My Friend Michael (48)

'Houve especulação desenfreada na mídia sobre a enorme carga emocional que o vídeo de Bashir havia colocado sobre Michael, com relatórios declarando que ele nunca recuperaria, mas isso absolutamente não era assim. Nos meses seguintes a essas transmissões televisivas selvagens, Michael estava em grande espírito.

Nós próximos seis ou sete meses, ele ficou em Neverland. Vinnie e eu estávamos lá também - para lá e para cá entre Neverland e a casa de Marc Schaffel em Calabasas - e todos nós nos divertimos muito. A energia era elevada.

Em Neverland, Vinnie e eu estávamos ajudando o cineasta Brett Ratner em uma uma versão mais longa da refutação, Michael Jackson’s Private Home Movies, que incorporava imagens do vídeo de Bashir, os vídeos de Michael, e novas entrevistas com amigos de Michael e família, na esperança de criar um verdadeiro retrato dele - o que ele queria mostrar ao mundo.

Então, Brett traria algumas mulheres bonitas para visitar, o que mantinha as coisas interessantes. O ator Chris Tucker, um amigo próximo de Michael, estava vivendo em um ônibus estacionado no enorme rancho.

Filmamos todo o projeto no local - nós não queríamos deixar o rancho, por isso havia uma equipe de produção inteira em Neverland -  eu, Vinnie, Ratner Brett, Marc Schaffel, e outros. Juntos, gastamos horas e horas de filmagem.

Quando era o momento de unir os vídeos caseiros particulares, Michael colocou as suas mãos. Mostramos a ele os cortes, ele tomava notas. Ele sempre foi interessado em cinema, e a sua colaboração deu o impulso tão necessário, no sentido de controlar a forma como ele foi representado para o mundo e garantir o que era preciso.

Em 24 de abril de 2003, quando Home Movies foi exibido na Fox como um especial de duas horas, muitos espectadores sintonizaram e Michael se sentiu vingado pela audiência. Claro, imagens positivas não recebem tanta atenção na imprensa como as negativas. Tivemos que contar com as pessoas tendo a oportunidade de formar suas próprias opiniões. Nós esperávamos que fosse assim.

Depois que os vídeos caseiros foram lançados, Vinnie e eu começamos a trabalhar em um novo projeto. Como parte do esforço para corrigir a imagem de Michael, nós estávamos relançando a marca de Michael e merchandising.

Se tratado adequadamente, o licenciamento do nome e imagem de Michael poderia ser um negócio de bilhões de dólares, só por ele mesmo. Embora eu tivesse aquela pausa com Michael para explorar outras oportunidades, a verdade era que este era o lugar onde eu mais queria estar. Era exatamente o papel no qual eu queria atuar.

Muito do meu entusiasmo veio por saber que havia uma grande equipe no lugar. Al Malnik continuou a executar a operação de Michael em Miami, e deixe-me lhes dizer, Al passou um sufoco. Tudo passava por ele. Mas, independentemente de onde estávamos, todos compartilhávamos a mesma visão.

Podíamos subsistir em duas ou três horas de sono por noite, mas isso não importava, porque a adrenalina de todos estava em alta. Estávamos todos trabalhando duro e nos divertindo. Acreditávamos em Michael e no que estávamos fazendo. Parecia que a máquina tinha sido posta em prática, a fim de reconstruir os negócios de Michael, a carreira e a imagem.

Enquanto isso, Michael estava longe dos seus medicamentos, e Dr. Farshchian tinha para ele um programa de vitaminas e suplementos que parecia estar funcionando. Al Malnik estava executando sua organização, e ele estava no caminho certo para executar cada etapa para Michael.

Al colocou Michael de volta no caminho certo para começar a ganhar dinheiro, novamente. Ele foi a melhor coisa que aconteceu com Michael. Michael estava viajando e voltou a Miami, onde se encontrou com Al e fez exames de rotina com o Dr. Farshchian. Ele estava trabalhando em um novo álbum - Number Ones - um álbum de hits. No estúdio, ele estava tocando algumas faixas novas, uma dos quais, One More Chance, que iria acabar no álbum.

Ele passou um tempo com seus filhos. Blanket, que tinha um ano e meio no verão, estava desenvolvendo uma personalidade engraçada. Ele amava o Homem-Aranha. (Michael amava o Homem-Aranha e todos os quadrinhos da Marvel, então é claro, os meninos amavam, também. Naquele ano, no sexto aniversário de Prince, ele teve uma festa do Homem-Aranha).

'Eu sou o Homem-Aranha' eu dizia para Blanket.

'Não, eu sou o Homem-Aranha!' ele respondia, com a sua voz engraçada de garotinho.

'Mas eu sou o Homem-Aranha... ' eu insistia. Depois de idas e vindas por um bom tempo, Blanket fingia atirar teias em mim.

'Frank, você tem que cair' ele dizia. 'Eu peguei você.'

'Não, você perdeu' eu dizia. Ele atirava novamente e, dessa vez, eu desabava no chão, lutando contra a teia invisível na qual eu tinha sido preso.

Durante este período, a imprensa retratava Michael como um homem preso em uma espiral descendente. Os protestos contra a Sony, o bebê na varanda, o vídeo de Bashir, sua aparência mudando ... Para o mundo exterior, estas questões vieram para ofuscar Michael, seu talento e sua carreira.

Mas para aqueles de nós que realmente conheciam Michael, tal retrato não poderia estar mais longe da verdade. Não havia sinal de que ele estava perdendo o controle, nenhum sinal de que ele estava indo ladeira abaixo. Na realidade, ele estava mais vibrante e engajado do que tinha estado, nos últimos anos. Eu senti como se ele estivesse virando uma página, e eu não era o único. Todos em torno dele sentiram a mesma coisa.

Se você comparar o filme de Michael em Home Movies para o que você vê dele no vídeo de Bashir, você pode ter uma noção do que vimos: o quanto feliz ele estava foi durante a primavera e verão, em Neverland. Em Home Movies, ele volta a ser ele mesmo. Ele está brincando e feliz. Todo o seu comportamento está relaxado.

Trabalhando com música no estúdio de dança com Brad durante o dia, ele jantava e se socializava com todos à noite, Brett Ratner, Chris Tucker, eu, Vinnie, alguns primos de Michael e as belas amigas de Brett. Ele se juntava a nós na sala de jogos ou levava todos ao cinema para assistir a vídeos musicais.

Às vezes, no passado, quando Neverland estava cheia de gente, Michael se preservava em seu quarto, mas não desta vez. Ele estava absolutamente presente, um anfitrião orgulhoso.

Em 30 de agosto, Michael comemorou seu aniversário de 45 anos com seus fãs. Ele não se apresentou - os fãs interpretaram suas canções - mas quando ele lhes agradeceu, mencionou alguns dos projetos que ele via pela frente:

A nova linha de merchandising que Vinnie e eu estávamos desenvolvendo, hotéis resort, e um novo projeto de caridade que envolvia orientação. Ele se comprometeu a fazer Neverland mais acessível aos seus fãs, o anúncio teve a maior torcida, é claro.

Ele estava estudando também tecnologia 3-D, ele estava a par sobre onde os filmes estavam se dirigindo, e planejava um evento de caridade em Neverland enorme, a ser realizado em setembro de 2003. O próximo capítulo na vida de Michael prometia incluir seus diversos interesses, que se estendiam muito além dos álbuns de sucesso que o mundo esperava dele.

Ele estava de volta à sua auto dinâmica de idade. Ele estava no comando de sua vida. E eu, por exemplo, não poderia estar mais animado por fazer parte de tudo isso.'