My Friend Michael (09)

'Em nossa nova casa em Franklin Lakes, New Jersey, a influência de Michael era cada vez mais evidente. Meu pai gostava das estátuas de pedra que enfeitavam Neverland, então ele saiu e comprou estátuas semelhantes para decorar o nosso quintal.

Meu pai adorava a música clássica que tocava constantemente em Neverland, então ele tinha um sistema de som completo instalado no mesmo quintal, com alto-falantes, ao ar livre em forma de pedras. Michael fez um CD de Neverland para nós, e em breve nossa vida começou a ser vivida com uma trilha sonora clássica de fundo.

Teria sido bom se o meu pai trouxesse para casa um chimpanzé como animal de estimação, mas ele nunca foi tão longe. De acordo com os meus pais, nos mudamos para Franklin Lakes por causa do sistema escolar, mas tanto quanto eu estava preocupado, era tudo sobre o time de futebol.

Crescendo, eu era considerado um dos melhores jogadores de futebol em Hawthorne. Outro cara, Michael Piccoli, foi o melhor jogador em Franklin Lakes. Ao longo da minha infância, a equipe de Michael Piccoli e a minha equipe criaram uma rivalidade teórica entre ele e eu. Nós não tínhamos nos encontrado, mas sabíamos que não gostávamos um do outro.

Agora eu tinha me mudado para seu território, e mesmo que eu estivesse apenas entrando no oitavo ano, o treinador havia me recrutado para jogar futebol com o Ensino Médio. Mike, que estava no mesmo grau, estaria fazendo isso também. Gostaríamos de estar na equipe. Foi o assunto do mundo do futebol. O mundo do futebol do norte de New Jersey, pelo menos.

Estes eram os meus maiores problemas no meu mundo. E então, pouco antes do início das aulas, chegou a notícia que eclipsaria completamente qualquer preocupação de futebol que eu tivesse.

Quando eu entrei na lavanderia, uma tarde, à procura de uma camisa, minha mãe, que estava lá, começou a dizer algo, parou, então, finalmente falou: 'Você conhece um cara chamado Jordy?' perguntou ela.

'Sim, ele é um garoto muito bom. Eu sai com ele em Neverland' eu disse. Ela parou por um momento e eu pude vê-la hesitar. Finalmente, ela deixou escapar:

'Bem, ele está acusando Michael de abuso sexual infantil.'

As palavras saíram sem jeito, como se nunca as tivesse pronunciado antes. É bem possível que ela não tivesse. Eu podia ver que minha mãe estava chateada, mas eu nem sabia o que 'abuso sexual' significava. Quando eu perguntei, minha mãe virou-se para a lavanderia e, evitando a questão, disse rapidamente: 'Será que Michael fez algo impróprio para você ou para alguém que você conhece?'

'O que você está falando?' Eu perguntei, de repente, e percebi que ela estava chorando.

'Eu me sinto tão mal por Michael!' disse ela.

Vendo o olhar em seu rosto, percebi que meu amigo estava sendo acusado de fazer algo errado com Jordy. Eu estava além de chocado: a ideia nem sequer faz sentido para mim. Eu tinha passado muito tempo com Jordy e Michael, e quando eu estava em Neverland, Jordy nunca se hospedou no quarto de Michael conosco. Nem uma vez.

Eu nunca tinha visto nada fora da linha acontecer, e eu não acreditava que algo tivesse acontecido, nem por um único segundo. Além disso, Michael nunca agiu de forma 'inadequada' ao aproximar-se de Eddie ou de mim. Esta história era totalmente inacreditável, eu simplesmente não conseguia imaginar Michael como um molestador. Nem poderia imaginar Jordy fazendo tal acusação.

'Michael vai ficar bem?' perguntei.

'Sim, ele vai ficar bem' respondeu minha mãe.

