My Friend Michael (52)

'Michael e eu não tínhamos nos falado desde a última visita que Eddie, meu pai e eu tínhamos feito a Neverland. Como mencionei antes, não era permitido, porque se Michael fosse condenado, então eu poderia enfrentar acusações de conspiração.

Ao longo de 2004, Eddie gastava um tempo falando ao telefone com Michael, e como o passar do tempo, parecia que Eddie entrava em cena para preencher o papel que eu tinha sido forçado a abandonar.

Michael estava acostumado a ter um amigo ao lado dele, um aliado em quem ele poderia confiar, e Eddie foi uma escolha muito apropriada: ele era o próximo na linha, uma espécie de herdeiro, se você quiser.

Fiquei feliz que Michael tinha alguém da família para conversar, pois eu estava preocupado com ele, me lembrava, com triste melancolia, dos momentos maravilhosos que tínhamos compartilhados em Neverland em 2003, antes das alegações de novembro, que lançaram uma mortalha sobre nossas vidas.

Eu sabia que estas alegações colocariam Michael de volta para os anos vindouros, se não para sempre, e eu odiava que eu não poder estar lá para apoiá-lo. Então, até o final do julgamento, os meus pais me entregaram uma notícia chocante. Disseram-me que Michael estava chateado comigo.

Aparentemente, ele tinha dito que eu não estava disposto a testemunhar em seu nome. Isso era ridículo, e nada poderia estar mais longe da verdade. Um dos sobrinhos de Michael, Auggie, me chamou para relatar a mesma notícia. Michael tinha dito a ele que eu não estava indo para testemunhar, e ficou chateado, pisando ao redor e dizendo:

'Você acredita que Frank não está aqui para mim, na hora da minha necessidade? Ele era como um filho para mim. Ele me traiu.'

'Auggie, eu nunca faria isso', eu disse.

Durante o curso do julgamento, eu tinha feito uma entrevista em um especial de Catherine Crier e também apareci no programa Good Morning America. Na entrevista, defendi Michael e desacreditei a família Arvizo. Eu era uma das poucas pessoas que vieram para a frente, a fim de defender publicamente Michael, e eu fiz isso por minha própria conta e risco.

Se o veredicto não fosse a favor de Michael, era eu quem iria arcar com as conseqüências da minha posição pública. Mas eu sabia a verdade, e eu acreditava que o mundo precisava saber. Eu não poderia ficar em torno, passivamente.

A verdade é que eu estava ansioso para testemunhar. Eu, de todas as pessoas, sabia exatamente o que tinha acontecido durante as visitas dos Arvizo no rancho, e eu queria ver a justiça ser feita. Eu nunca fui chamado pela acusação, afinal, eu teria sido uma testemunha hostil.

Originalmente, o plano era para eu ser uma das últimas pessoas que seriam chamadas para depor pela defesa, perto do final do testemunho. Mas quando a data para eu aparecer se aproximava, Joe Tacopina me chamou e me disse que ele e Tom Mesereau já não pensavam que meu testemunho faria sentido para o caso.

'Tom acha que ele tem esse caso ganho, onde ele quiser.' disse ele. 'Ele não precisa colocá-lo lá em cima.' Tom não queria expor em interrogatório meus vinte anos de convívio com Michael. Além disso, Joe disse, a dúvida razoável que precisava ser estabelecida. a fim de ganhar o caso já provado.

O problema era que Michael não tinha ouvido falar dessa maneira. Ele tinha dito que eu me recusara a depor. Se eu já achava que as minhas suspeitas de que alguém da organização de Michael me queria longe, fossem mera paranoia da minha parte, aqui estava uma evidência irrefutável de que não eram.

Esta era a sabotagem suprema. 'Mas de onde ela vinha?' Perguntei a mim mesmo. Quando ninguém poderia me dar uma resposta, eu me tornei obcecado em encontrar a fonte da traição. Eu devo ter pedido uma centena de vezes ao meu advogado Joe:

'Joe, você não disse a eles que eu não queria testemunhar, não é?'

Isto me deixou louco na época, e ainda me assombra.

Eu estava furioso porque alguém estava mentindo sobre mim para Michael novamente, mas ainda pior do que a mentira (a qual tínhamos resistido, anteriormente) era o fato de que Michael acreditava. Ele ter acreditado, da outra vez, que eu seria capaz de usar minha influência para pedir propina era ruim o suficiente, mas isto estava a léguas além disso.

