My Friend Michael (44)

Pouco depois do Ano Novo, Michael e as crianças foram para Miami. Michael sugeriu que, enquanto ele se fosse, eu deveria ter convidados, se eu gostasse (da ideia).

Durante anos, eu adorava partilhar Neverland com uns poucos, e quando Michael partiu para Miami, tive uma espécie de idéia ousada: resolvi convidar Court e Derek para o rancho.

Embora isso pareça presunçoso para mim (e talvez fosse), eu tinha minhas razões. Neste ponto, a ação que ambos tinham interposto contra Michael estava em vias de ser resolvida, fora do tribunal.

Por mais que eu soubesse que Michael estava em falta em renegar as estipulações do contrato, a sua visão era mais simples.

No Natal, quando nós tínhamos conversado sobre isso, ele disse:

'Você os trouxe de volta em minha vida. Agora eles estão me processando, por isso eu o corrigi.'

'Tudo bem' eu lhe disse.  'Eu estive conversando com eles nos bastidores. Vou fazer tudo que posso para garantir que o negócio se concretize longe de uma ação judicial.'

'Diga a eles que eu disse oi..' Michael acrescentou, 'e que é uma vergonha que as coisas tenham ido tão longe, mas eu ainda gosto deles.'

Ambos os lados estavam ansiosos para chegar a um acordo. Michael era querido e respeitado por Court Derek, e o sentimento era mútuo. Eu sabia disso, e pensei que os advogados estavam arrastando a ação desnecessariamente, como os advogados sempre querem fazer.

À medida que as equipes adversárias legais iam e voltavam, eu estava conversando com ambos os lados. Eu reconfortava Court e Derek, dizendo que os atrasos não eram provenientes de Michael, e eu ficava lembrando a Michael que ele havia assinado um contrato com eles e lhes devia dinheiro.

Eu me senti parcialmente responsável pela situação. Um acordo de liquidação estava sobre a mesa, mas não tinha sido assinado. Michael sempre disse que a melhor maneira de fechar um negócio era trazer as pessoas para Neverland.

Ocorreu-me que, se Court e Derek voltassem para o rancho, como convidados, como tinha sido muitas vezes antes, eles deixariam para trás os dias de discussões.

Claro que era muito radical convidar as pessoas que estavam processando Michael como convidados em sua casa, e eu sabia que os advogados de Michael pensariam que eu estava louco. Mas os advogados tendem a ignorar o elemento humano da negociação.

E assim, para melhor ou pior, os dois antigos companheiros de Michael vieram até o rancho. Tivemos uma noite agradável. Court e e Derek deixaram claro que eles realmente não queriam processar Michael. Eles só queriam ser pagos pelo trabalho que tinham feito.

Eles deixaram o rancho compreendendo que Michael gostava deles e os respeitava, e odiava que as coisas tivessem chegado a tal ponto. Todos concordaram que todos nós deveríamos deixar nossas emoções para trás e seguir adiante com o acordo.

Naquela noite, enquanto Court e Derek ainda estavam lá, eu recebi um telefonema de Michael. Ele estava em Miami com Aldo e Nicole Marie, meu irmão e irmã, e ele tinha ouvido falar da visita de Court e Derek.

Frank, por que f**** você trouxe estas pessoas para Neverland?' Perguntou ele.

Michael só falava assim quando ele estava realmente chateado ou brincando. Eu tinha certeza que ele não estava brincando neste momento.

'Você não entende. Deixe-me explicar ...', comecei. Eu pensei que seria óbvio para ele que eu estava fazendo, como eu havia prometido, tentando acabar com o processo. Por que mais eu poderia convidar os dois para o rancho? Como isso poderia servir meus próprios interesses?

'Você não percebe que os seus advogados não querem te tirar deste conflito?' Eu disse a ele. 'Quanto mais demorar, mais dinheiro eles fazem. Você pode resolver agora, e acabar logo com isso.'

