My Friend Michael (57)

'Meu irmão Eddie voou diretamente para Los Angeles, para apoiar os filhos de Michael e famíliares. Randy, um dos mais próximos irmãos de Michael, sempre evitou política, e agora ele estava tomando a liderança novamente na família Jackson, graciosamente e de forma eficiente, supervisionando os detalhes.

Uma semana e meia depois, voei para Los Angeles, também. O memorial foi realizado em 7 de julho, no Staples Center, onde Michael estava ensaiando para seus shows. Em alguns aspectos, o funeral era apenas mais um grande show, e isso não deveria ter me surpreendido, pois tudo na vida de Michael tinha sido um espetáculo.

A intimidade era impossível em tal existência. Muitas das pessoas que estavam presentes no funeral verdadeiramente lamentavam a morte de Michael, mas havia outras pessoas para quem o evento era comparável a assistir o Oscar. Mas eu sei que Michael teria adorado ter a cada um, como parte dele.

Ele estava acostumado a multidões. E todos aqueles rostos eram um lembrete de como ele reunia as pessoas e tocava tantas vidas. Todos nós nos juntamos em uma sala. Por mais que eu quisesse dizer adeus como um amigo próximo, percebi que Michael pertencia a todos.

Havia muitos rostos conhecidos, Rodney Jerkins, Frank DiLeo, Karen Smith, Michael Bush, e claro, os seus familiares. Abracei-os e vi em seus olhos os mesmos sentimentos de choque e perda que eu sentia. Também estava presente Karen Faye - Turkle - sua maquiadora. Quando eu a vi, eu a abracei e nós dois choramos.

Michael amava você, Frank' ela chorou. 'Você foi como um filho para ele. Ele o amava, ele amava você.'

'Karen, ele amava você, também' eu soluçava de volta.

A família de Michael sempre tinha estado lá, para ele. Independentemente das diferenças que possam ter tido, sempre esteve unida quando um deles precisava de ajuda, e agora eles estavam unidos em sua dor. Eu dei um abraço em Jackie, assim como em Janet, Tito, e seus filhos. Eu não tinha visto seus filhos por um tempo.

'Sinto muito...' eu lhes disse. 'Quando as coisas se acalmarem, eu realmente adoraria conversar com vocês.' Eles eram pessoas boas. Eu olhei para eles como uma criança.

Todo mundo parecia um pouco confuso. Foi tão difícil de acreditar que isto estava acontecendo. Katherine, mãe de Michael, estava mantendo todos juntos, especialmente para as crianças, mas nada poderia mudar o fato de que a pessoa que estava sendo enterrada era seu próprio filho. Ainda assim, até hoje, ela não tem sido capaz de visitar seu túmulo no cemitério Forest Lawn Memorial Park. É muito difícil.

O serviço (do memorial) havia começado, e para minha surpresa, quando o reverendo Al Sharpton se levantou para falar, eu me encontrei profundamente tocado por suas palavras. Ele falou sobre como Michael tinha servido como uma força para unir as pessoas no mundo inteiro, sobre ele não ter aceitado limitações, e nunca ter desistido. Foi um discurso edificante.

(nota do blog: vc pode ver o belíssimo discurso de Al Sharpton clicando aqui)

Enquanto ouvia as palavras do reverendo, eu ouvi algo da própria mensagem de Michael, e eu senti seu espírito radiante encher o estádio muito grande. Eu acredito que existe outro mundo depois deste - se você quiser chamá-lo de Céu ou qualquer outra coisa - e eu acredito que a energia de Michael e a sua presença eram tão poderosas que ele ainda tem uma presença, tanto aqui na Terra como no outro mundo, onde quer que seja.

Lembro-me de uma noite de inverno, em Manhattan, logo depois que eu comecei a trabalhar para Michael, quando, perto da meia-noite, tivemos o desejo de descer e ir para a Times Square. Sem seguranças, saímos do hotel e pegamos um táxi.

