My Friend Michael (41)

'Alguns meses se passaram, desde que recebi uma carta me dizendo para não entrar em contato com Michael. Mas em novembro de 2002, cheguei a Los Angeles para me encontrar com o produtor Marc Schaffel, a fim de discutir um dos meus projetos.

Naquela época, apesar da carta, eu tinha colaborado (na organização) a fim de Michael receber um prêmio Bambi por Artista Pop do Milênio na Alemanha, e Marc estava criando uma montagem de vídeo para a canção What More Can I Give.

Michael sabia que iria sair em breve para a Europa, assim eu o chamei e disse: "Michael, eu estou em Los Angeles, eu adoraria vê-lo." Ele me convidou para Neverland, onde eu ainda tinha um quarto e um escritório cheio de roupas e papéis e Deus sabe mais o quê.

Tinha se passado um tempo desde que eu tinha visto Michael e eu estava ansioso para a visita, mas eu trouxe comigo a carta que tinha recebido de Brian Wolf, e ela queimava no meu bolso. Depois que eu cheguei em Neverland e fui escoltado para a biblioteca, Michael entrou na sala e demos um ao outro um grande abraço.

Nós dois estávamos felizes. Michael estava gostando de algum tempo de inatividade. Ele parecia transparente e descontraído, e eu esperava que a desconfiança e a raiva que haviam cercado o lançamento de Invincible, ficassem finalmente para trás.

Michael me agradeceu pela organização do Bambi, e depois de falarmos um pouco sobre nossas vidas, eu tenho o que foi, para mim, o 'elefante na sala'.

'Eu tenho que ser honesto com você. Estou muito chateado e decepcionado com algo. Por que você me enviou esta carta?'

Eu a entreguei a ele. Ele a leu. Enquanto lia, seus olhos se arregalaram.

'Frank, eu não lhe enviei esta carta.'  afirmou, com naturalidade. Se eu tive qualquer suspeita de que ele estava disfarçando, ela se dissipou pelo o que ele fez em seguida. Ele pegou o telefone e ligou para Karen.

'Por que alguém iria enviar uma carta a Frank sem minha permissão?' ele perguntou. 'Peça para Brian Wolf me ligar imediatamente.'

Karen não tinha sido citada na carta. Era a primeira vez que ela ouvia falar sobre isto, e ela era contato central de Michael, a pessoa que sempre era chamada, quando ele queria que algo fosse executado imediatamente.

Michael estava claramente falando a verdade: ele nunca tinha visto a carta antes. Com o telefone ainda na mão, ele disse: 'Seus pais sabem sobre isso?'

'Sim, eu disse a eles.'

Ele imediatamente ligou para meu pai e disse: 'Eu não tinha ideia de que esta carta havia sido enviada para Frank. Não autorizei isso, e eu realmente sinto muito que aconteceu.'

Desde que eu tinha recebido a carta, eu não sabia onde eu estava com Michael. Agora, depois de ver sua reação, eu dei um enorme suspiro de alívio. Estávamos de volta ao normal.

Ainda assim, ficou mais claro para mim que eu tinha feito alguns inimigos poderosos dentro da organização, que estavam agindo contra mim, e enquanto isso era evidente para Michael, também, que ele não estava prestes a demitir alguém por causa disto.

Claro, eu pensei que a carta era motivo para demissão, mas ao longo dos anos, houve muitas coisas que eu achava que ele deveria fazer, e se minhas experiências passadas me ensinaram alguma coisa, foi que Michael tomava suas próprias decisões. Então eu respirei fundo e deixar o assunto morrer.

Isto provou ser mais fácil do que eu esperava, porque eu estava morrendo de vontade de ver o novo bebê, Blanket. Eu não podia acreditar que ele já estava com oito meses de idade. Michael me levou até o berço, o berço que Prince e Paris tinha usado antes de se mudarem para seu próprio quarto, no mesmo andar.

