My Friend Michael (55)

'Nós preparamos uma festa surpresa para o aniversário de 50 anos de minha mãe, em Nova Jersey, em 19 de agosto de 2007. Mais tarde, naquela noite, quando os convidados haviam ido embora, Michael apareceu na casa.

Ele estava com seus três filhos, bem como seu labrador preto, Quénia, e um gato. Meu pai me chamou na cidade e disse:


'Eu acho que você deveria voltar para casa esta noite, mas certifique-se de vir sozinho.'

Assim que ele disse isso, eu sabia que Michael estava na casa. Eu não tinha visto o meu velho amigo por três anos, não desde que eu tinha ido para Neverland, quando as acusações foram anunciadas. Fui para Nova Jersey, naquela noite, e foi bom vê-lo e às crianças.

Mas não havia nenhuma maneira que eu poderia fingir que eram águas passadas e que estava tudo bem. Eu disse a Michael: 'Nós precisamos conversar.'

'Ok' respondeu ele.

Eddie, que por essa altura se via como protetor de Michael, saltou:

'Você tem cinco minutos' ele anunciou, com um tom arrogante. Meu irmão realmente acreditava que eu tinha traído Michael. Eu teria agido da mesma forma, se eu tivesse pensado a mesma coisa, sobre alguém.

'Sério? Eu tenho cinco minutos com o Sr. Jackson?' Eu retornei. Fiquei indignado, e voltando-se para Michael, eu continuei: 'É isso? Eu recebo cinco minutos com você?'

'Eu nunca disse isso' disse Michael, e com isso, ele me seguiu até meu antigo quarto, que tinha sido transformado no estúdio de gravação de Eddie. Eddie estava bem atrás dele. Pedi ao meu irmão para ir embora, mas ele se recusou.

'Não, é melhor que você vá!' disse Michael, e relutantemente, Eddie obedeceu.

'Primeiro de tudo...' eu disse para Michael '...se eu quiser falar com você por quatro horas, eu vou.'

'Frank, acalme-se' disse ele. 'Você sabe como é seu irmão.'

Eddie estava em pé, junto à porta, querendo voltar, mas Michael disse:

'Não, está tudo bem. Precisamos conversar.'

Olhei para Michael ... e simplesmente desandei a chorar.

'Como você pôde deixar isso acontecer?' Eu exigi. 'Você me conhece melhor do que ninguém. Você sabe onde meu coração está. Como você pôde deixar essas pessoas ficarem entre nós? Por que você acredita neles? Por que você quer acreditar neles? Você diz que eu te traí. Como eu te traí?'

Todas as perguntas que eu tinha guardadas por quase três anos, vieram à tona, cada uma praticamente saltando sobre a outra. No meio desta torrente, eu disse a Michael:

'Só para registrar, eu tenho a consciência limpa. Não fiz nada de errado. Eu não me arrependo de nada que fiz. Eu estava cem por cento lá para você, em todos os sentidos, qualquer um poderia sempre estar lá para outra pessoa. Você me disse que você foi traído por tantas pessoas. Você me ensinou a ser fiel, e eu fui. Eu sempre fui e sempre serei. Onde estava a sua lealdade?'

Michael estava calmo:

'Bem, alguém me disse que você não queria depor. Que você não iria testemunhar no momento em que eu necessitava. Isso me machucou, depois de tudo o que eu fiz por você' respondeu ele.

'Quem lhe disse isso?' Eu perguntei, com raiva. 'Não é verdade. Seu advogado, Tom, disse ao meu advogado, Joe, que não precisaria de mim para testemunhar.'

'Eu não me lembro quem me disse. Isso é o que me disseram.'

'Por quem?' Eu insisti.

'Eu não me lembro. Me foi dito.'

Enquanto eu falava, Michael estava deitado na cama, com os pés para cima, relaxando, enquanto ele me deixava desabafar.

'Por quem?' Eu repeti com veemência. Aquilo estava me deixando louco. Tinha sido há anos. Tentava me acalmar e lutava para manter minhas emoções sob controle, mas não era fácil.