Na época, a Virgin Megastore ainda existia. Ficava aberta até tarde, então fomos lá. Fora da loja, percebemos um idoso. Ele tinha uma folha de alumínio no rosto e um chapéu fedora na cabeça, e ele estava dançando com grande vigor. Ele deve ter sido oitenta anos de idade, mas ele estava dançando como um homem muito mais jovem.

Michael, que estava vestindo apenas roupas de inverno - sem nenhum disfarce bobo - foi até ele para conseguir um olhar mais atento. Então, ele colocou vinte dólares na caixa de papelão, na ponta na calçada. O velho olhou para baixo, viu o dinheiro e começou a dançar com um extra em sua etapa.

Foi um daqueles momentos - não havia muitos deles - mas parte do que tornou especial foi que o taxista não tinha ideia que era Michael Jackson quem estava sentado no banco traseiro do seu táxi, e o senhor que dançava não desconfiava de que muitos elementos de seus movimentos foram inspirados pelo homem que lhe deixou vinte dólares.

Caminhamos pelas ruas de Times Square, apenas nós dois, e Michael viveu um momento raro de estar no mundo sem ter que lidar com uma multidão frenética. Ele era apenas um ser humano, dando um passeio, e seu amigo estava ao lado dele. A noite era nossa.

Eu já tinha visto muitos shows, e agora o showman Michael tinha partido, uma grande perda para tantas pessoas. Eu sentiria falta do artista Michael, o músico Michael, mas mais do que qualquer coisa, eu iria perder a pessoa Michael, o professor, o amigo, o membro da família.

Eu perdi e me lembrei daquele momento na Times Square, e infinitos pequenos momentos que eu queria preservar para sempre. Essa foi a minha perda real. O funeral não foi o encerramento para mim, o que quer que as pessoas queiram dizer quando falam em encerramento, de qualquer maneira. Tudo que sei é que o tempo passa, e não temos outra escolha senão viver.

À medida que o serviço chegava ao fim, Jermaine cantou a música de Michael, Smile. Ele tinha escolhido bem: Michael amava essa canção. Após a cerimônia, nos dirigimos do Staples Center para o hotel Beverly Wilshire, para uma cerimônia privada.

Paris, Prince e Blanket estavam ansiosos para ver minha família. Eles estavam em uma seção isolada VIP da sala, e logo que Prince nos viu, exclamou: 'Os Cascios estão aqui.'

Corremos para a frente a dar-lhes abraços, mas a segurança rapidamente avançou para bloquear o nosso caminho. 'Deixe-os passar' disse Prince.' Eles são como nossa família.'

Quantas vezes eu posso dizer que filhos de Michael sempre foram sua prioridade? Não importava onde estivesse ou o que estivesse fazendo, as crianças sempre tiveram acesso a ele, e eles sabiam disso. Se ele estivesse em uma reunião e um dos filhos precisava dele para alguma coisa, ele parava tudo, atendia a criança, e depois voltava.

Se eles fizessem um alarido sobre ir dormir, ele ficava com eles, conversava com eles, explicando por que eles tinham que ir dormir e o que ele estava fazendo ou onde ele estaria. Ele os acalmava se eles ficassem chateados. Nunca entregava uma criança chorando para Grace ou uma babá.

Ele sempre teve a paciência de ficar com seus filhos até que eles estivessem calmos. Ele sempre teve esse tempo, não importava o quanto isso pudesse atrasá-lo para um compromisso. Ele nunca se irritava ou se frustrava. Sua paciência era infinita, e o resultado foi que seus filhos eram fundamentados, seguros e abertos para o mundo.

Mas agora, em sua maior hora de necessidade, quando ele queria mais do que qualquer coisa acalmá-los e tranquilizá-los, ele não estava lá, e não havia muito que minha família poderia dizer para confortá-los. Nós apenas partilhamos a nossa dor. Neste momento, como sempre na vida de Michael, seus filhos vieram em primeiro.

Mais tarde, eu descobri que a sua mãe, Debbie, estava pensando a mesma coisa. Marc Schaffel tinha arranjado bilhetes para Debbie, ele estava indo para acompanhá-la, mas na noite anterior, no Hotel Westin perto do Staples Center, eles tiveram uma longa conversa sobre se ela deveria ou não, participar.

