My Friend Michael (54)

'Michael e eu sabíamos que estávamos nos devendo uma aproximação real, mas o confronto direto não era o estilo de Michael. Em vez disso, a restauração da nossa amizade foi autorizada a evoluir ao longo do tempo. Não era o que tinha sido, mas recuou para ele, nos falando ocasionalmente, ao longo de 2006.

Michael foi passar um tempo em Las Vegas com seus filhos, ocasionalmente voltando para Los Angeles para aparecer no tribunal para se defender nos vários processos menores, que continuaram a atormentá-lo. Toda vez que ele ligava, eu sentia que ainda havia uma distância entre nós.

Ele queria falar, ouvir a minha voz, mas não era o tempo certo para a conversa que eu precisava ter com ele. Nós dois evitávamos o assunto. Ele perguntava no que eu estava trabalhando, o que eu estava fazendo.

Eu contei a ele sobre o meu escritório em Manhattan e lhe contei sobre alguns dos projetos que eu tinha nos meus planos. Eu sempre fazia questão de lhe agradecer, dizendo:

'Eu não seria capaz de pensar da maneira que faço e fazer o que eu estou fazendo, se não fosse por você.'

Eu me lembro dele me dizendo: 'Frank, é só pegar uma coisa feita. Concluir uma coisa. Não trabalhar em trezentas coisas. Ou nada será feito.'

Ele estava certo. Eu estava trabalhando em trezentas coisas. Eu pensava que era normal, porque é isso que eu e ele sempre tínhamos feito. Mas Michael era como uma madura companhia Fortune 500*, enquanto eu era apenas um iniciante.

(*Fortune 500 é uma publicação anual  nos E.U.A. listando as 500 empresas mais bem sucedidas do ano - nota do blog)

Nossas conversas eram breves. Ele não queria falar sobre o julgamento, o nosso conflito, nada disso. Não houve a resolução, mas quanto mais conversávamos, mais eu comecei a entender que o julgamento tinha sido tão difícil para ele, que ele não podia suportar recordá-lo.

Considerando que eu precisava falar sobre isso, colocar as coisas em ordem para seguir em frente, Michael estava muito traumatizado sobre isso, para discuti-los. Falar para mim significou lidar com essa dor, e ele simplesmente não estava pronto para fazer isso, ainda.

Mas logo ele começou a dizer aos nossos amigos em comum o quanto ele sentia minha falta e o quanto bem eu estava indo. Ele disse às pessoas que ele falava comigo o tempo todo e tudo estava muito bem. Não era a verdade, mas Michael sabia que o que ele dissesse, chegaria até a mim.

Sabendo que Michael não gostava de confrontos, eu entendi que essa era sua maneira de me estender a mão, sem realmente pegar o telefone para chegar a mim.

As chamadas de Michael geralmente saíam do azul. Um dia, na primavera de 2007, o telefone tocou e era ele, me pedindo para acompanhá-lo à Irlanda. Dois anos se passaram desde o veredicto, e ainda não tínhamos falado sobre os problemas que o julgamento havia engendrado.

Michael estava no telefone por apenas um momento, mas isso era, eu senti, pela primeira vez desde o julgamento, que ele realmente chegou até mim, pedindo para me ver, em pessoa. Eu disse a ele que eu ficaria feliz em me juntar a ele.

Ele disse 'Ok, eu vou pedir a alguém para chamá-lo, para trabalhar a logística.'

Dois dias depois, eu recebi um telefonema de Raymone Bain, agente e gerente geral e pessoal de Michael, que estava (brevemente) administrando o seu mundo. (Ela também, eventualmente, veio a processá-lo.)

Suas palavras foram chocantes e inesquecíveis:

'De acordo com o Sr. Jackson' anunciou ela, 'se você vier para a Irlanda, vamos prender você.'

Levei um momento para assimilar o que ela dissera. Eu poderia tê-la ouvido direito?

'Espere um segundo', disse.

Eu estava em meu escritório na cidade, e num piscar de olhos, em uma conferência com meu pai. Eu estava cansado de ter a minha palavra contra a de todo mundo. Eu queria uma testemunha. Raymone Bain também trouxe alguém ao telefone.

'Eu sou um deputado' a nova voz disse. 'Se você vier para a Irlanda, você será preso.'

'Você está brincando comigo?' Eu disse. 'O que você está falando?'

'Michael diz que você está chamando ele no estúdio e o perturbando' Raymone Bain respondeu.

Isso era demais. Eu nem sabia onde Michael estava trabalhando!

Meu pai falou:

'Eu não sei quem você é...' disse ele '...mas aqui é Dominic Cascio. Espero que Michael me ligue nas próximas 24 horas. Depois de uma relação de 20 anos? Isso é inaceitável.'

Michael ligou para meu pai no dia seguinte e pediu desculpas. Ele disse que não sabia sobre a chamada.

Para este dia, eu sinceramente não sei se Raymone, por alguma razão, fez o oposto do que Michael lhe pediu para fazer, ou se, em sua desconfiança, ele havia mudado de idéia sobre me convidar para a Irlanda.

Michael disse ao meu pai que iria pedir desculpas para mim, mas a chamada nunca veio.

 Ele pode ter ficado constrangido, ou ele poderia ter decidido que ele queria, primeiramente, me ver em pessoa.'