My Friend Michael (38)

'A resposta de Michael para o 11 de setembro foi rápida e generosa. Ele organizou um show beneficente recheado de estrelas chamado United We Stand: What More Can I Give, em Washington, DC, com performances de Beyoncé, Mariah Carey, Justin Timberlake, Al Green, Destiny 's Child, Reba McEntire e 27 outros brilhantes artistas.

Aconteceu em 21 de outubro, apenas cinco semanas após os ataques. O plano era lançar a canção What More Can I Give como um single em benefício das vítimas do 9/11, mas Tommy Mottola estava preocupado que isso competiria por atenção com Invincible.

No entanto, imediatamente após o concerto, Michael trouxe Marc Schaffel, um produtor experiente, para fazer um vídeo musical. Ele sabia que não estaria vinculado à gravadora para sempre.

Invincible foi lançado em 30 de outubro. Apesar dos comentários - Entertainment Weekly achou que soava como 'uma antologia de seus menores sucessos' - e o fato de que ele estava saindo no momento de uma enorme tragédia nacional, o álbum estreou como número 1 na Billboard 200.

Em seus primeiros três meses, foi certificado dupla platina com vendas de dois milhões. You Rock My World chegou a número 10 na Billboard Top 100 e era o maior single de Michael desde que You Are Not Alone tinha sido número 1 em 1995.

Michael não leu os comentários, mas recebíamos Variety todos os dias e víamos que, no desempenho do álbum Thriller, este tinha vendido vinte e nove milhões de cópias em seus primeiros nove meses no mercado.

Invincible foi um álbum que teria sido considerado um grande sucesso para qualquer outro artista, mas aos olhos de Michael, os números eram uma decepção.

O álbum foi feito. O especial de aniversário acabou. Mas não havia calma após a tempestade dos negócios de Michael, e questões jurídicas, que tinham se mantido quietas até agora, voltaram com força inevitável.

Por um lado, a relação de Michael com o rabino Shmuley e Heal the Kids chegou a um fim abrupto. O que aconteceu lá, eu nunca tinha duvidado das boas intenções do rabino Shmuley. Eu acredito que parte tinha a ver com assessores de Michael, que não eram grandes fãs da fundação.

Michael foi acusado de abuso sexual infantil, então não importa o quão importante o trabalho fosse para ele, não queriam que ele se envolvesse em causas infantis. Fiquei decepcionado. Mas Heal the Kids foi apenas a ponta do iceberg.

As questões legais de Michael estavam crescendo em número e intensidade. O processo de Marcel Avram sobre os shows do milênio que foram cancelados, ainda pairava sobre nossas cabeças.

Em cima disso, houve problemas com a joia que havia emprestado de David Orgell para o 30th Special. Após 11 de setembro, eu tinha enviado o relógio de 200.000 dólares de volta para Los Angeles, com Michael. Ele deveria devolvê-lo ao joalheiro, mas isso não aconteceu.

Nem o colar de diamantes que ele havia entregue para Elizabeth Taylor havia sido pago. Como resultado, David Orgell ameaçou com um processo. se Michael não decidisse devolver tudo, mas Elizabeth ainda tinha o colar, é claro, pois ela tinha entendido que ele tinha sido um presente.

Um dos advogados de Michael ligou para o pessoal de Elizabeth e pediu que ela o devolvesse. Ela não estava nada satisfeita. Não só ela amava o colar, mas incomodava que o próprio Michael não tivesse feito a chamada. Ela acabou por devolver a peça, mas ela e Michael não se falaram por cerca de um ano.

Eventualmente, ele lhe enviou uma simples carta, pedindo perdão. Mais tarde, ele responsabilizou seus assessores financeiros, dizendo que ele não tinha ideia como haviam lidado com isso. Elizabeth o perdoou. Apesar de tudo isso ser ruim, haviam questões pessoais ainda maiores, que pairavam.

Michael e Debbie Rowe se divorciaram em 1999, mas de repente, ela estava de volta à cena e começou a procurar os direitos de visita para as crianças, algo que ela disse que nunca seria necessário. Quando Michael recebeu o telefonema de seu advogado sobre o termo de custódia de terno Debbie, ficou furioso. Ele a chamou de todos os nomes no livro. Mas uma vez, após essa reação, ele simplesmente desabou em lágrimas.

'Veja, Frank!' Disse 'Você não pode confiar em ninguém. Ela era minha amiga. Eu confiava nela tanto que ela gerou meus filhos. Agora olhe o que ela está tentando fazer para mim.'

'Debbie sabe que você é o melhor pai do mundo' disse a ele. 'Isso deve ter vindo de advogados, sussurrando em seu ouvido.'

Mais tarde, eu descobriria que eu não estava longe da verdade. A verdade da questão é que o acordo de divórcio de Debbie pedia pensão alimentícia. Quando, devido a problemas de fluxo de caixa de Michael, a pensão não tinha sido paga, os advogados de Debbie começaram a jogar duro. Eles tomaram como objetivo a coisa mais importante na vida de Michael: seus filhos.