Blanket estava dormindo e, enquanto Michael e eu olhávamos para ele, eu podia ver que ele era tão adorável como Prince e Paris tinham sido, nessa idade. Conforme eu olhava para Michael, o olhar que eu vi em seu rosto tornou aparente que os oito meses desde o nascimento de Blanket, tinham feito pouco para diminuir o seu entusiasmo pela paternidade.

De volta à biblioteca, Michael casualmente mencionou duas pessoas que, à nossa revelia, logo lhe causariam danos incalculáveis. O primeiro foi um homem chamado Martin Bashir, que, como Michael me disse naquele dia, estava filmando um documentário sobre ele.

Outro amigo de Michael, Uri Geller, um vidente que ficou famoso por sua habilidade de entortar colheres com a mente, tinha proposto a idéia a Michael, dizendo-lhe que fazer uma entrevista com um jornalista respeitado como Bashir iria ajudar as pessoas a entendê-lo e, assim, revolucionar a sua imagem.

Michael ficou particularmente impressionado quando Uri disse-lhe que a princesa Diana tinha feito uma entrevista com Bashir. Nos próximos anos, muitas pessoas, inclusive eu, iriam questionar todos os aspectos da decisão de Michael para participar no documentário de Martin Bashir.

Sinceramente, eu não sei as conversas exatas que convenceram Michael a ir em frente com o documentário, mas com base em como Michael falou sobre isso comigo, eu imagino que Uri e Bashir apelaram para o seu ego, dizendo:

'Michael, olhe para todas estas outras pessoas que já foram entrevistadas. Você é o Rei do Pop. O mundo conhece a sua música. Ele deve conhecê-lo. Sua vida é fascinante e esclarecedora.'

Embora ele possa ter sido cético, esse tipo de recurso teria tido um efeito sobre ele. Além disso, não é difícil para mim ver Michael na esperança de que o documentário colocasse fim ao Wacko Jacko, com o qual a imprensa o tinha atormentado, por tanto tempo.

Afinal de contas, eu posso imaginá-lo pensando que as pessoas tinham respondido tão bem ao discurso auto-revelador que ele fez na Universidade de Oxford, talvez, permitindo-se abrir novamente, um público maior o veria e entenderia quem ele realmente era.

'Você tem certeza disso?' Eu perguntei a ele, nem mesmo tentando esconder meu mal-estar.

Michael estava acostumado com a minha cautela.

'Sim, Frank' disse ele. 'Eu tenho tudo sob controle. Ele não pode liberar nada sem a minha aprovação.'

Ouvir essas palavras me fizeram sentir um pouco tranqüilo. Ele tinha dado a Bashir, que o acompanharia ao Prêmio Bambi, uma grande quantidade de acesso, mas pelo menos Michael seria capaz de aprovar o produto final. Afinal, se ele próprio tinha a palavra final, como ele poderia ser mal interpretado?

'Frank, você sabe o que você perdeu?' Michael perguntou, afastando-me de minhas dúvidas sobre as intenções de Bashir. 'Gavin esteve no rancho um par de dias atrás.'

O Gavin a quem ele se referia era alguém em quem eu não pensava há algum bom tempo. Em 2000, quando Gavin Arvizo tinha dez anos, ele foi diagnosticado com câncer. Michael tinha ouvido falar do seu caso e arranjou uma unidade de sangue para ele.

Em resposta, Gavin expressou seu desejo de conhecer Michael, então Michael o convidou para Neverland em várias ocasiões durante o ano. Na época, o menino andava com muletas e estava enfraquecido por causa da quimioterapia.

Michael tentou ajudá-lo, dando-lhe afirmações positivas para ler todos os dias. Ele encorajou-o a combater o câncer, prometendo-lhe mais visitas ao rancho, se ele pudesse lidar com a viagem. Além do apoio moral, Michael também deu apoio financeiro para Gavin e sua família.

Gavin era apenas uma das muitas crianças que Michael tentou ajudar, e enquanto a maioria dos pais das crianças era extremamente gentil e agradecida por seus esforços, os pais de Gavin me davam arrepios, desde o primeiro dia.

