My Friend Michael (18)

'Aquele ano de 1993, com as acusações por parte da família Chandler, havia sido o mais difícil da vida de Michael. Mas agora que o caso tinha sido resolvido, ele voltava sua atenção para um novo álbum: HIStory. Ele estava trabalhando nele no Hit Factory, estúdio de gravação em Nova York, que fica no Midtown, no Trump Tower.

Eu estava, é claro, ainda na oitava série, era um estudante corriqueiro, mas um jogador de futebol decente. Fiz alguns amigos e me estabeleci em uma vida bastante banal suburbana.

Mas quando Michael chegava à cidade, eu tinha uma outra vida. Depois da escola, meu irmão Eddie, eu e às vezes, o nosso irmão mais novo - Dominic - íamos para a cidade, passar a noite com Michael, então acordávamos cedo para sermos levados de volta a Nova Jersey, no carro de Michael.

Nos fins de semana nós queríamos visitá-lo ou ele vinha para ver toda a família, em Nova Jersey. Passávamos tanto tempo com ele quanto podíamos. Eu sei que não é encarado como normal um jovem largar tudo e correr para passar o tempo com um amigo adulto mundialmente famoso, mas parecia completamente normal e divertido para mim.

O apartamento de Michael no Trump era na parte de cima, com vista espetacular e acessórios em ouro nos banheiros. No segundo andar, havia três quartos. Ele transformou um deles em um mini-estúdio de dança, retirando os móveis e os recolocando em outro lugar. 

Michael fazia uma versão disto em quase todos os lugares em que ia. No estúdio estavam os maiores oradores que já vi em toda minha vida: eles deviam ter cerca de cinco metros de altura. Michael também tinha uma câmera de vídeo na sala de dança, que ele usava enquanto estava trabalhando na coreografia para seus vídeos ou shows. 

Quando ele estava dançando, deixava a música guiá-lo, e como resultado, após isto, ele não poderia sempre lembrar a seqüência exata de seus movimentos. Assim, ele revia as fitas para ver o que ele gostava e queria relembrar e reutilizar.

Nos fins de semana na cidade, muitas vezes íamos ao cinema ou livrarias, mas o que mais me lembro com carinho sobre essas visitas, era que Michael me apresentou às alegrias dos livros. Eu tinha dislexia, e a leitura sempre foi difícil para mim, mas quando eu reclamava que eu não gostava de ler, ele dizia:

'Bem, então você vai ser burro e ignorante para o resto de sua vida. Frank, você pode fazer o que quiser neste mundo, mas se você não tem conhecimento, você não é nada. Se eu lhe desse um milhão de dólares agora, você aceitaria? Ou você gostaria de ter o conhecimento de como fazer seus próprios milhões?'

Eu sabia que a resposta correta a esta pergunta era: 'Vou levar o conhecimento.'

'É isso mesmo. Porque com o conhecimento você pode dobrar o primeiro milhão em dois.'

O primeiro livro que Michael me fez ler foi O Poder do Pensamento Positivo. Eu vi como as ideias que o livro citava se ligavam a algumas das coisas que Michael tinha estado a falar. Fiquei intrigado, e foi assim que a barreira entre mim e a leitura foi interrompida.

Assim como eu segui o exemplo de Michael nas lojas de discos, curioso sobre o que ele estava interessado em ouvir, comecei a ler os livros recomendados e ele acompanhava tudo o que acontecia, pela leitura.

Durante esse período, eu conheci os sobrinhos de Michael -Tito, Taj, TJ e Taryll -pela primeira vez. 3T, como o grupo musical que se formou foi chamado, ainda tinha que lançar seu primeiro álbum. Mas eu tinha ouvido as músicas e era um grande fã.

Desde o início, eu amei Taj, TJ e Taryll, que eram apenas alguns anos mais velho do que eu. Nós costumávamos dizer que eu estava indo para se tornar o quarto membro do 3T, e o grupo seria chamado 3TF.

