My Friend Michael (40)

'Um par de meses mais tarde, nos falamos novamente. Eu não poderia me ajudar. Ainda não importava que eu não estivesse oficialmente trabalhando para Michael. Eu não poderia manter minha boca fechada.

Por esse ponto, Michael e eu estávamos conversando e nos vendo conforme nossos horários de viagens e agendas permitiam.

Trudy Green, empresária de Michael, no momento, disse-lhe que no próximo MTV Music Awards, que aconteceria em 29 de agosto de 2002, o quadragésimo quarto aniversário de Michael, a MTV queria presenteá-lo com o prêmio Artista do Milênio, uma honra que nunca haviam dado antes.

Quando Michael mencionou pela primeira vez para mim, ele parecia ótimo. Ele se sentia honrado e empolgado com a recepção do prêmio. Então eu ouvi de um amigo meu, na MTV, que não existia tal prêmio. Na realidade, a MTV não tinha um plano para oferecer qualquer prêmio para Michael. Eles somente o estavam trazendo para comemorar seu aniversário.

Quando eu contei a Michael o que eu tinha ouvido, ele chamou Trudy imediatamente. Ele a colocou no viva-voz, para que eu pudesse ouvir a conversa. Trudy disse a ele que eu não sabia o que estava falando. E, ela se perguntava, 'o que eu estava fazendo... falando com a MTV, em primeiro lugar?'

(Eu estava sendo uma dor no traseiro dela, era o que eu estava fazendo)

'Sim' Michael disse: 'Frank, provavelmente, misturou os fatos.'

Quando ele saiu do telefone, ele me disse que eu precisava ter certeza do que eu estava falando, antes que eu começasse a criar problemas. Então, eu não tinha escolha senão acreditar que a informação que eu tinha dado, estava errada.

Quando voltei a ter contato com o meu amigo na MTV, porém, ele repetiu a sua história. De acordo com ele, era Trudy que tinha sido mal informada ... ou pior. Mais uma vez, eu relatei a Michael o que eu tinha ouvido falar. Mas Michael tinha o suficiente. Ele queria que eu ficasse de fora.

'Você é jovem ainda' disse ele. 'Você tem que ouvir e aprender com essas pessoas e comigo. Confie em mim, Frank, se eu não tivesse um bom pressentimento sobre isso, eu não faria isso. É o Artista do Milênio. É importante.'

'Ok, não há problema' eu disse. Mas eu não poderia mentir.

Na noite da premiação, eu o adverti pela terceira vez. Agora Michael tinha realmente estado comigo, e ele disse-me assim, em termos inequívocos. Mesmo se eu ainda estivesse trabalhando para ele, eu o teria afastado para longe.

Ele estava animado com esse prêmio e ele não queria acreditar nas coisas negativas que eu estava dizendo sobre isso. Eu esperava estar errado, mas eu tinha certeza que eu não estava. Michael tinha convidado toda a minha família para assistir à cerimônia, mas eu não podia suportar ver tudo desmoronar, ao vivo e em pessoa.

'Eu acho que é melhor não ir com você, esta noite' eu disse.

'Você vai. Podemos nos encontrar depois.'

Assim, Michael levou o resto da minha família para o auditório, e eu fui por mim mesmo.

Naquela noite, quando Britney Spears apresentou Michael, ela o chamou de 'artista do milênio', e lhe presenteou com um bolo de aniversário. Não houve prêmio. No entanto, Michael fez o discurso de aceitação que ele tinha preparado, tudo a mesma coisa.

Foi um momento muito difícil, e como sempre, a imprensa teve um dia de campo com ele. Eu esperava estar errado sobre o prêmio por causa de Michael, mas ao mesmo tempo, me senti vingado quando a verdade veio à tona.

No dia seguinte, um porta-voz da MTV disse que 'alguns fios se cruzaram' e eu tinha certeza de que eu sabia exatamente onde eles cruzaram: no escritório de Trudy.

Michael e eu nos encontramos em sua suíte, depois que eu cheguei em casa. Ele queria compartilhar um pouco de suco de Jesus (''vinho'' nota do blog) antes de dormir. Ele abriu a porta, em seu pijama, sua camisa com decote V e chapéu fedora. Me levando para a sala, ele disse:

'Yeah, yeah, yeah...' que era a sua maneira de dizer: 'Você estava certo.'

Ele já tinha pedido duas garrafas de vinho branco. Enquanto nós nos sentávamos e bebíamos nossos primeiros copos de vinho, eu disse:

'Eu vou dizer isto uma vez e depois não temos de falar sobre isso ... Eu avisei.' Eu sorri.

'Yeah, yeah' Michael disse. 'Não deixe isso subir à sua cabeça.'

'Tarde demais' eu disse, e nós dois começamos a rir.

Desbocado como eu era, Michael estava acostumado e não pareceu  indevidamente incomodado. Portanto, eu fiquei chocado quando, algumas semanas depois, de repente, recebi uma carta de Brian Wolf, um dos advogados de Michael.

A carta dizia que ele estava escrevendo em nome de Michael, para me dizer para não contatar qualquer um dos amigos de Michael ou associados que eu conheci durante o meu trabalho com Michael, e ainda me informando que eu não estava me representando como trabalhando para Michael.

Era uma carta de aparência oficial, e nela estavam copiados Michael, John McClain, Trudy Green, John Branca (outro dos advogados de Michael), e Barry Siegel (contador de Michael). Que f*** era essa?

Meu pensamento vacilou por um momento, mas então ele veio até mim. Eu sabia exatamente o que a carta era, e não tinha nada a ver comigo e com Michael. Eu tinha estado aqui antes: esta carta foi apenas como aquela vez em que eu tinha sido acusado de pedir propina, mas desta vez, ao invés de mandarem uma carta cheia de mentiras para Michael, ela veio para mim.

Esta era uma carta intimidatória. Estas pessoas ao redor dele ainda tiravam sarro de mim, por questionar as suas decisões e ameaçar suas posições.

Agora, eles estavam tentando me cortar da vida de Michael completamente. Depois de todos os nossos anos juntos, foi isso o que tinha vindo.'

by Frank Cascio
(em seu livro My Friend Michael)