Como esta notícia perturbadora se aprofundou, eu não poderia deixar de lembrar um pouco do que Jordy tinha dito sobre seu pai durante a viagem que tínhamos feito a Disneyland juntos, e mais tarde no rancho. Jordy era um garoto aberto e honesto, e eu não tive a sensação de que ele estivesse escondendo nada. 

Na noite em que tínhamos ido para a Toys R Us, ele me disse que seu pai, um dentista e aspirante a roteirista chamado Evan, era extremamente ciumento de Michael. Ele ofereceu a informação de que seu pai achava que era estranho que Michael estivesse tão perto de Jordy e o resto da família, e que o relacionamento havia se tornado um problema para a família Chandler.

Pensando nisso, lembrei-me como Jordy tinha dito que Evan tinha um temperamento terrível, que quando ele estava chateado ele gritava e quebrava os objetos da casa. Em retrospecto, não é difícil perceber que Michael era uma figura paterna para o Jordy, e a mãe de Jordy estava ligada a Michael, e esta era a dinâmica de uma família problemática.

Mas no momento eu não estava pensando nestes termos maiores. Tudo o que eu sabia era que eu estava certo de que Michael estava sendo acusado falsamente - se era por causa de Jordy ou seu pai, não tinha importância. Minha mãe tinha ouvido falar sobre as alegações no noticiário.

Nos dias que se seguiram, os meus pais estenderam a mão para Michael, que ainda estava em turnê no exterior com o álbum Dangerous. Eles lhe disseram que estavam 100% convencidos de sua inocência e asseguraram a ele que estariam lá para apoiá-lo se ele precisasse deles.

Estar em turnê foi sempre uma experiência de isolamento para Michael, e uma hora depois, ele enviou uma fax. Faxes eram grandes naqueles dias, uma forma primitiva de mensagens de texto e nossa família começou a troca de faxes com Michael algumas vezes por dia, o envio de desenhos bobos e notas pequenas.

De primeiro, Michael disse aos meus pais para não se preocuparem sobre ele. Ele disse que era uma questão de extorsão, e que não deveriam acreditar no que viam e ouviam no noticiário. Ele não precisa elaborar. Meus pais já conheciam a verdade. Eles sabiam e confiavam em Michael em face de um mundo que o julgava com uma severidade que era tão ignorante quanto cruel.

Enquanto isso, Eddie e eu começamos a frequentar a nossa escola, a nova boa escola pela qual meus pais haviam se mudado para o novo bairro. Mas só uma ou duas semanas após o ano letivo ter começado, antes que eu mesmo tivesse a oportunidade de ver Piccoli Mike e suas habilidades de futebol alegadas, um telefonema inesperado veio de Bill Bray. Ele disse aos meus pais que Michael queria convidar toda a família para acompanhá-lo na turnê em Tel Aviv.

Minha mãe estava ocupada com o meu irmão Dominic, que tinha seis anos de idade, minha irmã, Nicole Marie, que tinha três anos, e meu irmãozinho, Aldo. Não havia como ela estava voar para Israel. Se partíssemos agora, Eddie e eu teríamos que faltar à escola, o que certamente era importante para meus pais.

Mas, em primeiro lugar, o que importava era que tínhamos um amigo em necessidade. Esta não era uma notícia local. Era global. E dado o alcance da fama de Michael Jackson, o número de vítimas das falsas alegações seriam exponencialmente mais prejudicial. Meus pais viram que as conseqüências deste escândalo poderia ter um efeito devastador sobre a carreira de Michael, e em toda a vida de Michael, e eles sabiam que ver a mim e a Eddie neste momento alegraria Michael.

Então, um dia depois que recebemos o telefonema de Bill Bray, eu, meu pai e Eddie entramos em um avião. Nós voamos de primeira classe para Israel. Nossa chegada em Tel Aviv foi cuidadosamente coordenada. Um carro nos pegou e nos levou por toda a cidade. Então, em algum lugar previamente combinado, o motorista parou e nos disse que iríamos trocar de carro.

