My Friend Michael (45)

'No avião para Miami, eu escrevi uma longa carta para Michael, na qual expliquei minhas razões para trazer Court e Derek para Neverland. Lembrei-lhe que ele havia me dito para fazer o que eu pudesse para resolver o problema.

Eu disse que estava seguindo o seu conselho sobre como fechar um negócio. Eu tinha usado o meu juízo, como ele sempre me pediu, e por mais pouco convencionais que as minhas ações possam ter sido, elas vieram ao lugar certo.

A carta não era apenas um auto-defesa. Eu também citava o lado sentimental da nossa amizade. Nós tínhamos estado em um lugar tão bom, quando conversávamos na adega, e agora veja o que aconteceu.

Eu disse a ele o quão doloroso era para mim estar no meio do processo, quanto os sentimentos de ambos os lados importavam para mim, e como eu estava determinado a ver o caso resolvido.

Eu queria provar a mim mesmo que eu poderia limpar a bagunça que eu, inadvertidamente, ajudei a criar. A última vez que Michael tinha ficado com raiva de mim remonta aos dias em que as pessoas lhe tinham dito mentiras sobre mim pedir dinheiro, a fim de marcar uma reunião com ele. Agora ele estava maluco comigo sobre algo que eu tinha feito, de fato.

Eu tinha tomado as coisas longe demais, na minha ânsia de acalmar as coisas. Eu havia ultrapassado meus limites, porque, verdade seja dita, eu estava tendo problemas para manter esses limites. Eu era jovem, e eu pensei que minhas boas intenções me davam carta branca.

Quando cheguei em Miami, pedi a um segurança para entregar a minha carta para Michael. Meia hora depois, ele me chamou para seu quarto, me deu um grande abraço, me agradeceu pela carta, e pediu desculpas pelo exagero, uma ocorrência rara.

'Você precisa me dizer essas coisas', disse ele. 'Você não pode simplesmente levar as pessoas à minha casa, assim. Você tem que me dizer.'

'Sinto muito sobre isso, sobre tudo isso', eu disse. 'Tudo o que eu queria fazer era esclarecer a situação com Court e Derek. Ele nunca deveriam ter chegado a isso. Perturbar você era a última coisa que eu queria.'

'Eu sei que você sempre tem boas intenções, mas você tem que ter cuidado. Se alguma coisa der errado, retorna contra mim,' disse ele. 'Eu te amo, Frank. Vamos deixar isso para trás e seguir em frente. Seu irmão e irmã estão na outra sala. Vá dizer Olá para eles.'

A partir deste ponto em diante, nós continuamos  de onde paramos em Neverland. Michael estava em grande espírito, e parecia que tínhamos, por assim dizer, reiniciado a nossa relação. Infelizmente, assim como nós apagamos um fogo, um outro estava começando a incendiar-se.

A entrevista de Bashir, Living with Michael Jackson, foi levada ao ar na TV da Europa, em 03 de fevereiro de 2003, e nos Estados Unidos, três dias depois. Um par de dias antes do evento, Michael decidiu que queria falar com um foreseer.

Ele colocou um pouco de fé na conselheira espiritual, e ele ficou curioso sobre o que estava por vir. Por recomendação do Dr. Farshchian, chamamos uma mulher a partir do estrangeiro, ao telefone.

Michael, as crianças, o Dr. Farshchian e eu, ouvíamos enquanto a Sra. Farshchian traduzia o que a conselheira espiritual tinha a dizer. Houve uma má notícia, logo de cara.

'Você vai ser acusado', disse a conselheira espiritual. 'Há alguém tentando sabotar você. Tenha cuidado.'

Então ela disse: 'Você não tem nada para se preocupar, tudo vai ficar bem, no final.' Michael se arrepiou. Ele não podia suportar a ideia de que ele seria acusado de má conduta, que suas intenções seriam contestadas.

Ele correu para o banheiro e quebrou um espelho, que, para mim, disse tudo o que precisava ser dito. Ele ficou furioso com a imagem de si mesmo, o reflexo que as pessoas viam.

Ele tinha trazido Bashir para ajudar as pessoas começam a conhecê-lo melhor, mas a conselheira espiritual estava prevendo que as coisas iriam piorar.

Logo, essas previsões se cumpriram. Primeiro, porém, veio a sabotagem.

(Nota do blog: a imagem abaixo está no livro de Frank Cascio, é onde podemos conhecer o Dr. Farshchian, em outro momento mais ameno)

Na Disney World, Flórida: Dr. Alex Farshchian e seu filho Joseph, Michael, seus filhos Prince e Paris (disfarçados) e Frank Cascio
Durante meses, Michael tinha dito que ele tinha a aprovação final sobre o conteúdo do documentário. O plano, portanto, era que Martin Bashir viria a Miami para uma seleção prévia com Michael Jackson. Mas Bashir não apareceu na hora designada, e em seguida, adiou sua viagem.

Neste momento, ficou claro que ele estava dando uma volta em nós, já era tarde demais. Nós tentamos impedir que a entrevista fosse ao ar nos Estados Unidos, mas voltamos ao ponto de início.'