inglaterra e foi finalizado enquanto nós estávamos lá. Michael agora estava livre para retornar aos Estados Unidos, e ele estava ansioso para voltar para casa. Então, depois de apenas dois dias em Londres, Eddie e eu nos juntamos a Michael em um jato particular para Neverland, para terminar a nossa visita.

Foi difícil para Michael voltar à Neverland, sabendo que havia sido invadida pela polícia, em busca de provas contra ele. Sua equipe já havia limpado, é claro, mas os itens pessoais, como livros, ainda estavam faltando e seriam devolvido apenas gradualmente.

Michael sentiu que a sua privacidade havia sido invadida. Mas Neverland ainda era sua casa, e era o lugar mais seguro.'