My Friend Michael (53)

'O veredicto foi entregue em 13 de Junho de 2005. Eu estava na casa dos meus pais, assistindo TV com minha família inteira, e por algum motivo que eu não posso mais me lembrar, eu estava de pé sobre uma cadeira. Michael foi considerado inocente de todas as acusações, e eu estava livre.

A boa notícia de Michael foi a minha boa notícia. Se ele tivesse sido considerado culpado, o promotor provavelmente teria me indiciado sob a acusação de conspiração e eu teria enfrentado a possibilidade de dois a seis anos de prisão.

Mas no espaço de poucas palavras, toda a bagunça feia se tornou história. Nós todos começamos a chorar, pulando para cima e para baixo, e abraçando uns aos outros.

Após o veredicto, Michael ligou para a nossa casa em Nova Jersey, para conversar com todos. Sua conversa comigo, veio sem nenhuma surpresa, era um pouco estranha.

'Você está bem?' eu perguntei.

'Estou feliz de ouvir a sua voz' respondeu Michael. 'Passamos por isso, mas não era bom. Isso me esgotou, Frank. Eu tenho que sair daqui. Eu quero sair do país. Eles não me merecem. Todos eles podem se f****. Eu não quero mais nada com os Estados Unidos. Eu nunca mais vou voltar.'

Nós não falamos sobre ele acreditar que eu tinha me recusado a testemunhar em seu nome. E não houve reconhecimento da provação que eu mesmo havia passado durante o julgamento. Senti que ele estava fazendo a chamada, porque ele precisava fazer isso, mas eu poderia dizer, pelo seu tom de voz, que este não era o momento certo para lidar com a questão.

Após o veredicto de inocente, Michael foi para o Bahrein. Parte de sua razão para ir para o estrangeiro é que ele já não se sentia como se tivesse uma casa nos Estados Unidos. Ele disse, publicamente e em particular, que sentia que Neverland havia sido violada pela invasão da polícia.

Neverland, sua casa amada, representava o amor de Michael pela pureza e pela inocência, e estas foram as mesmas qualidades que o julgamento tinha posto em dúvida. Assim, ele abandonou o rancho, e ao fazê-lo, ele abandonou um de seus sonhos mais queridos, também.

Uma saudação da All-Star para Patti LaBelle: Live from Atlantis foi ao ar em 08 de novembro de 2005. Sentado nos bastidores, observando as Bluebelles* reunidas, foi um prazer musical e um alto na carreira.

(*Patti Labelle e as Bluebelles: grupo de canto feminino norte-americano, muito popular nos anos 60 e 70 - nota do blog)

Após o show acabar, eu senti um momento de orgulho e felicidade. Mas não durou muito tempo. O show correu bem, mas seu sucesso foi um conforto pequeno para mim. Eu estava fora de contato com as minhas próprias emoções. Eu me sentia dormente.

Michael convidou minha família para ir a Bahrein para celebrar o Natal com ele, mas eu não fui. Eu estava negociando com Russell Simmons, um dos fundadores da Def Jam, para fazer um concerto em homenagem, celebrando suas contribuições para o hip-hop.

Eu usei isso como uma desculpa para não ir, mas a verdadeira razão foi que eu estava com raiva. Por mais que eu quisesse deixar o passado para trás, tanto quanto eu acreditava em ser magnânimo, o fato era simplesmente que eu não era.

Eu ainda não podia acreditar que Michael tinha duvidado de mim, duvidado da minha inabalável lealdade a ele, principalmente depois de todo o medo, ansiedade e depressão que eu tinha passado desde novembro de 2003.

Eu não queria vê-lo ou falar com ele. Parte de mim queria arejar, mas os anos me fizeram teimoso. Quando Michael tinha me convidado para trabalhar com ele, eu sabia que ele estava me convidando para um percurso íngreme, e eu fui de bom grado.

No processo, eu tive o melhor momento da minha vida, e se eu tivesse sofrido por episódios de Michael duvidando de mim, eu vivi aquela montanha-russa com paciência e tolerância, tanto quanto eu podia reunir. Mas para toda a loucura que nós compartilhamos, o julgamento foi o mais duro percurso que eu já tinha tomado.

Aguentei isso por causa dele, por causa da nossa ligação, por causa da minha lealdade. Depois de viver sob a sombra dele por mais de dois anos, eu achava que merecia uma chamada de telefone 'real', um arejar verdadeiro. Uma conversa com um amigo, não alguma resposta aleatória.

Após o julgamento, Michael não parecia querer ter qualquer contato comigo. E não é como se ele desaparecesse no ar. Ele estava em uma comunicação regular com o resto da minha família, porém me evitava.

Dada a sua fácil aceitação da mentira que foi dito sobre a minha falta de vontade de depor, eu não necessariamente esperava um encontro simples e alegre. Mas eu esperava que ele falasse. Eu esperava ter uma chance de me defender. E eu esperava, em algum momento, um pedido de desculpas.

Talvez eu estivesse sendo egoísta ou imprudente. Certamente o que ele tinha passado era maior e mais difícil do que o que eu tinha suportado. No entanto, o que Michael não sabia era o que eu tinha passado com ele, eu também tinha experimentado um dos momentos mais difíceis da minha vida.

Michael era uma porção de coisas para mim - chefe, mentor, irmão, pai - porém mais do que qualquer outra coisa, ele era o velho, o mais próximo amigo. Quando ele me afastou, me senti confuso e perdido. Eu tinha visto ele fazer isso com outros amigos e colegas, mas eu sempre pensei que a combinação da minha lealdade e nossa história me tornaria isento. Claramente, eu estava errado.

Russell Simmons à parte, eu não sabia o que fazer comigo mesmo. Tinha sido difícil procurar mais trabalho, enquanto o julgamento estava acontecendo. E eu não tinha certeza por onde começar. Eu não tinha nenhuma intenção de bater na porta de um emprego.

Por toda a minha experiência, existem algumas lacunas fundamentais na minha história de trabalho. Eu não estava acostumado a aparecer em um determinado lugar em um determinado momento, e eu não estava acostumado a ter um chefe, um verdadeiro chefe, 'diga-me o que fazer'.

Eu pensei que eu gostaria de continuar produzindo concertos e shows, na teoria, mas eu não me sentia como eu mesmo. Eu sempre tinha sido um pouco desligado, mas agora eu era praticamente impermeável. Eu me senti um tanto arrogante, metido, até mesmo um pouco estranho.

Talvez o pior efeito da minha infelicidade era que eu tinha pego a desconfiança de Michael. Eu não confiava em ninguém. A verdade era, por mais dramático que pareça, que eu havia perdido a minha fé na humanidade.

Dentro de alguns meses, eu me recompus e me estabeleci em um escritório na Fifth Avenue, o primeiro escritório que eu já tive. Eu comecei a reconstruir. Acontece que eu tinha habilidades, e eu tinha adquirido uma reputação como um cara que poderia fazer as coisas. Eu sabia como promover relacionamentos, fazer negócios, e trazer financiamentos.

As pessoas vieram a mim para lidar com vários negócios, e eu comecei a tomar honorários de consultoria. Eu comecei a ver que se afastar de Michael era a única maneira de descobrir que eu poderia alcançar o sucesso sem ele. Foi uma lição importante.

Minha identidade própria, que tinha sido envolvida na dele, por tanto tempo, começou a surgir. Pela primeira vez na minha vida adulta, eu estava me colocando em primeiro lugar.'