My Friend Michael (10)

'Em um certo momento, meu pai teve que voltar para casa, para seu restaurante e para minha mãe. De primeira, Michael aceitou isso, mas quando chegou a hora de irmos, ele foi para meu pai e rompeu-se a chorar.

'Eu sei que você tem que voltar ao trabalho' disse ele em meio às lágrimas 'mas eu estou perguntando se Frank e Eddie pode ficar aqui comigo. Eu realmente adoraria que eles ficassem. Você não tem ideia, basta ter todos vocês aqui por este curto período de tempo - tem me ajudado muito. Eu prometo a você, Dominic, eu vou cuidar deles e olhar por eles como se fossem meus.'

Já tínhamos perdido uma semana de escola. Se continuássemos a estadia com Michael, estaríamos viajando com ele de país em país, terminando o segmento europeu da turnê e depois seguindo para o Norte e Sul da América. Nós não estaríamos em casa até dezembro.

Faltar à escola por causa de uma turnê de rock era um grande negócio, e meus pais não eram cavalheiros sobre a decisão. Mas meu pai viu que Michael estava sozinho. Ele não tinha família ou amigos perto dele em turnê, apenas a equipe, e ele estava lidando com praticamente o pior tipo de acusações que um homem inocente poderia imaginar estar enfrentando, internacionalmente famoso ou não.

Uma coisa que não foi um fator na decisão dos meus pais eram as alegações que haviam sido feitas contra Michael. As pessoas podem questionar o julgamento de meus pais no envio de dois jovens para passar fora o tempo a sós com um homem que tinha sido acusado de molestar um outro menino.

Mas para nós, a sugestão de que estávamos em perigo era completamente absurda. Meus pais sabiam que Michael era inocente. Eles o conheceram bem, durante anos, e para eles ele era da família. Embora eles estavam cientes de quão estranho ele parecia ao mundo exterior, eles entenderam as idiossincrasias de Michael de sua perspectiva, e por esse ângulo entraram em um foco  que lhes dava um sentido.

Quando ele usava uma máscara cirúrgica, as pessoas pensavam que ele estava escondendo alguma nova cirurgia plástica. Na realidade, ele estava, em primeiro lugar, protegendo-se de ficar doente antes das performances e, depois, ele descobriu que usar a máscara o fazia sentir-se como se ele estivesse disfarçado. (quando, na verdade, chamava mais atenção sobre ele)

Finalmente, isto se transformou em um tipo de moda, tendo suas máscaras cirúrgicas de seda feitas sob medida. Quando ele foi fotografado em uma câmara hiperbárica, os boatos começaram a voar de que dormia nela. Na realidade, ele a doou a um hospital local para ser usada no tratamento de vítimas de queimaduras.

Claro que, às vezes, Michael estava apenas sendo um personagem, brincando, mas o impulso para o seu comportamento nunca foi tão estranho como as pessoas sempre foram tão rápidos a assumir. Para nós, Michael foi o amigo mais engraçado, mais agradável e mais alegre que se possa imaginar. Com meus pais, seu comportamento era o de um tipo humilde e um adulto maduro, um  brilhante e letrado homem com opiniões interessantes e atenciosas.

Meus pais passaram noites inteiras conversando com ele, aprendendo com ele. Eles o viam como uma boa influência sobre seus filhos. Acima de tudo, meus pais conheciam o verdadeiro coração de Michael. Eles estavam bem cientes de como Michael era responsável e amoroso, e eles tinham absoluta confiança nele, no seu pessoal e em seus homens de segurança.

Meu pai já tinha gasto uma quantidade substancial de tempo com a gente em turnê, então ele conhecia a equipe pessoalmente e conhecia os seus horários. Ele também tinha um relacionamento muito próximo com Bill Bray, responsável pela segurança. Houve um longo tempo, um elevado nível de confiança que já estava firmado no lugar. Nós estaríamos seguros.

Meu pai é extremamente protetor de sua família. Nós significamos tudo para ele, e ele nunca nos colocou no caminho do perigo. Na cartilha do meu pai, não importa a prisão, os pedófilos devem ser jogados aos lobos. (Ele é da Sicília, afinal...) Se ele e minha mãe tivessem dúvidas sobre a inocência de Michael, não importa quão fosse pequena, acredite em mim, meu irmão e eu não estaríamos lá, não ficaríamos por muito menos.

Eu quero ser preciso e claro sobre o registro, para que todos possam ler e compreender: o amor de Michael pelas crianças era inocente, e foi profundamente incompreendido. As pessoas pareciam ter dificuldade em aceitar todas as boas qualidades deste homem incrível, e estavam sempre a perguntar como poderia ser que ele fosse o maior artista do mundo, o maior dançarino e ainda desfrutar de passear com crianças o dia todo?

Como ele poderia escrever músicas complexas e dançar de forma explosivamente sexual músicas complexas e depois não haver nada além de interações inofensivas com as crianças com as quais ele cercava-se? Como ele poderia ter tantas idiossincrasias que pareciam estranhas ao observador do lado de fora - as cirurgias plásticas, as compras exóticas, os segredos - e depois não ser 'estranho' em outras formas mais ofensivas?

Sim, Michael teve personas diferentes. Da mesma forma que eu me tornei uma pessoa diferente, dependendo se eu estivesse em casa com minha família, viajando com Michael, ou de volta à escola em Nova Jersey. Da mesma forma que todos nós colocamos rostos diferentes para lidar com diferentes partes de nossas vidas.

Se as imagens diferentes de Michael pareciam extremas, foi apenas porque sua vida era mais extrema do que qualquer outra pessoa. Por todo o trabalho duro que ele teve durante a sua própria infância, por todo o perfeccionismo que conduzia a sua música, Michael desejava a simplicidade e a inocência da juventude, ele nunca a tinha experimentado plenamente.

Ele a reverenciava, ele a guardava como um tesouro e, especialmente através de Neverland, ele tentou oferecê-la aos outros. As pessoas tinham dificuldade para entender tudo isso, e muitos acreditavam no pior. Este equívoco foi a maior tristeza da vida de Michael. Ele o levou consigo até o fim. Estou aqui para dizer que eu conheci o verdadeiro Michael Jackson. Eu o conheci em toda minha infância.

Em todo esse tempo, ele nunca se mostrou nada além de um amigo perfeito. Nunca avançou de forma questionável nem fez uma observação sexual. Meus pais eram mais velhos e mais sábios do que eu ou meu irmão. Sua perspectiva era mais ampla e mais abrangente do que a nossa.

E eles confiaram Michael implicitamente. Quando meu pai falou com Bill Bray sobre a possibilidade de Eddie e eu ficarmos durante o restante da turnê, Bill disse: 'Sim, Michael tem estado 'para baixo'. Essas crianças o mantém 'para cima'.

Meus pais sabiam que seríamos uma grande fonte de conforto para Michael. Eles checaram com a nossa escola para ver se poderíamos fazer o nosso trabalho da classe com um tutor. Então, finalmente, meu pai disse as palavras mágicas: 'Vocês podem ficar.'