My Friend Michael (42)

'Antes de Michael partir para o Bambi na Alemanha, ele teve que fazer uma aparição no tribunal, para lidar com o processo de Marcel Avram, sobre os shows do milênio. Como tantas vezes acontecia, Michael não dormiu nada na noite anterior à sua aparição.

Na manhã seguinte, ele estava uma bagunça, barba por fazer, o cabelo desalinhado. Ele saiu do carro para o tribunal com uma fita sobre o nariz. A fita o ajudava a respirar, mas não teria sido a escolha da maioria das pessoas para o que seria, inevitavelmente, alguns minutos muito fotografados, aos olhos do público.

As manchetes da mídia que se seguiram imediatamente focaram na aparência de Michael. Apesar do fato de que Michael havia falado há anos sobre a sua luta contra o vitiligo, jornalistas especularam que ele estava tentando ser branco, e em seguida, também fizeram a afirmação ridícula de que seu nariz estava caindo, devido à cirurgias plásticas em excesso.

Esta não foi a primeira vez que a imprensa tinha reagido de forma tão dramática à aparência de Michael. Talvez porque eu o visse com tanta freqüência, mas por mais estranho que possa parecer para algumas pessoas, para mim, ele parecia normal.

Sua cor de pele progressivamente iluminada não era misteriosa para mim, e não deve ter sido para mais ninguém. Esse foi um problema que ele tinha mencionado várias vezes, mas de alguma forma os meios de comunicação ainda não tinham chegado, ou eles simplesmente não acreditavam.

Quanto às suas cirurgias plásticas, a maioria delas havia sido realizada antes de eu começar a trabalhar para ele, e eu nunca prestei muita atenção ao que aconteceu depois disso. Nós nunca falamos sobre as cirurgias, não porque o assunto fosse proibido, mas porque ele nunca tocou nesse assunto, e eu aceitava Michael como ele era. Se ele quisesse fazer mudanças, estava tudo ok para mim.

Imagino que o que estivesse por trás de tudo fosse a sua infância prejudicada. Michael, muitas vezes, mencionava seu pai fazendo piadas sobre ele ter um nariz grande, quando ele era criança. Eu pensei que Michael estava perfeitamente com boa aparência, antes que ele mudasse seu rosto, mas eu acredito que quando ele se olhava no espelho, ele não via o que todo mundo via.

Agora, o nariz dele era menor, mas ainda parecia grande para ele. Mas sua aparência não era o seu foco durante o nosso tempo juntos, por isso, se ele tivesse uma percepção distorcida de si mesmo, não dominava seus pensamentos e energia. Não representava uma maior desconexão com a auto-percepção e realidade.

Verdade seja dita, eu rejeitava as cirurgias como uma prática bastante típica de Hollywood. Se ele foi longe demais para os padrões de algumas pessoas, bem, era normal para o curso de Michael. Talvez eu estivesse muito perto a situação, e era difícil ter uma perspectiva, mas quando eu assistia Michael lutando com sua imagem corporal, era difícil não ter simpatia por aquilo que ele estava passando.

Meu foco estava em ajudar Michael através da notificação negativa na mídia. Ele odiava os idiotas, as histórias cruéis que os tabloides criavam sobre ele. Ele gostava de seu nariz, e, tanto quanto sua aparência na audiência no caso Avram, as pessoas realmente dizerem com toda a seriedade que seu nariz estava prestes a cair, era um absurdo.

'Por que eles estão me dando momentos tão difíceis?' ele dizia. 'Veja, Frank! Veja o que fazem comigo! Se fosse qualquer outra pessoa, isso seria perfeitamente normal. Você pode comprar estas fitas em qualquer farmácia. Eles me ajudam a respirar. Se fosse qualquer outra pessoa, as pessoas não diriam uma palavra, mas elas estão sempre tentando encontrar algo de errado comigo.'

Ele estava certo, é claro, mas isso não impediria os tabloides de especular sobre a estranheza dele estar usando uma tira nasal no tribunal. E, apesar dos comentários da mídia, ele continuou as usando. Quando o deixavam para baixo, ele não mudava o seu comportamento só porque ele foi ridicularizado por isso.

No dia seguinte, antes de partirem para a Alemanha, Michael me apresentou a Martin Bashir. Eu o olhei nos olhos e apertei sua mão com firmeza, como eu faço quando eu conheço pessoas. Seu aperto de mão era fraco, nunca um bom sinal. E quando eu olhei profundamente em seus olhos, pareceu-me o tipo que desvia o olhar.

'Então, eu ouvi que você está fazendo uma entrevista. Conte-me sobre isso.' eu disse.

'Vai ser ótimo', disse Bashir. 'Nós vamos mostrar Michael na melhor luz.'

Ele era perfeitamente educado, mas de alguma forma, eu não confiava nele. Não havia nenhuma maneira que eu poderia prever, no entanto, a devastação que o seu documentário causaria em Michael, nem que a minha própria reputação estaria ameaçada no processo.

Embora ele estivesse indo para a Alemanha, Michael encorajou-me a permanecer no rancho até o seu retorno. Isso me pareceu agradável. Eu ainda estava me encontrando com Marc Schaffel, que estava relativamente próximo a Calabasas, assim Neverland era uma base perfeita para mim.