Assim como ela queria prestar sua última homenagem, Debbie não queria ser uma distração para qualquer um. Então, colocando seu próprio sofrimento de lado por causa do decoro, ela retornou calmamente para sua fazenda.

Após o velório, minha família e eu fomos a uma sala privada. As crianças ficaram em um elevador, e rapidamente se encheram de pessoas que se encontravam na frente de nós. Queríamos estar com as crianças, mas também não queríamos ser presunçosos.

'Queremos que os Cascios fiquem com a gente' Prince chamou. Então, todo mundo saiu do elevador e fomos com eles. Eles estavam sendo muito fortes, mas a tristeza em seus olhos era desoladora.

Mais tarde, naquele dia, minha família voltou para a propriedade de Katherine Jackson, em Hayvenhurst, para passar algum tempo com a família Jackson. Em um ponto, enquanto eu estava conversando com Paris, ela disse: 'Papai me disse sobre todas as coisas loucas que vocês costumavam fazer juntos.'

Michael tinha dito a ela sobre a nossa viagem para a Escócia, o fantasma, o hotel assustador. Conversando com a filha de Michael, eu sabia que não importava o que tivesse acontecido entre mim e Michael, se ele tinha conversado com seus filhos sobre isso, então nosso passado claramente significava tanto para ele quanto significava para mim. Ele nunca esqueceu essa viagem, e nem eu.

A relação de Michael com sua família tinha sido complicada, e algumas das lutas de poder que sempre fizeram parte de seu mundo ainda estavam sendo travadas no momento de sua morte.

Jermaine disse à imprensa que ele era a 'espinha dorsal'. No dia depois de sua morte, o pai de Michael, Joe, iria aparecer em uma premiação, promovendo sua nova gravadora. Seus irmãos - Jackie, Tito, Jermaine, Marlon - citaram episódios de um reality show.

É verdade, o show já estava em andamento, mas a impressão desses eventos, talvez injustamente, era que a família estava capitalizando sobre os holofotes que a morte de Michael tinha jogado sobre eles.

No Natal seguinte, Prince, Paris e Blanket vieram à nossa casa em Nova Jersey. Eles sempre passaram o Natal conosco, seja em Neverland ou em Nova Jersey. Isso é o que eles estavam acostumados a fazer, e sua avó Katherine, queria certificar-se de manter as tradições, para que as vidas das crianças não ficassem mais perturbadas do que tinham ficado, pela perda de seu pai.

Era exatamente o que Michael queria. TJ, o sobrinho de Michael, Grace, a babá e Omer Bhatti vieram juntos com eles. Para o Natal, minha mãe preparou o jantar tradicional completo, com peru e todos os pratos que conhecíamos que eram os favoritos de Michael.

Nós tentamos nos divertir, relaxar, ler livros, assistir filmes e jogar videogames. Mas foi um Natal difícil para todos nós. A pessoa que tinha unido a todos nós, não estava lá. Michael sempre tinha brincado de Papai Noel, sempre forneceu a energia para conduzir todo o evento.

Ele era o único que permanecia sob a árvore, entregando os presentes. Ele era o espírito dos nossos Natais. Agora minha mãe assumiu a liderança, como ela tendia a fazer em nossa família.

Durante as noites de férias em Nova Jersey, eu tinha um monte de sonhos sobre Michael. Eu falava com ele nesses sonhos. Nós relembrávamos. Dizia a ele que o amava, e vice-versa. Sentia sua presença, e eu sei que eu não era o único.

Várias pessoas relataram ter avistado Michael andando pelos corredores de nossa casa. Minha mãe não acredita em fenômenos sobrenaturais, mas tarde da noite, ela estava na cozinha lavando a louça, quando Michael passou por ela e disse: 'Oi, Connie.'

Eddie e eu éramos irmãos, e crescendo, nós tínhamos sido melhores amigos. Eu tinha brigado com ele assim como eu tinha brigado com Michael, mas enquanto Michael e eu tínhamos feito a nossa paz muito antes, Eddie e eu não tínhamos.