Saímos do nosso carro e foram guiados por uma multidão de fãs para o carro de Michael. Quando entrei no veículo, dei no meu amigo um grande abraço e disse: 'Não se preocupe, estamos aqui por você, vamos passar por isso juntos.'

Michael sorriu e apenas disse: 'Obrigado.' Mas depois, meu pai me disse que Michael expressou sua gratidão a ele pela nossa visita. Michael disse que nunca iria esquecer esse ato de apoio, e que sua amizade com a nossa família era por toda a vida.

Desde que Michael teve um dia de folga, passamos o próximo passeio de várias horas, dirigindo por aí com um guia que era o chefe da equipe de segurança de Elizabeth Taylor.

Apesar do nosso dia ser bem planejado, porém não passou sem alguns contratempos.Como nosso guia nos levou até o Muro das Lamentações, por exemplo, um verdadeiro mar de cerca de 300 pessoas começou a a seguir o carro. Eles empurravam seus rostos contra as janelas do carro, tentando ver através do vidro fumê, alguns deles agitando presentes que havia trazido para sua estrela amada.

Helicópteros circulado sobre as nossas cabeças. Foi uma cena diferente de tudo o que eu nunca tinha experimentado. Essas pessoas estavam lá por Michael. Infelizmente, aconteceu chegar bem na hora da oração, provocando uma grande interrupção, para dizer o mínimo. Michael não tinha ideia de que este era um momento sagrado do dia, mas nos jornais do dia seguinte alegavam sua falta de consideração.

De volta ao hotel, Eddie e eu fomos com Michael ao seu quarto, distraindo-o, dando-lhe apoio e assistindo a filmes antigos no disco laser. Meu pai veio e se foi, certificando-se sobre nós e passando um tempo com seu amigo Bill Bray. Como vimos o filme de Bruce Lee - Enter the Dragon - Michael se levantou e começou a imitar os movimentos de karatê de Bruce Lee.

Ele falou conosco sobre cada detalhe do filme, comentando sobre detalhes técnicos e tomadas específicas, explicando exatamente o que ele adorava sobre Bruce Lee. Através dos anos eu iria ver Michael estudar qualquer número de grandes showmen: de Bruce Lee e Charlie Chaplin a James Brown, Frank Sinatra, Jackie Wilson, os Três Patetas e Sammy Davis Jr. Como ele estava fazendo agora, com Bruce Lee, Michael tinha um presente original para incorporar os truques de seus heróis em sua dança.

O chapéu, a luva, o pé- ele tinha tudo o que era de Charlie Chaplin. Há um movimento que ele usou quando cantou Billie Jean, onde ele deslizou seu pescoço para a frente e para os lados, em seguida, inclinou-se e fez uma estranha caminhada, ele conseguiu tudo isso observando os movimentos do Tyrannosaurus rex no filme Jurassic Park.

Como o filme acabou, Michael disse: 'Bruce Lee era o mestre. Nunca haverá ninguém como ele. Faça o que fizer, você deve dominar seu ofício. Seja o melhor no que faz.'

Mesmo neste momento difícil, Michael estava abrindo a minha mente de forma que eu não estava plenamente consciente na época. Ele estava me ensinando a ver as coisas de uma forma mais complexa do que eu estava acostumado. Em vez de apenas absorver entretenimento pelo valor de face e inconscientemente, eu estava começando a analisar a arte dele.

Mas estar com Michael não era apenas sobre como estudar as sutilezas da cultura pop. A próxima parada da turnê foi em Istambul, Turquia, onde ficamos em um enorme e bonita suíte do hotel. Sempre que Eddie e eu estávamos com Michael, ele sempre foi brincalhão, atirando almofadas ao redor e coisas assim, mas neste dia em particular, Michael, de repente, tinha um brilho travesso nos olhos e anunciou, quase num sussurro: ' 'Vamos bagunçar este quarto de hotel!!'

Isso parecia uma excelente ideia, então, juntamente com Michael, antes de sairmos de Istambul, Eddie e eu causamos estragos no quarto de hotel. Nós mudamos os sofás de posição para o outro lado da sala, deixando-os em ângulos estranhos. Nós inclinamos os quadros para que ficassem tortos nas paredes. Nós espalhamos pétalas de rosas por todo o chão.

