My Friend Michael (37)

'Eu apenas fechei os olhos, quando eu recebi um telefonema de Henry, o chefe da segurança, na época.

'Karen precisa entrar para ver Michael' disse ele. 'É hora dela fazer sua maquiagem, mas ele não está respondendo à porta ou ao telefone.'

Isso não era nada de novo. Eu disse: 'Não se preocupe, eu tenho as chaves.' Eu prontamente entrei na suíte de Michael, mas rapidamente descobri que a porta do seu quarto também estava fechada e trancada.

Era uma fechadura frágil, por isso a quebrei, para abrir as portas. Michael estava deitado na cama, dormindo. Eu fui acordá-lo.

'Michael! Sabe que horas são? Você deveria estar na maquiagem uma hora atrás. Você tem que se aprontar!  O que aconteceu?'

Ele virou-se e gemeu. De repente, eu sabia o que tinha acontecido, e foi assim que a minha crença ingênua de que Michael não iria deixar o remédio interferir com o show, explodiu na minha cara. Eu não consigo descrever o meu sentimento de desapontamento e pânico neste momento.

Sacudindo-o para que acordasse, eu perguntei: 'O médico esteve aqui, não foi?' Já sabendo a resposta.

Com uma voz muito lenta, ele disse:

'Sim, Frank. Eu estava com tanta dor. Eu não poderia fazê-lo. Eu estava com tanta dor.'

'Você fez isso para tentar escapar do show' eu esbravejei. 'Foi uma desculpa.'

Michael não disse nada, mas eu vi, olhando em seu rosto, que ele sabia que eu estava certo e que ele tinha me decepcionado.

'Minhas costas estavam me matando, e eu tenho que fazer o show' disse ele. 'Eu estou bem.'

Estávamos atrasados. David Gest foi chamando freneticamente. Eu disse a ele que o relógio de alarme de Michael não havia despertado na hora prevista, então ele tinha dormido demais.

Isso nunca tinha acontecido antes. Michael nunca tinha tomado remédios, mesmo antes de um show. Ele nunca os deixara entrar no caminho de seu trabalho. Este foi um sinal de que sua dependência não só voltava, ela tinha crescido. Agora, ela estragava suas prioridades.

De alguma forma, eu tinha que energizá-lo, então eu pedi litros de Gatorade e algumas pílulas de vitamina C, para a portaria. Gradualmente, ele parecia voltar ao normal, na altura em que eu trouxe Karen e ela começou a fazer seu cabelo e maquiagem.

Eu estava atrás dele, enquanto ele se preparava, finalmente, capaz de relaxar e brincar com Karen. Por causa do atraso, o show iria começar com uma hora de atraso, mas ninguém questionou isso. Isso é entretenimento. Antes de sairmos do hotel, encontrei-me com outro incêndio para apagar.

Era Britney Spears. Ela deveria cantar The Way You Make Me Feel com Michael, mas ela estava nervosa sobre apresentar-se ao vivo, ao lado de Michael. Esta não foi a primeira vez que eu tinha visto um profissional experiente fica nervoso na presença de Michael. Alguns até se comportaram como fãs superexcitados.

Cindy Crawford tinha ficado tão ansiosa em chegar perto de Michael, que ela empurrou as pessoas para fora do caminho e subiu em cima de cadeiras, para chegar a ele. Justin Timberlake, até Mike Tyson, pareciam humildes em torno dele.

Michael, que realmente estava nutrindo uma paixão novinha em folha por Britney, foi compreensivo sobre os seus nervos. No negócio de coisas infelizes, como o medo de Britney, essas coisas aconteceram algumas vezes. Não era nada horrível ou novo.

Nós fomos ao Madison Square Garden em dois carros - Michael e Elizabeth Taylor na frente, e Valerie e eu no carro atrás deles. Eu estava orgulhoso em apresentar Valerie, finalmente, após todo o barulho.

No momento em que entrou no Garden, Michael estava de bom humor. Marlon Brando deu início ao show com um discurso sobre humanitarismo. Foi um início vacilante, não porque alguma coisa deu errado com o discurso, mas porque a multidão estava simplesmente muito inquieta.

Eles não têm a paciência de ouvir um discurso, mesmo que entregue pelos gostos de Brando, e vaiaram o ator fora do palco. Michael, que estava sentado na minha frente na platéia, tentou acalmar os fãs mais próximos, mas foi um desperdício de esforço.

'Por que David o colocou em primeiro lugar?' Ele sussurrou para mim. 'As pessoas querem ouvir música.'

Não havia nada que pudéssemos fazer, mas esperar. Logo Samuel L. Jackson deu início ao show com a apresentação de Usher, Whitney Houston e Mya, que cantou Wanna Be Startin Something. O resto da primeira hora incluía Liza Minnelli, Beyoncé como parte do Destinys Child, James Ingram com Gloria Estefan e Marc Anthony.

Em algum ponto durante a primeira parte do show, fomos todos nos bastidores, para que Michael pudesse se preparar para aparecer com seus irmãos, na segunda parte. Michael não estava nem remotamente nervoso, e não havia vestígios de efeitos do medicamento.

Como de costume, estávamos em um círculo e fizemos uma pequena oração, antes de irmos para o palco. A oração era praticamente sempre a mesma:

'Deus abençoe a todos, até no palco, e nos dê energia para fazermos o melhor show.'