Pouco depois da partida de Michael, um vídeo da Alemanha apareceu no noticiário. Ele mostrava Michael com o bebê Blanket, pendurado sobre a varanda de um quarto de hotel. Instantaneamente eu estava fixado na tela, meu queixo caído, em estado de choque. Eu podia ver as manchetes se formando diante dos meus olhos. Só pensava na minha mente: Isso não vai ser bom

Tentei imaginar o contexto do vídeo. Os fãs queriam ver Blanket, então Michael atendeu seus desejo e segurou o bebê para eles. Ele levantou o bebê ao longo da borda da varanda para dar-lhes uma visão melhor. Quando Blanket chutou os pequenos pés, Michael puxou-o para trás sobre o trilho, com cuidado, eu tinha certeza, um controle firme sobre ele, como sempre fazia.

Ele nunca o deixaria cair, nem dentro do quarto do hotel, muito menos no exterior, na varanda. Ele nunca faria nada para prejudicar seus filhos ou colocá-los em perigo. Michael saía para ver seus fãs, a partir das varandas do hotéis, por anos e anos. Para ele, era perfeitamente natural partilhar o seu novo filho amado com eles.

Ao mesmo tempo, eu imediatamente vi como o comportamento de Michael foi descuidado e perigoso. Foi tolo em segurar um bebê de tal altura, mesmo com as mãos firmes. Se Michael parecia transtornado quando ele estava dirigindo um ônibus double-decker em torno do edifício da Sony ou quando ele tinha usado uma fita em seu nariz, agora ele parecia maluco, colocando seu bebê em risco.

Do lado de fora, as coisas pareciam ruins. Este foi um lapso sério em juízo, e veio na esteira da especulação sobre sua aparência física - as pessoas ao redor do mundo começaram a duvidar seriamente de sua sanidade.

Eu sabia melhor que ninguém que Michael não era louco - excêntrico sim, mas certamente não era louco. Mas a verdade de seu estado mental não importava. O que importava era como aquele momento na varanda seria percebido, e o que começou como um lapso de julgamento rapidamente se transformou em um escândalo de tabloide de pleno direito.

Como a maioria dos erros de Michael, este foi travado na câmera e reciclado para julgamento cem milhões de vezes. Agora, em vez de se concentrar apenas em seu nariz, as pessoas estavam focando se ele estava apto para ser um pai.

Não há dúvida de que Michael fez muita coisa boa no mundo, e embora as pessoas estivessem cientes disso, ainda era difícil para elas conciliar sua generosidade e filantropia com o resto de sua persona pública. Esta contradição surgiu em plena exibição na noite seguinte, quando Michael aceitou seu prêmio Bambi, e o vídeo What More Can I Give, de Marc Schaffel, estreou.

Tomado por si só, deve ter sido um momento emocional, dramático na longa carreira de um músico talentoso, mas ocorrer logo após o incidente com Blanket, não fazia qualquer sentido.

Esses dois eventos justapostos, com uma força elementar, as imagens conflitantes de Michael que o público estava lutando para conciliar: por um lado, o homem de estranha aparência, imprevisível ao manter os rostos de seus filhos cobertos e, de forma imprudente, segurar Blanket sobre a varanda de um hotel e por outro lado, o gênio musical que procurou usar seu trabalho para o benefício de toda a humanidade.

As pessoas adoravam o segundo Michael, mas por alguma razão, sentiam-se compelidas a assumir o pior sobre o primeiro. Depois que Michael e as crianças voltaram de sua viagem para casa, jantamos, colocamos as crianças na cama e conversamos sobre a viagem.

Michael tinha emitido um comunicado dizendo que o episódio pendente tinha sido um 'erro terrível', e ele tinha ficado 'tomado pela emoção do momento', mas que ele nunca iria 'intencionalmente pôr em perigo as vidas de suas crianças.'

Ele disse a mesma coisa para mim, mas com um tom um pouco defensivo:

'Os fãs queriam ver o bebê', disse ele. 'Eu o mostrei a eles. Tive um aperto firme. Eu não iria nunca colocar meu filho em perigo.' Fim da discussão.

Mas, claro, apenas porque estava encerrado para Michael não queria dizer que estava encerrado para todo mundo. Para muitas pessoas, o estrago já estava feito.

Logo após seu retorno da Alemanha, Michael tinha outra data na Corte para sua ação em curso com Marcel Avram. Sua última data na Corte foi seguida de uma rodada de imprensa a respeito de sua aparência. Em seguida, houve o incidente no hotel com Blanket. E agora, Michael pulou uma data na Corte, alegando ter sofrido uma picada de aranha na perna.

Houve muita especulação na imprensa sobre esta picada de aranha ter sido real. Na verdade, Michael tinha ido ao hospital para receber nutrientes e vitaminas por via intravenosa, como, às vezes, fazia. No meio da noite, ele acordou para ir ao banheiro. Esquecendo onde estava e que ele ainda estava ligado (às agulhas nas veias), ele se levantou. As agulhas foram arrancadas de sua perna.

Por meio de justificar a sua ausência no tribunal, ele mostrou a sua perna lesionada para o juiz e contou a história da picada da aranha. O juiz olhou para ele e não disse nada.

Ele provavelmente sabia que não era picada de aranha, mas, judiciosamente, decidiu deixá-lo ir.'

by Frank Cascio
(em seu livro My Friend Michael)