My Friend Michael (27)

'Em agosto, estávamos de volta a Neverland. A partir do momento que saímos de Munique, Michael estava de volta, ainda dolorido, o que tornou-se um problema crônico. No entanto, ele tinha negócios a resolver.

Ele me colocou para trabalhar, organizar sua enorme biblioteca de vídeos, e embora este parecia ser um exercício bastante simples, como sempre, Michael tinha um plano mestre.

'Frank' disse ele, puxando-me de lado 'Eu sei que isso não é ciência de foguetes, mas eu preciso de você para fazer outra coisa, ao mesmo tempo. Eu quero ajuda para reestruturar o rancho.'

A reorganização da biblioteca de vídeos, explicou ele, era apenas uma desculpa. Por algum tempo, Michael estava infeliz com a maneira como Neverland estava sendo administrada, o que ele realmente queria era que eu fosse seus olhos e ouvidos para descobrir o que acontecia, enquanto ele estivesse fora.

Michael raramente estava em Neverland, mas custava-lhe US $ 6 milhões por ano para manter o rancho e pagar cerca de cinquenta pessoas que trabalhavam lá em tempo integral. No entanto, apesar do custo e do tamanho da equipe, quando ele chegava em casa de uma turnê ou uma viagem, as coisas não estavam na sua melhor forma.

Um passeio não funcionava corretamente. Havia manchas de amarelo na grama ou as flores da estação ainda não tinham sido plantadas. Embora todo mundo começasse a trabalhar como louco para levar o lugar à altura dos padrões de Michael, logo que ele aparecesse, a situação era extremamente frustrante.

'O que eles fazem o dia todo?' Ele me perguntou, exasperado. 'Tudo que tem que fazer é manter a propriedade. É o trabalho mais fácil do mundo!'

Ninguém trabalhava quando ele estava fora? Ele queria que eu descobrisse. Eu nunca tinha olhado para Neverland - ou a vida de Michael - em termos de quem fez o quê e se eles fizeram isso bem, mas essa avaliação fez sentido para mim.

Michael tinha uma gerente na sua ausência, e ele queria avaliar o desempenho de seus funcionários, especialmente agora que ele tinha dois filhos pequenos que estavam passando seu tempo em Neverland. Ele queria ter certeza de que Prince e Paris estavam cercados por uma equipe que ele gostasse e confiasse. Mas eu viria a perceber que Michael tinha uma desconfiança geral dos que o cercavam
.
Com essa tarefa delegada a mim, ele retornou a Sun City, onde ele estava aceitando um prêmio, e eu fiquei em casa para observar o que eu podia sobre a situação em Neverland e descobrir como resolver os problemas.

Todos no rancho me conheciam desde que eu era um garoto, então Michael percebi que se eu andasse por aí, supostamente trabalhando na biblioteca de vídeo, eu finalmente teria uma ideia do que os ratos estavam fazendo enquanto o gato estivesse ausente.

Então eu fui ao meu trabalho, e eu passei um tempo com o pessoal, todos de quem eu gostava. Logo que Michael saiu, eu notei que a energia de Neverland mudava. Ele encarnava o espírito do lugar, e sem ele a magia desaparecia um pouco.

Eu também percebi rapidamente que com a distância do chefe, o ritmo do lugar abrandava. A equipe era muito relaxada, para dizer o mínimo. Embora as pessoas entenderam que eu estava perto de Michael, nem todos eles me evitavam. Na verdade, assim como Michael esperava, alguns deles começaram a falar. E falavam. Acabou que eles tinham muito a dizer sobre alguns de seus colegas. Eu guardei tudo.

Eventualmente tornou-se claro que havia um problema com a gerente do rancho. Ela tinha estado a trabalhar para Michael durante anos. Ela era uma pessoa muito legal, mas já não estava tão em cima das coisas como ela tinha sido uma vez. Talvez ela estivesse ficando complacente. E tinha os jardineiros de Neverland fazendo manutenção em sua casa. A gerente de fazenda era parte do problema.

Quando Michael retornou, demitimos a gerente e nomeamos alguém.E isso foi apenas o início da reorganização em Neverland. Em cada departamento - segurança, manutenção, bombeiros, limpeza, estação de trem, zoológico, parque de diversões, cinema e teatro - eu identificava pessoas que poderiam avaliar o que precisava mudar.