Os sobrinhos de Michael também eram realmente ligados nos livros, e neste aspecto, eles foram uma inspiração a mais para ler. Na livraria, Michael dizia: 'Peguem o que vocês quiserem. É um investimento.'

Então, nós todos comprávamos um monte de livros, voltávamos para o Trump, onde cada um de nós iria encontrar um lugar para se espalhar com seus livros, canetas e cadernos. Nós chamávamos isto de nosso 'treinamento'. Nós dizíamos um ao outro: 'Hora de treinar!' - encontrar um lugar confortável e ler por horas.

Michael nos disse que devíamos amar nossos livros. Ele nos trouxe o hábito de beijar cada canto de um novo livro, como ele o fazia. Quando ele lia algo incrível, ele começava a bater palmas, ria e beijava o livro.

'O que você leu?' Todos nós perguntávamos... 'O que você aprendeu?'

'Não se preocupe' ele dizia. 'Só sei que acabou. É melhor vocês tomarem cuidado!! Eu vou dominar o mundo!'

Nós tentávamos agarrar o livro de suas mãos, mas ele provocava, deixando-o fora do alcance de nossas mãos.

'Não, não... Você não consegue ler isso ainda.'

Tenho certeza que se você tivesse perguntado a um típico americano como seria passar uma noite num quarto de hotel com Michael Jackson, seus três sobrinhos músicos e alguns amigos, eles nunca iriam imaginar essa cena.

Quanto ao que minha família sabia, durante este período, Michael estava dividindo todo o seu tempo entre trabalhar em seu novo álbum e sair com nós, as crianças. Nós estávamos com ele o tempo todo. E não tínhamos ideia de que ele estava se apaixonando. Ou, pelo menos, era a sua versão sobre apaixonar-se.

Então, em uma noite de primavera em 1994, quando Eddie e eu éramos os únicos a passar a noite com Michael, o telefone nos acordou a todos até às quatro da manhã. Era Wayne Nagin. Depois de atendê-lo ao telefone, ele nos contou que no dia seguinte sairia a notícia que ele tinha se casado com Lisa Marie Presley.

Eu estava incrédulo. 'O quê? Você se casou?' Eu perguntei a ele. 'Nós nunca sequer soubemos que você estava namorando alguém!'

Eu conhecia o nome de Lisa a partir das histórias contadas por Michael. Ele nos disse que, no passado, quando o Jackson Five se apresentava, às vezes, Elvis aparecia em seus shows, levando Lisa com ele. Mesmo quando criança, parecia que eles tinham uma paquera e Michael sempre teve um lugar especial para Lisa em seu coração. Mas eu não tinha visto nada disso. Eu acho que ninguém o viu, também.

Mas era verdade. Antes que Michael chegasse a Nova York nesta viagem mais recente, ele se casou com Lisa Marie. Mesmo os meus pais não tinham conhecido a respeito. Eu suspeito que Michael não lhes contou, porque quando lhe perguntariam o inevitável: 'Por quê?' ele não seria capaz de responder.

Ele não saberia como. Essa era apenas a maneira de ser de Michael. Ele manteve as várias partes de sua vida separadas uma da outra, e as suas razões para fazê-lo eram suas.

Agora que sabíamos, nós aceitamos de bom grado o casamento de Michael sem qualquer explicação em tudo, mas ele nos disse que ele tinha tomado a decisão por razões comerciais. Na época, ele estava fazendo negócios com o príncipe Al-Waleed bin Talal, que era conhecido como o Warren Buffett árabe.

Eles eram parceiros de negócios em uma empresa recém-formada chamada Reino Entertainment. De acordo com Michael, o príncipe e seus colegas gostavam de fazer negócios com os homens que tivessem família, e por isso ele queria Michael casado, como seu parceiro. Especialmente após as alegações, em 1993.

O príncipe estava investindo muito dinheiro no Reino Entertainment e acreditava que, ao se casar, Michael iria restaurar a sua imagem maculada. Assim, Michael tinha casado com Lisa Marie Presley. Ou então, era a história de Michael.