A idéia de que eu não apoiaria Michael contrariava a tudo o que eu acreditava sobre mim, sobre quem eu era, em tudo o que importava para mim. Como poderia Michael, depois de tudo o que tínhamos passado juntos, depois de tudo o que um tinha feito pelo outro, sendo um para o outro, compartilhado um com o outro... como poderia acreditar em algo que era tão totalmente contrário à minha pessoa?

Ele me levantou, pelo amor de Deus. Ele sabia tudo sobre mim. Minha vida inteira eu não tinha feito nada, além de apoiá-lo e protegê-lo. Eu sabia que não era perfeito, que eu cometia erros, mas eu também sabia que as minhas intenções sempre foram boas e as minhas prioridades sempre foram claras.

Michael sabia disso também. No entanto, apesar de tudo isso, Michael se virou contra mim, e o fez com facilidade e segurança. Michael disse aos seus familiares, membros da minha família e amigos em comum:

'Você acredita no que Frank fez agora? Ele não está me defendendo, no momento da minha necessidade.'

As palavras que Michael me falou quando eu cheguei para trabalhar com ele, ficaram ecoando na minha cabeça:

'Frank, você está em uma posição de poder. As pessoas vão ficar com ciúmes de você. As pessoas vão tentar nos colocar um contra o outro. Mas eu prometo que eu nunca vou deixar isso acontecer.'

Estas palavras acabaram por ser proféticas, mas em vez de estar por mim, como ele prometeu que iria fazer, ele parecia ter esquecido a sua própria previsão. Michael não teve fé em mim. Eu sabia que Eddie tinha ouvido de Michael, e quando Michael duvidou de mim, eu esperava que Eddie o corrigisse. Mas Eddie decidiu que ele também sentia que eu não estava apoiando Michael.

Quando eu apareci no (programa) 20/20, ele pensou que eu estava tentando chamar a atenção para mim. Isso não fazia sentido. Se eu quis atenção, era no meu próprio interesse, para assumir o posto e testemunhar, não me recusei a depor.

E então eu comecei a achar que o meu irmão era parcialmente responsável pela minha alienação de Michael. Se ele provocou ou não, meu irmão ainda poderia ter dito: 'Michael, você sabe muito bem que Frank não fez essas coisas. Você está errado. Ele te ama.' Eddie não o fez.

Meu irmão foi pego no meio. Eddie, como eu, cresceu com Michael. Mas ao contrário de mim, sua imagem idealizada de Michael da infância, ainda estava intacta. Ao longo dos meus anos com Michael, eu tinha aceitado as suas imperfeições. Eu fui o primeiro a defendê-lo, isto significava aceitá-lo e protegê-lo de suas faltas.

Michael nunca mostrou seu lado mais sombrio para a minha família. Eddie não o tinha visto em sua desconfiança completa, impulsivamente cortando as pessoas da sua vida. Ele não viu a batalha de Michael com os remédios prescritos ou como era difícil para ele enfrentar seus problemas financeiros.

Como resultado, quando Michael se voltou contra mim, Eddie confiou no julgamento de Michael na forma como um filho obediente confia em um pai. Meu irmão e eu sempre estivemos juntos, mas o julgamento nos afastou da mesma forma que me afastou de Michael, também. Eu tinha perdido Vinnie, eu tinha perdido Michael, e agora parecia que eu tinha perdido meu irmão.

Era inevitável que o conflito entre mim e Eddie e as dificuldades do julgamento iriam se espalhar para o resto da minha família, minha diversão, o negócio do restaurante da família. Eles foram esmagados, e tanto quanto me amavam, eles não tinham idéia de como se relacionar comigo. Francamente, eu não os culpo. As coisas tinham se complicado de forma que eu jamais poderia ter previsto.

Minha mãe gosta de manter sua vida simples: ela quer ouvir que eu estou bem, e a maior parte da nossa dinâmica era que eu nunca entrava em detalhes de um problema com ela, até que o problema já fosse resolvido. Ela não sabia ou não entendia o porquê do meu irmão e Michael estarem aborrecidos comigo.

Tivemos muitas conversas sobre isso, mas eu mesmo não conseguia explicar o que tinha se tornado tão terrivelmente errado. Meu pai era o único que realmente parecia entender o que eu estava passando. Eu iria até ele, quando eu estava chateado ou precisava falar.

No entanto, sem Michael, sem New Jersey como o porto seguro que sempre tinha sido, eu me sentia isolado e sozinho. Se eu aprendi algo nos meus anos com Michael, foi separar a mim mesmo do mundo, a fim de me proteger, e assim, neste momento, eu instintivamente recuei mais em mim mesmo.

A depressão que havia começado em 2004 me preparou para uma longa estadia durante os últimos meses do julgamento. Eu me tornei um recluso.'