'Ela está vindo atrás de meus filhos' lamentou Michael. 'Eu prometo a você, ela nunca vai levar meus filhos de mim. Ninguém nunca vai levar meus filhos para longe de mim!'

Uma vez que ele pagou sua dívida para com Debbie, a questão foi finalmente resolvida, mas Debbie ficou ofendida  porque Michael não tinha conseguido manter sua promessa de pagar-lhe pensão alimentícia, e Michael ficou ofendido porque os advogados de Debbie tinha tomado o assunto em suas mãos. Ela trouxe uma tensão séria sobre o relacionamento deles.

Apesar disto ter sido ruim, não afetou minha relação com Michael, mas havia outra coisa que eu tinha feito. Eu eu tinha trazido Court e Derek para 'limpar' e supervisionar a organização de Michael, e estavam fazendo exatamente isso.

Nós três tínhamos começado a fazer mudanças drásticas na maneira como os negócios eram feitos, o que acabaria por ajudá-lo a cortar gastos e ganhar mais dinheiro. Entre fechamento de escritórios, fechando as contas de carga, consolidando o pessoal em todo o país, fomos capazes de nos livrarmos de um monte de redundâncias e gastos desnecessários.

Havia contratos negociados recentemente que não estavam no melhor interesse de Michael financeiramente ou de outra forma que nós renegociamos ou encerramos.

Nós nos sentíamos bem sobre o que tínhamos realizado até agora, e havia mais trabalho a fazer, mas a organização de Michael era grande, e ela estava cheia de pessoas muito poderosas, que se sentiram ameaçadas. Mesmo sendo acusado de improbidade por mim, Court e Derek, três jovens aparentemente tinham o poder de perturbar o caldo.

Alguns deles se uniram para forçar Michael a se livrar de Court e Derek e trazê-los de volta ao poder. Foram cartas ameaçadoras de advogados, mesmo anônimas, ameaças físicas contra Court e Derek.

Finalmente, antes do especial, os advogados de Michael convocaram uma grande reunião no Four Seasons, em Nova York. Disseram que Michael estava cometendo um grande erro, colocando o controle da empresa em nossas mãos.

Court e Derek não estavam presentes na reunião para se defender, e no final, Michael cedeu à pressão e estava convencido de que nós não éramos as pessoas certas para executar o negócio.

'Faça o que você está fazendo' Michael disse para mim. 'Tudo está sob controle. Você não tem que se envolver em minhas finanças. Vamos apenas nos manter criativos.'

Ok, se isso era o que ele queria, eu lavei as minhas mãos de toda a questão. Michael sabia que estávamos certos. Minha vida cotidiana não se alterou de forma dramática. Eu estava ocupado com o 30th Special. O problema veio quando os advogados de Michael encerraram o contrato de Court e Derek (o que me incluía) sem pagá-los.

Agora, Court e Derek estavam vindo cobrar de Michael os pagamentos não feitos. Eles eram jovens, mas eles eram brilhantes. Eles foram competentes e íntegros. Court viria a executar uma empresa de investimento para Eric Schmidt, presidente do Google e Derek continuou como um empresário muito bem sucedido e cineasta.

Ambos aconselhavam outros grandes nomes. Eu não estou dizendo que, como 21 anos de idade, eu sabia como resolver os problemas financeiros de Michael, mas se há uma coisa que eu sou bom, é encontrar as pessoas certas para um determinado emprego. Eu tinha escolhido bem os meus parceiros.

Eles tinham legitimamente cumprido os termos do seu contrato original com Michael, e eles estavam se recusando a ir embora, sem receberem seu pagamento. Então, eles processaram Michael por danos. Fiquei consternado. Eles eram meus amigos. Eles estavam processando Michael. Meus esforços para ajudá-lo a partir de uma bagunça tinha se transformado em outra confusão complicada. E eu estava no meio.

Court e Derek, pela primeira vez, apresentaram sua ação em meio aos concertos do 30th Special. Dias depois, em Nova Jersey, Michael, eu e meus pais nos sentamos no escritório do meu pai para falar sobre a situação, e a tensão era praticamente palpável, com Michael liderando o ataque.

'Frank trouxe essas pessoas' ele disse sem rodeios.

'Eu estava tentando protegê-lo' falei 'Eu queria ajudá-lo.'

'Eu sei que você sempre tem as melhores intenções' Michael disse, 'mas você tem que ter cuidado quanto a quem você traz para o nosso mundo.'

'Mas você os convidou para entrar.' eu disse. 'Eu os conheci através de você. Você pensou que eles eram inteligentes, empreendedores motivados.'

'Eu sei, mas você os trouxe de volta, e olha o que eles fizeram agora.'