Eu não poderia culpar meu irmão por tentar fazer tudo o que podia para defender e proteger Michael. Como se eu não tivesse sempre tentado fazer o mesmo? Eu tinha estado sempre pronto para falar de nossas diferenças, mas tal nunca aconteceu de algum modo, e então, um dia, Eddie teve uma experiência de abrir os olhos.

Eddie, como eu, teria feito qualquer coisa para Michael. Ele era profundamente leal. Mas após a morte de Michael, John McClain e alguns membros da família Jackson começaram a lhe telefonar, e Eddie se viu diante de acusações tão absurdas quanto as que foram feitas a mim e que, devo repetir, Eddie tinha acreditado.

Ocorreu com o meu irmão exatamente o que eu tinha passado, e com esse fato, era finalmente hora de falar as coisas. Eddie disse que ele e Michael pensavam que eu o havia traído quando souberam que eu não iria depor. Michael havia duvidado da qualidade que eu pensei que nos uniria para sempre: minha lealdade. Eddie, em sua própria lealdade a Michael, tinha duvidado de mim, ao lado dele.

Expliquei para Eddie como a falsa acusação me acompanhou e como exatamente as coisas tinham acontecido, e agora, finalmente, com sua própria experiência das criaturas malignas que nadavam nas águas da organização de Michael, ele acreditou em mim.

Perguntei a Eddie o que me assombrava: 'Quem disse a Michael que eu não queria testemunhar em seu nome?'

E ele não soube responder. Portanto, parece que eu nunca vou saber a resposta, e eu tenho que saber se a pessoa não era outra, senão o próprio Michael ... Michael que, com suas dúvidas paralisantes, algumas justificadas, outras não, com sua desconfiança, foi obrigado a acreditar que ninguém, nem mesmo a pessoa que estivesse mais próxima a ele, poderia ser confiável.

Nós conversamos sobre o que Eddie estava passando em suas transações com os bens de Michael. Ele e Michael gravaram doze canções juntos, três das quais a Sony e a propriedade tinham escolhido para o álbum póstumo de Michael.

Mas Eddie não compreendia as políticas baixas e sujas que envolviam as empresas de Michael. Algumas pessoas lançaram dúvidas sobre a autenticidade das músicas que Michael gravou com Eddie. Os Cascios estavam tentando lucrar com Michael.

Eu conhecia as pessoas envolvidas e tinha alguma ideia de como navegar através destes cardumes, a fim de ajudar Eddie a resolver seus problemas. Só agora o meu irmão começava a ver o quanto era complexo o mundo de Michael e quão rapidamente aqueles que viviam nele, poderiam se transformar em um deles.

Eddie e eu conversamos por um bom tempo. No final, ele entendeu pelo que eu tinha passado e sobre como eu me sentia em ver minhas intenções mal interpretadas. E eu finalmente reconheci de onde meu irmão estava vindo. Deveríamos ter conversado muito mais cedo.

A vida é curta demais para ter problemas não resolvidos com pessoas que você ama verdadeiramente. Meu irmão tinha um bebê recém-nascido chamado Victoria Michael, o primeiro neto em nossa família. Eu a amava e estava ansioso para ser seu tio, e Eddie me queria em sua vida.

Como um novo pai, talvez ele estivesse vendo a nossa relação sob uma nova luz, percebendo que ele gostaria que seus próprios filhos se dessem bem. Tanto Eddie quanto eu tínhamos amado Michael, e nós dois tínhamos um forte vínculo com ele.

Nós tínhamos partilhado isto por muitos anos como crianças, e nós não o teríamos entre nós, como adultos. Michael tinha ido embora. Nossos corações estavam partidos. Mas não havia realmente nada para lutar.

Nestes dias, meu irmão e eu estamos tão próximos como nós sempre fomos, ainda mais perto por ter percebido o quanto nós compartilhamos. Nós dois estamos felizes em sermos irmãos, de novo.'