Meu pai, que tinha a perspectiva de um adulto em todo o caso, viu um cenário mais simples. Ele acreditava que Michael queria ser pai e esperava que ele tivesse filhos com Lisa Marie. Foi um namoro nada convencional, com certeza, mas Michael não levava uma vida convencional.

Será que Michael amava Lisa? Eu me faço essa pergunta nesse momento. Mas olhando para trás, tenho a dizer que se ele fosse se casar com alguém, ela seria a única. Primeiro de tudo, ele pensou que era uma grande história: o Rei do Pop casa com a filha do Rei do Rock. E, certamente, se alguém entendia o estilo de vida de Michael, esse alguém era Lisa.

Mas era mais pessoal do que isso: Michael confiava em Lisa. Depois do que ele tinha acabado de passar com os Chandlers, o sentimento de confiança era fundamental. Além disso, seu relacionamento anterior a toda a loucura da última década... ele a adorava e aos seus jovens filhos, Benji e Danielle.

Eles viajavam e visitavam orfanatos em conjunto. Tenho certeza que ele abriu seu coração para ela. O que fica em questão é o quanto Michael realmente queria ter um relacionamento adulto, e se ele era mesmo capaz de sustentar um.

Michael me disse que, ao crescer, tinha um gosto ruim na boca sobre o casamento. Assistindo seus irmãos suportar divórcios, ele resolveu nunca estar na mesma posição. Ele estava preocupado em passar por um divórcio e perder todo seu dinheiro.

Ele disse: 'Eu não posso sair e encontrar qualquer pessoa aleatória. Na minha situação, em quem posso confiar?'

A partir dessa perspectiva, era fácil entender por que Lisa foi uma escolha sábia.

Mas as questões que ele teve com as mulheres corriam mais profundo do que os temores sobre o custo financeiro do divórcio. Como eu, ele teve as paixões da juventude em que ele adorava as mulheres icônicas, pendurando suas fotos em suas paredes.

Michael tinha 35. Devido a sua posição no mundo, alguns destas mulheres foram Tatum O'Neal, Brooke Shields, Lisa Marie, que agora lhe eram acessíveis, mas não tenho certeza dele ter preferido as imagens à realidade.

No entanto, Michael estava se dando uma chance, fazendo o seu caminho, a notícia estava prestes a vazar. No telefone, Wayne Nagin disse que iria encontrar a mim e a Eddie no carro. Tivemos que deixar o hotel imediatamente, antes que as hordas de repórteres buscassem a Michael.

Michael sempre protegeu a mim e à minha família da mídia o melhor que pôde, como ele viria a proteger seus próprios filhos. Meia hora depois, corremos para o carro com cobertores sobre as nossas cabeças. Nós abaixamo-nos até que Wayne nos disse que ninguém estava nos seguindo. Wayne nos levou para casa em Nova Jersey, e com certeza, em um par de horas, a notícia do casamento de Michael e Lisa estava sendo transmitida em todo o mundo.

Um mês ou dois depois, em agosto, ele e Lisa voltaram para Nova York. Michael queria que a minha família a conhecesse. Então, todo o clã - meus pais e todos os cinco filhos - partiu em um carro para o edifício Trump e, de lá, seguiu a van de Michael para o Hit Factory. Nós nos reunimos em uma sala privada que o estúdio tinha criado para Michael. Estava cheia de doces, bebidas e brinquedos.

'Lisa' - Michael disse - 'conheça os Cascio. Esta é a minha família de Nova Jersey. Todos vocês, conheçam a minha esposa, Lisa.'

Foi estranho ouvir Michael chamada Lisa de 'sua esposa'. Mas, para ser honesto, eu achava que ela era sexy. Lisa foi muito boa para nós, embora um pouco quieta. Quem poderia culpá-la por ser reticente? Éramos um grupo de sete ítalo-americanos e havia um monte de personalidades diferentes na sala.

Eu imagino que ela estava tentando achar seu lugar. Eventualmente, ela entrava na conversa e claramente fazia um esforço e nós todos a acolhemos em nossa família.'