Eu tinha dezenove anos, então eu era muito cuidadoso com minha abordagem. A última coisa que eu queria era ser ou soar como era detestável, uma criança sabidona. Eu ouvia, tentava fazer funcionar para todos, e finalmente, criava sistemas que permitiam tornar os funcionários responsáveis.

No final, foi a primeira tarefa perfeita para mim, que serviu com o duplo propósito de colocar o pessoal em Neverland mais confortável confortável com o meu novo papel e permitindo-me ajudar Michael a sentir-se mais confiante sobre como sua casa estava sendo mantida.

A partir dessa experiência, comecei a ver como amplo e sensível meu trabalho seria. Michael sabia que eu era leal ao núcleo, e que eu não tinha nenhum outro compromisso por fora. Reorganizar o rancho era um aquecimento para o que estava por vir,'

Michael sempre dependia de um membro da equipe que também fosse um aliado confiável, uma espécie de amortecedor entre ele e o resto do mundo. Senti-me perfeitamente natural para entrar no lugar que ele havia criado para mim, embora tenha levado algum tempo, tornei-me não só o seu aliado na equipe, mas seu protetor também.

No início, nossa relação profissional experimentou algumas dores de crescimento. Construir o meu personagem tinha sido um projecto de sorte para ele, e seus esforços para me moldar continuou com a minha mudança de status. Quando se chegou ao trabalho, Michael aplicou regras firmes.

Para começar, ele me disse que tínhamos que manter nossa amizade separada da nossa relação de trabalho. Ele não queria que o pessoal nos visse saindo como fazíamos antes, não enquanto eu estivesse no trabalho, e até me pediu para chamá-lo de Sr. Jackson quando eu estava organizando um encontro para ele.

Este parecia ser um pedido razoável, e eu entendi seu raciocínio, mas ainda assim, me senti estranho para alguém que estava tão acostumado a chamá-lo de Applehead, ou qualquer nome que me viesse à mente no momento.

Eu tive tantos apelidos para ele, mas agora eu tinha que impor uma distância artificial entre nós. Assim como Michael imaginava-se uma figura como Peter Pan, a sua influência permanente no meu desenvolvimento intelectual, espiritual e, agora, o desenvolvimento profissional, mostrava que ele sempre esperava que eu continuasse a crescer.

Especialmente agora que ele precisava da minha ajuda. Houve momentos em que Michael era rigoroso comigo. Não foi uma mudança radical - ele sempre foi rigoroso em determinadas áreas: educar a si mesmo, respeitar nossos pais, não usar drogas, e assim por diante. Mas agora, o terreno havia mudado.

Naquele outono, toda a minha família reuniu-se comigo e com Michael na Disneyland Paris, um dos escapes favoritos de Michael. Apenas um ano ou mais antes de eu ter começado a trabalhar para ele, eu estive lá com Michael e Eddie e tivemos uma de nossas aventuras incríveis da meia-noite.

Depois de horas, nós furtivamente saímos do hotel para o parque, algo que fazíamos com freqüência ao longo dos anos (sabendo, claro, que se fôssemos pegos, Michael teria algo semelhante a imunidade diplomática). Nós amávamos a emoção de fazer algo que sabia que não deveríamos estar fazendo.

Todos os passeios estavam fechados, é claro, mas durante a noite muitos deles eram ativados por causa da manutenção de rotina. Vimos que Piratas do Caribe se movia, de modo que escorregamos, passando pelos trabalhadores da manutenção e pulamos em um dos barcos que flutuavam em linha, através da lagoa cheia de piratas-robôs. Nós pulamos do barco a barco, depois saltamos para a exposição a fim de roubar algum tesouro.

A frota de barcos começou a flutuar. Corremos para pular de volta, e Eddie e eu fizemos isso até o último barco. Michael, que estava atrás de nós, saltou em direção ao barco e ... não conseguiu. Por um momento ele agarrou-se à popa do barco, as pernas balançando para a lagoa, então ele perdeu o controle e caiu na água até a cintura.

Quando ele surgiu, as calças do pijama estavam molhadas. Ele estava segurando seu chapéu, que havia caído na lagoa. Ele lentamente despejou um galão de água para fora. Eu nunca tinha visto nada tão engraçado. Apenas um ano se passara desde então, mas durante esta viagem à Disneyland Paris, eu estava trabalhando para Michael.