Inicialmente, eu não poderia apontar o dedo sobre nada específico, mas era apenas uma intuição. Em seguida, no entanto, em uma das primeiras visitas da família, David, o pai, pediu-me dinheiro para comprar um carro. Embora tivessem ido para Neverland apenas um par de vezes, Michael já tinha feito muito pela família, e eu sabia que distribuir dinheiro era um negócio muito complicado.

'Nós não vamos lhe dar dinheiro', disse eu 'mas eu vou falar com Michael para saber se há um carro extra, podemos emprestá-lo.'

Após ele sair, nós realmente encontramos um - Michael deu à família um caminhão beatup que não estava sendo utilizado. Mas esse fato que eu testemunhei com David já era uma grande bandeira vermelha. Depois de tudo o que Michael tinha passado com a família de Chandler, eu estava sempre atento à famílias que quisessem explorá-lo.

No ano seguinte, 2001, Michael esteve ocupado com Invincible, e como resultado, ele manteve distância da família Arvizo.

Quando estávamos trabalhando no álbum em Nova York, Gavin fez esforços consideráveis ​​para alcançar Michael, me chamando, chamando a segurança, e persistindo, até que, finalmente, Michael pegou a ligação. Nós colocamos o telefone no viva-voz e, conforme Michael e Gavin conversavam, poderíamos ouvir a mãe sussurrando, ao fundo.

'Diga a ele que quer vê-lo' ela sussurrou. 'Diga ...Você é a nossa família. Sentimos falta do nosso pai.... 

Gavin repetia as palavras de sua mãe.

Nesta altura, reiterei minhas ansiedades sobre os Arvizo, dizendo a Michael, em termos inequívocos: 'Eu não quero ter nada a ver com esta família.'

Michael concordou comigo, mas me senti mal por Gavin e seus irmãos. 'Seja agradável', ele respondeu com um gesto de sua mão. 'É tão triste. Os pais estragam tudo. Pobre Gavin, é um garoto inocente.'

Dada a sua experiência com Jordy Chandler, Michael e eu estávamos cautelosos sobre os perigos em manter contato com uma família, posar com ela. Mas ao mesmo tempo Gavin estava a uma distância segura, e para Michael, era difícil se recusar a atender o telefonema de um garoto que dizia amá-lo e necessitar dele. Ele não viu que mal poderia vir dele.

Ao longo de 2001 e 2002, eu não tinha ouvido se mencionar o nome de Gavin, e, tanto quanto eu poderia dizer, Michael não tinha visto a família de novo, até agora. Quando soube que Gavin, que agora tinha 13, tinha estado recentemente no rancho, meu ceticismo imediatamente veio à tona.

'Então, eu não perdi muito...' eu disse.

'Vamos, Frank', Michael disse, ecoando as palavras de dois anos antes. 'Ele é um menino doce. Não culpe Gavin pelas faltas de seus pais.'

'Sim, você está certo' eu disse, a contragosto.

Eu concordei com ele, em princípio, mas Jordy também havia sido vítima de segundas intenções dos pais. A semelhança não estava perdida em mim. Na tentativa de convencer-me das boas intenções de Gavin, Michael explicou que o menino havia feito, até mesmo, uma entrevista com ele para Bashir, em que ele disse, frente à câmera, o quanto Michael o havia ajudado.

Ótimo!' eu disse, genuinamente satisfeito pelas palavras de Michael. 'Todos devem saber o quanto você ajuda as pessoas, em todo o mundo.'

Desconfiado como eu estava dos Arvizos em geral, a aparência do vídeo soou bem para mim, uma vez que novamente Michael aprovou o produto final.

Desde que Michael tinha apoiado tanto a Gavin e sua família, não parecia haver nada de errado com Gavin dizer isso na frente das câmeras. Se Michael tinha gostado do que ouviu, que mal poderia fazer? Famosas últimas palavras.'