Não surpreendentemente, os advogados de Michael viram isso de forma diferente, e na medida em que eles estavam preocupados, o meu convite e a visita subseqüente apenas reforçaram sua crença de que eu era irresponsável.

Assim, eles se lançaram sobre a oportunidade de compartilhar sua visão com Michael, convencendo-o que eu estava atrapalhando. Aparentemente, eu era o único que pensava que eu havia salvo milhões de dólares por egos suaves, incentivando Court e Derek a se comprometer.

Tentei acalmar Michael, mas ele estava muito zangado. Enquanto eu falava, eu podia ouvi-lo falar com meus irmãos ao fundo, dizendo:

'Você não vai acreditar no que Frank fez!'

Quando comecei a me explicar, ele interrompeu: 'Por que você não costuma ouvir?'

'Por que você não ouve?' Retorqui. Então, eu desisti.

'F****. Obviamente, você não vê o que eu estou tentando fazer por você. Eu sou seu amigo, apenas tentando ajudar, porque eu me sinto responsável pela bagunça. Mas vá em frente. Mantenha os gastos honorários advocatícios, lute contra algo que não precisa ser combatido. Eu desisto.'

Eu desliguei o telefone.

Eu sabia o tempo todo que o que eu estava fazendo não era convencional, mas eu estava confiante de que surtiria efeito. Eu realmente não ligava para o que os advogados de Michael ou qualquer outra pessoa em sua organização pensassem a meu respeito.

Eu já tinha feito inimigos na organização por falar e fazer o que eu pensava ser melhor para Michael. Michael era o único que importava. Talvez isso soe como arrogância, mas eu realmente pensava que o que eu estava fazendo estava dentro dos limites de suas instruções.

Ele me instruiu a fazer o que fosse preciso para chegar a um acordo. Ele disse que não queria ouvir mais nada sobre isso, ele só queria que fosse feito.

Saí da piscina e corri para Macaulay Culkin, que visitava o rancho com seus amigos Mila Kunis e Seth Green.

'O que você fez?' Mac perguntou, antes de acrescentar.. 'Michael está realmente chateado com você.' Uau. As notícias correm rápido. Percebi Michael devia ter falado com Mac.

'Eu realmente não me importo', eu disse, e expliquei a Mac o que estava acontecendo.

Dez minutos depois, eu recebi um telefonema de Karen. Em sua maneira calma e simpática, ela disse: 'Michael acha que é melhor você deixar o rancho.'

'Não tem problema. Estou arrumando minhas malas.'

Eu tinha sido expulso de Neverland.

Eu não disse nada a Court e Derek. Quando Michael estava com raiva, ele, às vezes, ia para a jugular. Eu tive um sentimento que ele se acalmaria. Com certeza, dez minutos depois, meu telefone tocou novamente. Era Michael.

Eu estava com raiva e magoado, e eu queria que ele soubesse. Antes que ele pudesse dizer uma palavra, eu o cortei:

'Você quer me deixar? Eu estou indo embora.'

'Eu não quero que você saia', disse ele calmamente. 'Eu quero que você venha para Miami, amanhã.'

Eu não sei por que, mas eu não fiquei surpreso ao ouvir isso. Brigar com Michael era como brigar com meu pai, tinha até os irmãos tinindo, no outro lado da linha. Irritado como eu estava, eu sabia, apenas de ouvir a sua voz, que ele tinha me perdoado.

Olhando para trás agora, eu tenho que me perguntar como poderíamos ir de um extremo emocional a outro, em questão de segundos. Nós estávamos gritando, zangados, um com o outro, apenas alguns momentos atrás.

E ainda nenhum de nós poderia encontrar no coração (uma razão) para ficarmos loucos. Essa não era a natureza da nossa amizade.

Nós sempre perdoávamos um ao outro. Então, o que eu fiz? Peguei um avião e voei para Miami.'