Pela primeira vez em nossas viagens, eu tinha o meu quarto de hotel. Fazia sentido que Michael e eu deixássemos de compartilhar o mesmo quarto: não só era mais profissional, mas eu era mais velho e queria a minha independência e privacidade.

Mas essa não foi a única mudança que veio com a minha nova posição. Na primeira noite, minha família se reuniu no quarto de Michael. Liguei para Michael e perguntei: 'Posso ir até aí?'

'Não, não agora' disse ele. 'Você está trabalhando.'

'Mas todo mundo está aqui!' Eu protestei.

Michael nunca tinha me negado o acesso, e eu estava confuso. O trabalho podia esperar. Parecia óbvio que eu pertencia a ele e à minha família, e eu não conseguia entender por que ele não me queria lá.

'O que você pensaria se a segurança valsasse e começasse a sair?' Michael disse. 'Confie em mim. Estou fazendo isso por uma razão. É para seu próprio bem.'

Levei um tempo para entender o seu ponto de vista, mas eventualmente ele era mais rígido.Este era seu modo de demonstrar que era hora de eu sair da infância e assumir a responsabilidade. Trabalho envolve a disciplina. Ele não pára só porque algo divertido aparece. Isso é algo que a maioria das pessoas absorvem em seus primeiros empregos, e Michael queria que eu aprendesse as lições normais do mundo do trabalho.

Ele assumiu a responsabilidade por me ajudar na transição para a idade adulta, algo que eu aprecio muito mais agora do que eu fiz naquela época.

Eu não fui o único a ter que me acostumar com minha nova posição. Wayne Nagin, o guarda-costas pessoal que me encontrava nos aeroportos e me supervisionava de várias maneiras ao longo da minha infância, era agora empresário de negócios de Michael.

Eu amava Wayne. Ele era praticamente da família para mim, também. Mas agora que eu tinha me tornado porta-voz de Michael, houve momentos em que tive que chamar Wayne para dar seguimento ao seu trabalho. Michael gostaria de saber se o seu gerente financeiro, Myung-Ho Lee, tinha concluído um acordo, ou por que estava demorando tanto para obter o contrato assinado.

Isso poderia não ser um negócio tão grande, mas se fosse três da manhã e ele tivesse uma pergunta para Wayne, Michael queria uma resposta de imediato. Então, agora o garoto aqui chamava Wayne em todos os momentos.

Eu era educado, é claro, mas Wayne não estava agradado. Na verdade, ele chamou Michael e disse que ele não queria receber suas ordens de mim. Ele queria que Michael o chamasse diretamente. Mas Michael não acatou.

'Eu nem sempre tenho tempo para chamar você' ele disse a Wayne. 'Falar com o Frank é como falar comigo.'

Michael defendeu a mim ea minha posição, mas por um tempo, houve alguma tensão entre mim e Wayne, de quem eu realmente gostava e respeitava. Embora nunca tenha havido uma descrição de cargo oficial, Michael gostava que eu o representasse.

Porque ele tinha ajudado a levantar-me, minhas interações com pessoas mostravam a mesma cortesia que ele sempre mostrou aos seus funcionários e associados, e ele sabia que eu iria persistir até que eu visse que seus pedidos fossem cumpridos. Acima de tudo, eu tinha demonstrado minha discrição e fidelidade por todos os anos de nossa amizade, e ele sabia de que matéria eu era feito.

Eu era jovem para a minha posição e muita gente sabia disso. Os fãs e os meios de comunicação me reconheciam como Frank Cascio, um garoto que era amigo de Michael. Agora que eu estava trabalhando com ele, eu não queria mais ser visto como aquele garoto.

Além disso, eu queria enfatizar a linha que eu já tinha estabelecido entre a minha vida com Michael e minha vida com meus amigos e familiares. Uma noite, como Michael e eu estávamos assistindo TV em Neverland, tive uma ideia de como a delinear o meu novo papel.

Desde que eu era criança, Michael e eu nos apresentamos para pessoas diferentes, com nomes fakes, em parte porque era sempre mais fácil para ele permanecer incógnito, e em parte para se divertir. Agora eu disse: 'Você acha que eu deveria mudar meu nome para diferenciar a família e o trabalho?'

Michael se virou para olhar para mim, balançou a cabeça lentamente, e disse: 'Faça o que quiser. É uma boa idéia.'

Justamente quando entrou um comercial do frango Tyson.

Eu disse 'Frank Tyson. Perfeito.'

