My Friend Michael (17)

'Excluindo a família, Michael parou de sair com garotos da mesma forma como havia feito antes. Não valia a pena o risco. Além disso, se eu tivesse que resumir a mudança que eu vi, eu diria que Michael perdeu a confiança.

Não apenas em si mesmo, do jeito que ele faria com ousadia e fazer sem pensar duas vezes o que ele tinha vontade de fazer, não importa o quão não-convencional ou imaturo que poderia ter parecido, mas nos outros também.

Ele perdeu sua fé na decência fundamental dos seres humanos. Onde uma vez ele via apenas o lado bom das pessoas, agora estava preocupado com as intenções daqueles que o cercavam. Ele questionava as suas motivações.

Ele achava que todos ao seu redor estava tentando tirar vantagem dele, para manipulá-lo. Esse detalhe da desconfiança (que ele expressou sobre outras pessoas tentarem roubar suas ideias musicais) começou a se espalhar para outras áreas de sua vida.

Às vezes, mesmo que ele encontrasse alguém cujas intenções eram boas e sinceras, ele procurava razões para duvidar dessa pessoa. Ele criava cenários em sua cabeça que não existiam na realidade, como uma forma de garantir que ele nunca mais seria pego de surpresa. Minha família, no entanto, ficou isenta desta desconfiança crescente de Michael. Eddie e eu éramos crianças inocentes, e sua fé em nossos pais nunca vacilou.

Quanto à sua própria família, permanecia com ele, com a notável exceção de sua irmã La Toya. Ela emitiu um comunicado afirmando que ela pensava que as alegações poderiam ser verdadeiras. Mais tarde, ela disse que fez isso sob coação de seu marido abusivo. Michael finalmente a perdoou, mas ele realmente não a queria muito (por perto) depois disso.

Quanto ao resto de sua família, eu não vi Michael ter muito contato real com eles, mas eles lhe deram apoio em público, e Michael sempre disse que os amava e sabia que eles estavam do seu lado. Minha sensação era de que eles teriam feito mais para mostrar seu apoio, mas Michael os mantinha à distância, enquanto ele continuava mantendo outras tantas pessoas à distância.

Ele nunca explicou por que os membros de sua família foram excluídos da sua pequena esfera de intimidade, mas com o tempo, eu vi ele fazer tudo o que poderia para se proteger de inimigos reais e imaginários. A única coisa que eu nunca imaginei foi que um dia ele gostaria de acrescentar meu nome à lista.

Eddie e eu voltamos à escola, mas logo estávamos de volta a Neverland. Naquele Natal, o Natal de 1993, foi o primeiro Natal que minha família passou com Michael. Michael foi criado como Testemunha de Jeová, o que significava que, á medida que havia crescido, sua família nunca havia comemorado aniversários ou feriados.

Ele gostou da experiência do Natal, pelo menos uma vez com Elizabeth Taylor, mas como convidado de alguém da família, não como um membro da sua própria. Foi uma de suas fantasias ter uma grande família com quem pudesse partilhar a tradição de Natal. Então, desta vez toda a minha família viajou para Neverland, que foi rapidamente se tornando a minha casa longe de casa.

A casa foi decorada por fora com luzes brancas de Natal, grinaldas na porta, e guirlandas circundando os corrimões. No hall de entrada, havia um chapéu de Papai Noel na estátua do mordomo. Uma árvore grande e bonita dominava a sala de estar.

Na véspera de Natal, uma mulher vestida como Mamãe Gansa* apareceu na casa.

*Nota do blog:  um personagem dos contos de fadas. é sobre uma mulher que reúne a família para ler e contar estórias.

Nós todos nos sentávamos ao redor do fogo, até mesmo meus pais, tomando chá e comendo biscoitos enquanto Mamãe Gansa  nos lia rimas e cantava para nós. Eu sei.  Mamãe Gansa não é exatamente uma personagem do Natal. Mas ela se encaixava perfeitamente em Neverland.

Na manhã seguinte era dia de Natal. Foi a pressa habitual para abrir os presentes. Michael preparou o momento de forma clássica, escolhendo presentes debaixo da árvore e entregando-os. Michael compartilhava o meu sentido de humor invulgar: como eu já disse, estávamos sempre fazendo piadas uns sobre os outros.

Assim, para o Natal daquele ano, ele me comprou dez presentes. Dez! O que poderia haver neles? De um cara que você recebe o seu próprio carro de golfe personalizado sem nenhuma razão, o que poderia haver, eventualmente, em dez presentes de Natal? Abri um, por primeiro.

Era... um canivete. Ok, essa foi uma piada muito boa, pois afinal de contas, em sua companhia eu já tinha comprado todos os canivetes na cidade de Gstaad. Todos nós tínhamos dado boas risadas sobre isso, e, em seguida, Michael, que neste momento estava falhando miseravelmente em esconder um sorriso maroto, disse-me para continuar.

Então, abri o segundo: outro canivete. E outro. Até o momento eu estava feito, eu tinha dez canivetes idênticos. Nós rimos do início ao fim. Para não ficar atrás, tive um presente muito especial pronto para Michael.

O que você pode dar para um cara que pode comprar o mundo? Eu tinha preparado uma pilha de rolos de papel de toalha de banheiro, sacos plásticos, embalagens vazias e doces, envolvendo cada item com cuidado e colocando-os em uma caixa.

Sim, eu dei a Michael uma caixa de lixo para o Natal. Quando ele abriu, ele disse, imitando perfeitamente a imagem da sinceridade: 'Oh, muito obrigado. Você não deveria ter se incomodado. Você realmente não deveria ter.'

A partir de então, Michael sempre passou o Natal com minha família, em Neverland ou em Nova Jersey. Ele sempre aparecia em Nova Jersey, com um balde gigante de chiclete Bazooka. Michael constantemente mastigava grandes quantidades, fazendo bolhas enormes. Mascar chicletes como ele mastigava era perfeitamente aceitável para ele, mas sempre que eu fazia isto, ele dizia: 'Você pode, por favor, fechar a boca? Você parece uma vaca.'

Bazooka era seu chiclete favorito. Ele sempre dizia: 'É o melhor chiclete do mundo, mas você tem que manter gomas novas em sua boca.'

Na véspera de Natal, não haveria um peru enorme no jantar. Se estivéssemos em Neverland, poderíamos esperar uma aparição da boa senhora Mamãe Gansa, às vezes um mágico, e os presentes inusitados que você jamais poderia imaginar o que seriam:

Um ano de fornecimento de tampões, um pacote apetitoso de restos de comida do nosso jantar de véspera de Natal, uma coleção de anti-sépticos bucais e pastas de dente (uma referência a nossa antiga piada sobre um acusar ao outro de mau hálito).

Era histérico. Era estranho. Era tradição. Em suma, era Michael.'