'Você disse que isso não ia acontecer' eu finalmente fui capaz de dizer em voz baixa. 'Desde a primeira vez que comecei a trabalhar com você. Agora, você está dizendo às pessoas que eu traí você, que eu não fiquei do seu lado.'

Eu caminhava, como eu faço, para a frente e para trás da cama.

'Esse não foi o caso. E você não me ligou para descobrir a verdade, porque você acreditou no que você queria acreditar, que eu te trai. Você queria ser a vítima, dizer que você me ajudou e eu f*** com você, mas eu nunca fiz isso com você. O que eu fiz para que você me odeie tanto? Você não tem idéia de como você me machucou. Você sabe como fazer isso. Por que você apenas não ligou e me perguntou, você mesmo, em vez de deixar sua imaginação te levar?'

Neste ponto, eu estava sentindo como minhas palavras apaixonadas finalmente começaram a mergulhar nele. Michael ficou em lágrimas, levantou-se e me deu um abraço.

'Sinto muito' disse ele. 'Você sabe que eu te amo como um filho. Eu sinto muito que te fiz sentir assim. Vamos apenas seguir em frente com isso. Eu poderia ter ido a qualquer lugar do mundo, mas eu estou aqui com você e sua família. Eu quero seguir em frente.'

Ele pediu desculpas pela chamada louca que me ameaçava prender-me, se eu fosse para a Irlanda. Explicações eram algo que eu nunca esperava ouvir de Michael Jackson. Eu estava familiarizado com a sua desconfiança, havia lidado com isso há anos, o que eu não podia aceitar era que tinha sido dirigida a mim, e eu nunca tive a real certeza se ele compreendia seus próprios medos e defesas.

Ele tinha passado por muita coisa em sua vida, e eu me lembrei, como sempre fazia, que eu não tinha andado em seus sapatos. E então, eu decidi que já era o suficiente. Eu vi que ele estava realmente arrependido. Suas desculpas, arrependimento e paz era tudo que eu queria.

'Eu não quero ter uma relação de trabalho com você...' eu disse a ele '...Eu só quero ser seu amigo, e eu preciso de você para ser meu amigo. Eu preciso de você na minha vida.'

'Eu quero o mesmo' disse Michael.

Nós tínhamos sido amigos por mais de vinte anos, e ainda, de alguma forma, tínhamos esquecido como toda a história que vivemos, ainda nos unia. Eu conhecia as falhas de Michael, mas eu ainda culpava as pessoas ao seu redor, por seus excessos. Não pude deixar de querer cuidar dele. Velhos hábitos são difíceis.

'Você está cercado por idiotas de novo' eu disse. 'É preciso ficar longe dessas pessoas loucas. Faça-me um favor, comece a trabalhar. Voltar para o que você faz melhor.'

Ele balançou a cabeça, um leve sorriso nos lábios. Ele gostou do som daquilo. Continuei:

'Olhe, há um estúdio na casa da minha família. Comece a trabalhar, comece a escrever, comece a produzir.'

"É engraçado você dizer isso...' Michael disse '...porque eu só tive essa conversa com seu irmão.'

No final, Michael e eu conversamos por duas horas. No início, Eddie nos interrompia a cada dez minutos, pensando que Michael estava sendo forçado a uma conversa que não queria ter. Mas Michael continuava a dizer-lhe que estava bem, e finalmente, parou de tentar controlar a situação.

Não falamos sobre o julgamento. Eu poderia dizer que Michael não queria ir para lá. Em vez disso, ficamos em território neutro, conversando sobre sua casa no Bahrein, uma nova gravadora que ele queria formar com o príncipe de Bahrain, e sobre como as crianças estavam.

Senti, em planos experimentais, que Michael ainda estava buscando o equilíbrio. O resultado do julgamento era aparente. Mas eu poderia dizer que ele iria se recuperar a partir deste. Michael era como um gato com nove vidas.

Quando nossa conversa chegou ao fim, eu abri a porta e disse:

'Você pode vir agora, Eddie' como se tivéssemos dez anos de idade.