Naquele momento me senti horrível. Eu não podia acreditar que meus esforços e boas intenções levaram a tal impasse. Fiquei muito triste, chegando a chorar, em um ponto. Michael já tinha problemas suficientes. Eu nunca quis aumentá-los. Resolvi fazer tudo o que poderia fazer, para apaziguar todos a ele e aos meus amigos.

Embora eu saísse daquela conversa com meu rabo entre as pernas, alguns dias mais tarde, eu percebi que, enquanto estava pesaroso sobre as circunstâncias nas quais nos encontrávamos, eu não tinha nenhuma razão real para me desculpar por minhas próprias ações. Eu não tinha feito nada de errado. Nem Court nem Derek tinham feito.

Na verdade, sem as nossas projeções, que se mantiveram no mesmo caminho, endireitando a organização, Michael iria cair num profundo buraco financeiro. Não: o que aconteceu foi simplesmente que Michael havia mudado de ideia sobre pagá-los sobre o seu trabalho. Ele trouxe este processo para si mesmo. Ainda assim, eu queria consertar as coisas.

O processo de Court e Derek não foi a única turbulência que senti no meu relacionamento com Michael. Antes do 30th Special, as pessoas que tinham manobrado para se livrar de Court e Derek também começaram a voltar sua atenção para mim. Para eles, eu também era um problema, e eles procuraram me desacreditar.

Na verdade, as tensões que me cercavam vinham crescendo há algum tempo. Em grande parte, começaram quando John McClain, que tinha crescido com a família Jackson, foi contratado como um dos gerentes de Michael, principalmente para Invincible.

John, você deve se lembrar, foi o cara que me pediu para que sugerisse a Michael que ele colocasse uma 'massa' em seu nariz, e escurecesse a pele para o vídeo You Rock My World. John tomou o controle, e, no que eu vejo como uma tentativa equivocada de limpar organização de Michael, ele imediatamente tentou atingir duas pessoas que estavam entre as mais leais de Michael.

Primeiro, antes do especial, enquanto nós ainda estávamos trabalhando em Invincible, John tentou atingir Brad Buxer, que estava com Michael desde Dangerous. Brad amava Michael e teria feito qualquer coisa por  ele.

Ele tinha um teclado ao lado de sua cama de modo que, se Michael o chamasse às três da manhã, ele estava pronto para cumprir com qualquer pedido ou responder a qualquer pergunta. Quando John tentou demiti-lo, Brad me ligou, chorando.

'Eu não vou deixar isso acontecer' eu prometi a ele.

Fui para Michael e disse:'Você não pode fazer isso.'

Brad nunca se aproveitou de Michael. Muitas pessoas o fizeram, mas Brad não era um deles. Felizmente, neste caso, Michael ouviu o meu apelo e concordou comigo.

Se isso não fosse suficiente, o que tornou as coisas muito piores era que John McClain, em seguida, queria demitir Karen Smith, e parecia que ele queria selecionar outro assistente para Michael. Fiquei horrorizado.

Mais uma vez eu fui até Michael.

'Você não pode demitir Karen só porque John McClain quer colocar o seu próprio assistente em seu lugar!' Eu disse a ele.

Mais uma vez, Michael atendeu as minhas palavras e Karen ficou. De certa forma, eu não posso culpar John. Talvez ele estivesse realmente tentando economizar o dinheiro de Michael. Havia definitivamente pessoas que precisavam sair.

Mas, enquanto Court e Derek estavam fazendo o que eu achava que fosse necessário para colocar a organização de Michael de volta nos trilhos, eu sentia que John estava manuseando todas as pessoas erradas. Embora essas pessoas certamente fossem remuneradas pelo seu trabalho, sua relação com Michael era mais profunda do que dinheiro. O mesmo era verdade para mim.

Por ajudar a salvar os empregos de Brad e Karen, eu entrei no caminho de John duas vezes, e por isso, eu sabia, um preço teria que ser pago. Quando John percebeu que eu era um problema, ele virou seu machado para mim. Eu ouvi de meus pais que ele disse a Michael que eu era o diabo e que ele deveria se livrar de mim.

Aparentemente, os meus pais foram os únicos que o ouviram, em flagrante, esta afirmação dele a Michael, eles ouviram John McClain me chamando de 'diabo'. Em vez de acreditar nisso, no entanto, após o 30th Special, Michael demitiu John.

Incomodava a Michael que, apesar de John não ter sido envolvido no planejamento dos concertos, ele tinha sido muito feliz em trabalhar como o gerente do produto, e depois, não apareceu nos eventos.

Ainda assim, a demissão não chegou a se materializar, e depois de falar com Michael, John logo estava de volta, turvando as águas novamente. Como aquele que tinha realmente sido responsável por sua demissão, eu senti como se tivesse um grande alvo nas minhas costas.

O fato de que Michael estava no meio de uma disputa com duas pessoas a quem eu tinha trazido significava que agora, mais do que nunca, eu tive que assistir a mim mesmo.

Eu não tinha certeza exatamente quando o problema viria bater na minha porta novamente, mas eu sabia que viria, e com certeza ele o fez.'