Nada que fizesse alguém nos chamar de 'mestres do nosso ofício'. Como seu golpe de misericórdia, Michael jogou um garfo em uma pintura. No dia seguinte, nos bastidores do show, Eddie e eu estávamos sentados no camarim logo atrás de Michael, assistindo sua maquiadora, Karen, aprontando-o para ir ao palco. Michael nos avisou que Bill Bray estava furioso.

'Bill vai ter que falar com vocês' ele nos disse. 'Nós não deveríamos ter transformado aquela sala em uma lixeira. Eu disse a ele que a culpa foi minha e ele vai 'pegar leve' com vocês, mas ele tem que falar com vocês.'

Enquanto Michael se apresentava no palco, Bill Bray apareceu e deu-nos o inferno pelo o que tínhamos feito.

'Eu não acho que vocês percebam que temos que pagar pelo dano que vocês fizeram' disse Bill, de repente, olhando cada centímetro de seu tamanho não desprezível. 'Não podemos deixar os hotéis desta forma, isto reflete mal para Michael.' Bill ameaçou enviar-nos para casa, e Eddie e eu começamos a chorar. Eu me senti péssimo, como se fosse o fim do mundo.

Eddie ficou igualmente devastado. O apelido de Michael para ele era 'anjo' porque ele sempre tentou de forma árdua ser bom e respeitoso. Pedimos desculpas a Bill. Nós não queríamos causar problemas. Todos nós, incluindo a Bill, sabíamos que Michael havia sido o instigador da bagunça mas, mesmo assim, Bill queria que assumíssemos a responsabilidade por nossas próprias ações.

Se Bill pretendesse que fosse assim ou não, seu sermão para mim e Eddie fio um ponto de virada na minha vida, um momento que incutiu em mim um instinto precoce para proteger Michael e sua reputação, mesmo a partir de suas próprias ações, se necessário.

Nós éramos as crianças, era verdade, mas quando chegassem os impulsos de Michael, por vezes, teríamos que ser os adultos. Teríamos que pensar nas conseqüências para sua imagem e reputação em todos os momentos, mesmo quando ele não o fizesse.

Sobre o que estava acontecendo com família de Jordy, nós só falamos com Michael sobre isso quando ele tocou no assunto. Quando ele falava sobre isso, era muitas vezes em um tom melancólico, e eu poderia dizer que ele ainda estava tentando entender o fato de que essa coisa horrível tinha acontecido.

'Eu fiz tanto por sua família' dizia ele.

Eu quase sempre respondia com raiva, dizendo coisas como 'Eu só não entendo como ele pode fazer tal coisa!'

'Você não entende' Michael respondia. 'Eu não culpo Jordy. Não é culpa dele. É culpa de seu pai.'

Michael perdoou Jordy. Ele sabia que uma criança não viria para ele e atacá-lo impiedosamente de sua própria vontade. Ele acreditava que tudo veio do pai. Mais tarde, quando eu era mais velho, Michael me disse que o pai de Jordy queria investir em um filme que ele queria fazer.

Michael inicialmente gostou da ideia, mas seus conselheiros eram contra. Eles demitiram o pai de Jordy de vez, sem pensar, e Michael, sem um confronto, afastou-o também. Michael pensou que com isso, mais do que qualquer outra coisa, teria definitivamente deixado Evan Chandler de fora. (O filme que Chandler tinha escrito, Robin Hood: Men in Tights, acabou por ser produzido e dirigido por Mel Brooks e saiu no mesmo ano.)

Michael estava claramente chateado com as circunstâncias nas quais se encontrava, mas ele sempre manteve a compostura quando estava em torno de nós, lembrando que éramos crianças. Ele era sensível ao que poderíamos tirar desta experiência e ao efeito que teria sobre nossas vidas, bem como a sua.'