Michael e eu saímos de lá. Ele e sua família passaram os próximos quatro meses em Nova Jersey, e durante esse tempo, começamos a reconstruir a nossa amizade. Ficamos juntos por aí, falando sobre a música e as memórias, conversando como sempre fazíamos.

Eu estava trabalhando em Manhattan, mas eu ia e voltava para New Jersey com freqüência, para ver Michael e as crianças. Comemoramos o aniversário de 49 anos de Michael, que caía dez dias após os 50 anos de minha mãe, com um grande jantar de família. Minha mãe cozinhou, e nós também pedimos pizza, porque Michael amava pizza.

O tempo passado no Bahrein após o julgamento tinha sido uma boa pausa para ele. Ele precisava de tempo e de distância, tempo para si mesmo, e ele parecia rejuvenescido. Ele estava vivo e animado, voltando a ser criativo e livre.

Ele e Eddie estavam trabalhando no estúdio durante o dia, e ele estava brincando com uma idéia para um desenho animado que ele esperava produzir. Ele estava feliz por estar em torno de minha família, com quem ele poderia ser ele mesmo.

Não havia nenhum sinal de que ele estava em qualquer tipo de medicamento. Ele estava de volta a ser Michael. Um dos quartos no andar de cima havia sido transformado em uma sala de aula e um professor chegava em casa, todos os dias.

Michael se deitava tarde, e fazia questão de acordar cedo todas as manhãs, para ajudar seus filhos se prepararem para a escola. Minha mãe os alimentava, mas Michael era o único que os vestia -  e muito bem, como se estivessem indo para a escola fora da casa, e fazia com que seus dentes fossem escovados.

Durante a nossa longa conversa, Michael e eu tínhamos conversado sobre trabalhar em nossa amizade - não negócios, apenas amizade - e fomos fiéis à nossa palavra. Quaisquer questões pendentes foram finalmente deixadas de lado.

Nós brincávamos ao redor, recordando o velho Gary e as músicas malucas que ele costumava escrever e sobre a época em que Michael e eu estávamos na Disneylândia de Paris, no passeio do Peter Pan, quando paramos em frente ao robô da Wendy.

'Ela é tão linda!' Michael tinha suspirado, e então olhamos um para o outro e soubemos imediatamente o que tinhamos que fazer. Eu não tenho orgulho disso, e era errado, mas tinha que ser feito. Para mostrar nossa admiração, levantamos a saia de Wendy e deixamos as nossas assinaturas no robô.

E tenho certeza de que, até hoje, no passeio de Peter Pan em Disneyland Paris, se alguém, alguma vez, for tão ousado a ponto de levantar a saia do robô da Wendy, irá encontrar a minha assinatura e a assinatura de Michael, apostando nossa reivindicação. Na verdade, eu menti quando disse que eu não era orgulhoso deste momento. Eu realmente sou.

Enquanto isso, as coisas estavam indo bem no estúdio com o Eddie. Assim como Michael tinha me preparado para fazer negócios com ele, ele era o mentor dos talentos musicais de Eddie desde tenra idade, sempre prometendo que, se ele trabalhasse duro, um dia ele teria sua chance.

Mesmo que Eddie fosse o meu irmão mais novo, eu sempre olhava para ele de muitas maneiras. Fiquei feliz que eles estivessem trabalhando juntos, e feliz que Michael estava fazendo música novamente. Os dois, juntamente com nosso grande amigo James Porte, escreveram doze canções, três das quais Breaking NewsKeep Your Head Up e Monster, que aparecem no último álbum de Michael, Michael.

As coisas pareciam estar no caminho certo na vida de Michael, na minha vida e na nossa amizade. Mas os meses e meses de ressentimentos e amargura vieram com um preço pesado, e apesar das mudanças para melhor em outras áreas, meu irmão e eu ficamos incapazes de nos reconectarmos.

Tínhamos uma rixa um contra o outro, e embora nós a mantivéssemos em cheque por causa de Michael, era evidente para qualquer um que passasse algum tempo em torno de nós, que as coisas entre nós não estavam em todo o caminho que costumava ser.

Éramos civilizados um com o outro, mas ainda não tínhamos feito a nossa paz. Não estava claro se alguma vez o faríamos.'