A partir de então, eu me apresentei como Frank Tyson, ou simplesmente Tyson. Era o meu apelido profissional. Eu havia entrado em um novo mundo. Eu não era mais um garoto de New Jersey, cuja família passou a ser amiga de uma estrela mundialmente famosa. Agora eu era um adulto com responsabilidade. Eu trabalhava para Michael Jackson.

Eu era um aliado confiável, posicionado para ajudá-lo pessoalmente a executar o negócio no dia-a-dia de sua vida. Ninguém me chamava mais de Frank Cascio. Meu nome, depenado (sem trocadilhos) de um comercial de frango, era Frank Tyson.

Com a minha nova identidade, representar Michael no mundo cresceu na minha responsabilidade. Algumas pessoas ficaram surpresas quando me encontraram pela primeira vez. Um dos meus primeiros trabalhos foi trabalhar em um acordo com a Mercedes para fazer uma linha especial de SLRs de Michael Jackson.

Eu estava lidando com todas as negociações com Ferdinand Froning, chefe do escritório da Mercedes na área de entretenimento, e eu estava firme no telefone. Então eu conheci Ferdinand pessoalmente no Hotel Four Seasons, em Nova York.

Ele veio até a suite, e todos nós temos para baixo ao negócio. De repente, Ferdinand me interrompeu enquanto eu falava: 'Espere aí' exclamou. 'Espere um segundo. Você é Frank Tyson?'

'Sim' eu disse.

Ele disse: 'Então você é a pessoa que está me dando 'trabalho' no telefone?" Todos começaram a rir, e Michael disse a ele para não deixar a minha aparência enganá-lo.

Ao mesmo tempo, minhas nova posição de força foi prontamente visível para aqueles que queriam Michael como um parceiro. Depois de mais uma reunião no Four Seasons, um empresário que estava ansioso para fazer um acordo com Michael me entregou uma maleta cheia de dinheiro.

Ele disse: 'Isto é para você. Nós realmente precisamos de Michael para fazer parte desta empresa.'

'Ouça' eu disse: 'Eu não quero seu dinheiro. Se um negócio acontecer, acontece, mas eu não posso ser uma parte disso.'

Mais tarde eu disse a Michael o que tinha acontecido.

'Nós não podemos fazer negócios com essas pessoas' disse sem hesitar.

'Eles apenas me ofereceram dinheiro. Eu recusei, claro.'

'Obrigado' disse Michael. 'Se fosse qualquer outra pessoa, teria levado o dinheiro. Você vê com o que eu tenho que lidar? Isso vem acontecendo sempre. Todo mundo tem propinas. Eu aprecio sua honestidade.'

Ele disse que isso acontecia o tempo todo, e nomeou alguns de seus mais próximos colaboradores que receberam propinas por anos. Fiquei chocado porque isso realmente aconteceu. Era criminoso.

Apesar de nossa transparência e profissionalismo, Michael e eu ainda dividíamos o mesmo relacionamento divertido que sempre tivemos. Eu rapidamente desenvolvi um senso de quando era apropriado para ser sério e quando não havia problema em ter algum divertimento.

Eu tinha uma grande propensão para criar piadas aleatórias ou brincadeiras por tudo o que valiam. Passamos por uma fase em que eu sempre cumprimentava Michael com um aperto de mão estranho, que não era realmente um aperto de mão, e é muito difícil de explicar. Tratava-se de cotovelos. Em seguida, Michael teve uma coisa que enquanto eu estava falando com alguém que ele ficava atrás da pessoa, fingindo que estava chutando seu traseiro. Na Disneylândia, nós fingíamos chutar o traseiro de Mickey Mouse.

Claro, Michael e eu ainda gostávamos de mexer com estranhos. Uma vez estávamos fazendo compras de antiguidades em Nova York. Eu estava vestindo um terno e gravata. Em um sotaque genericamente estrangeiro eu disse a um vendedor: 'eu devo seguir a minha religião, eu tenho que jogar o frango de cima do telhado. Traz muita boa sorte. Eu tenho que fazê-lo às sete e meia ou então é muito azar.'

Como sempre, Michael estava ali comigo. Juntava-se, dizendo: 'Sim, ele é muito espiritual. É muito importante para a sua cultura. Eu devo apoiá-lo em jogar o frango do telhado.'

As pessoas acreditaram em nós, e nós tenhamos amávamos essa brincadeira, mantendo o segredo que nós éramos os únicos na piada.'