Michael e seus cinco irmãos se reuniram pela primeira vez, em dezessete anos, para cantar um medley de suas canções de sucesso. Depois houve um breve intervalo, antes de Chris Tucker apresentar Michael cantando Billie Jean.

Até este ponto, eu estive nos bastidores a noite inteira, mas porque o desempenho de Michael em Billie Jean era o meu favorito, eu voltei para o meu lugar na platéia. Naquela noite, mais do que nunca, fiquei impressionado com o virtuosismo de Michael.

Ele era natural, e a energia que ele era capaz de criar era absolutamente incrível. Esse cara fazia cada movimento ser único, até mesmo caminhando. Ao longo dos anos, e apesar de toda a angústia mental e física que sofreu, seus talentos não tinham se desvanecido.

Este era o coração do porquê estarmos ali, o que estávamos comemorando: o enorme talento de Michael e seus anos de completa dedicação à sua arte. Eu o assisti, com o mesmo enlevo que assisti a Dangerous Tour. Tanta coisa havia mudado, mas neste momento, neste momento impressionante, tudo era, de repente, notavelmente familiar.

O segundo show foi marcado para três dias depois, na noite de 10 de setembro. O primeiro show tinha ido bem, mas durante o segundo show todo mundo envolvido estava melhor preparado, mais confiante e mais relaxado, especialmente Michael. Não houve problemas.

Mesmo assim, não posso dizer que eu era capaz de sentar e saborear o momento. Eu estava demasiado envolvido nos detalhes para isso. Quando o show acabou, minha família e a de Michael, todos correram até seu quarto de hotel.

Sua mãe, Katherine, e a irmã mais velha, Rebbie, estavam lá. Estávamos todos empolgados. Eu podia ver que os meus pais estavam orgulhosos de mim. Eles sentiram, provavelmente, o mesmo tipo de orgulho que sentiram como se eu tivesse dado um recital de piano, aos dez anos.

Essa é uma das coisas que eu mais amo em meus pais. Eles são orgulhosos de seus filhos por quem somos e porque nós trabalhamos duro. O resto é secundário. Michael estava brincando, rindo, claramente feliz com a produção. Na frente de todo mundo lá, ele anunciou:

'Vocês não tem ideia de como eu estou orgulhoso de Frank. Ele realmente trabalhou muito duro com esse show.'

Então ele se virou para mim e disse: 'Bom trabalho. Você fez muito bem, Frank.'

Isso significou muito para mim. Embora eu estivesse desapontado por não ter recebido um crédito oficial da produção, era bom ver Michael reconhecendo a minha grande contribuição para os shows e meu papel instrumental em puxá-los, todos juntos.

Decidi aproveitar o resto da noite no meu próprio jeito. Então, Valerie e eu nos encontramos com alguns amigos alemães nossos. Fomos a um bistrô francês à direita da rua. Valerie o conhecia bem e amava o seu frango frito. No momento em que chegamos era 1:30hs.

Havia apenas quatro no nosso grupo, mas consumimos seis ou sete garrafas de vinho. Foi uma noite incrível em uma cidade que estava prestes a mudar para sempre.

Eu tinha o meu alarme programado para sete 7:45 na manhã seguinte, porque eu deveria levar o relógio de 2 milhões de dólares de volta para o Bank of America, mas eu dormi com o alarme e só acordei quando o telefone tocou.

Era Henry, segurança de Michael. Ele disse: 'Olá, senhor, eu só quero que o senhor saiba que os aviões atingiram as torres gêmeas.'

Na noite anterior, todos tinham feito piadas sobre como eu fugiria com o relógio de $ 2 milhões. Ainda zonzo, eu não compreendi corretamente o que Henry estava falando e achava que tinha algo a ver com o relógio.

'Oh merda' eu disse. 'Sinto muito. Esqueci de entregar o relógio lá. Eu vou agora mesmo.'

Eu comecei a me desembaraçar da cama. Eu estava atrasado! Eu tinha que chegar ao World Trade Center para ir ao Bank of America.

'Não, senhor' respondeu Henry. 'Eu acho que o senhor não entendeu direito. Precisamos sair daqui. Tem alguma ideia de onde podemos ir?'

Eu ouvi o pânico em sua voz e liguei a TV. Valerie estava perto de mim, dizendo: 'O que está acontecendo? O que está acontecendo?'

Em questão de segundos, nós arrumamos nossos pertences e encontramos Michael, Paris, Prince, Grace e meus irmãos Eddie, Dominic e Aldo no carro. Eu sugeri que fossem para a casa dos meus pais, mas logo percebemos que as pontes para Nova Jersey foram fechadas.

Felizmente, um dos seguranças era um chefe de polícia aposentado. Chamou alguém no departamento de polícia e nos deu permissão para deixar a cidade. Enquanto atravessávamos a ponte George Washington, nós olhamos para o centro e vimos a fumaça. A primeira torre havia caído. 'Uau' Michael disse, sacudindo a cabeça.

Ele começou a dizer algo, depois olhou para Prince, cujos olhos estavam arregalados e inocentes, e fechou a boca. Mas eu sei o que se passava em sua cabeça, porque logo depois chegamos a Nova Jersey, ele começou a falar sobre como ele poderia usar a música What More Can I Give para arrecadar dinheiro para os sobreviventes e as famílias das vítimas do 11 de Setembro.

Tinha sido um dia tão calmo e pacífico. O concerto foi grande, como um espetáculo incrível. No dia seguinte, todo o país mudou. Em um instante, meu trabalho com Michael Jackson se tornou insignificante e dispensável.'