My Friend Michael (final)

'No primeiro aniversário da morte de Michael, um encontro comemorativo foi realizado em seu local de enterro. Família, amigos, fãs e foi para o seu mausoléu no cemitério Forest Lawn. Lá fora, as multidões se reuniram, mas dentro do próprio mausoléu havia apenas algumas pessoas: Randy, Janet, Jermaine, Marlon, e alguns primos de Michael.

Um pastor falou, e Auggie, um sobrinho de Michael, disse algumas palavras para lembrar o seu tio que eram ao mesmo tempo, poderosas e bem ditas. Eles deixaram a todos, impressionados e comovidos. Quando a cerimônia acabou, eu passei à frente.

Havia um túmulo na superfície, e ainda por cima uma grande coroa de ouro. Inclinei-me, como eu tinha visto os outros fazerem, e lá eu vi um compartimento cheio de chiclete Bazooka. Eu sorri para comigo mesmo. Foi um toque agradável. Michael adorava essas coisas.

Eu disse uma oração para Michael e tirei um momento para falar com ele. Agradeci por tudo que ele tinha feito pela minha família e por tudo que ele tinha me dado. Prometi a ele que eu faria tudo ao meu alcance para preservar seu legado, como ele queria.

'Obrigado', eu disse em silêncio, 'pela maior aventura que alguém poderia dar a outro alguém. Obrigado por abrir meus olhos para um mundo inteiro que, se não fosse por você, eu não teria tido a oportunidade de experimentar. Obrigado pelas lembranças que você deixou comigo. Eu fui verdadeiramente abençoado por ter você na minha vida. Eu te amo, e eu sinto sua falta.'

Mais tarde, as pessoas me disseram que quando eu me afastei do sepulcro, viram uma pétala branca caindo, flutuando para o chão. Não era um dia de vento, e mesmo se fosse, estávamos dentro de um edifício. Não havia janelas ou portas abertas. Eu quero acreditar que Michael me ouviu e que a pétala era a sua maneira de responder. Você nunca sabe.

Eu não tinha vivido uma vida normal. Quando meus amigos estavam festejando na faculdade, jogando beer pong e indo a bares, fui esculpindo uma vida em um mundo totalmente diferente. Ainda assim, porém, eu fui abençoado. 

Além da minha família calorosa e amorosa, tive um professor, um pai, um irmão e um amigo que passou a ser muito talentoso, e por causa disso, ele vivia com o brilho de uma luz especialmente brilhante. Eu vi o mundo da perspectiva de um megastar, o de dentro para fora. Eu senti o brilho dos holofotes, e vi as sombras escuras que acenavam e apareciam para além deles.

Era uma vida de privilégio incomum e de acesso, mas ela veio com uma carga de isolamento e sigilo, também. Eu a viví primeiro como um menino, mas como eu cresci em um papel mais responsável, eu descobri as suas nuances e complexidades, boas e não tão boas, e os desafios e obstáculos que Michael teve que enfrentar e superar, a fim de nutrir e sustentar o seu trabalho e a sua arte.

De Michael eu aprendi a explorar o mundo através dos livros; através dele me foi dada a oportunidade de apreciar as diferentes pessoas, lugares, religiões e culturas do mundo. Eu me apaixonei pela música e pelo negócio de entretenimento. Acima de tudo, porém, eu descobri o valor e a beleza de um coração aberto.

Houve duras lições pessoais, também, o poder destrutivo da ganância e do impiedoso auto-interesse, as feridas dolorosas da traição, a luta para equilibrar o amor e a auto-preservação, o desafio de preservar uma amizade complicada e querida, em um ambiente ameaçador e competitivo.

Eu tinha passado a maior parte da minha vida, até agora, na esfera de Michael, mas se Deus quiser, eu tenho uma vida longa pela frente. Acredito que certas partes da vida são predeterminadas, que as coisas acontecem por uma razão, mas ao mesmo tempo, cabe a nós fazer mais do que nos é dado.

Eu vejo a minha amizade com Michael, e a riqueza de experiências que me ela trouxe, como lições importantes para o que eu estou destinado a fazer a seguir. Tenho a intenção de tomar posse do que eu aprendi e fazer bom uso disso, construindo meu próprio legado seja lá o que possa significar, a partir deste ponto.

Eu não levo nada que me foi dado, como certo. Para mim, para quem foi movido pela música de Michael, seu ser, ou ambos, sua mensagem era simples e ele disse que muitas vezes: é tudo por amor. Eu vivo por esse princípio.

Neverland, tanto quanto eu sei, está deserta. O zoológico está vazio. Os passeios do parque de diversões foram confiscados. As imagens do rancho que eu vi o mostram em um triste estado de abandono: o paisagismo, uma vez cuidadosamente preparado,  hoje toma em alguns lugares e murcha em outros; o dossel por cima dos carros estão velhos e rasgados; as tendas caem por si mesmas.

O cirquinho que fazia parte do parque de diversões com a lona rasgada.

O carrossel sem os cavalinhos, se deteriorando

Quadra de tênis, jardins entre mato seco e árvores mortas

O forte Apache e a Aldeia indígena em ruínas. O rio que passava ao redor, secou. 

O viveiro de animais exóticos, abandonado e com água suja. 


O relógio floral parado. A grama ao redor seca e maltratada.
A casa principal, vazia por muito tempo, deve estar cheia de ar viciado e fantasmas. Um lugar que foi feito para a vida, o riso, e as crianças agora é uma lembrança mal-assombrada das brilhantes excentricidades de Michael.

A verdade é que eu não sinto falta do parque de diversões de Neverland, ou do jardim zoológico. Eu sinto falta das pequenas coisas: a maneira como toda a minha família se agrupava e caminhava com Michael e as crianças para as tendas, para o jantar. 

O pequeno Prínce falando. Paris segurando (a mão) do seu pai, a garotinha do papai. Prince nos braços de Michael. Eu vejo isso tão claramente. O rebanho de pessoas agrupadas, andando nos trilhos do trem. A música tocando. O som da cachoeira. A risada de Michael. Seu chapéu fedora.

Mesmo que Michael e eu tivéssemos continuado, como tinha sido na época de sua morte, ou se tivéssemos feito a nossa paz e ido em direções diferentes, ou se trabalhássemos juntos novamente em seus shows, eu sei que teria compartilhado a nostalgia pelos nossos melhores anos juntos.

E eu sei que se ele tivesse vivido, teríamos circulado de volta, um de encontro ao outro, de novo e de novo ao longo dos anos, para retornar a essas memórias, para conversar, beber vinho e ouvir música bem juntos, até a velhice.

Em algumas noites em Neverland, Michael e eu gostávamos de pedir ao chefe para embalar-nos uma cesta de piquenique para a manhã seguinte. No início da madrugada, gostávamos de montar nas motos uns bons dez ou quinze minutos,  para as montanhas. 

Então nós espalhávamos os cobertores no chão, para o lanche, enquanto nós assistíamos o sol nascer. Estávamos ainda em sua propriedade, mas estávamos tão longe de tudo que não podíamos sequer ver a casa.

Era outro mundo, apaziguava a mente. Eu costumava ir até as montanhas o tempo todo, mesmo sem Michael, e conhecia todas as trilhas que levavam para fora da propriedade, todos os caminhos e atalhos secretos, ao longe, na parte de trás da propriedade.

Aquelas montanhas eram o nosso refúgio secreto, juntos e separadamente. Essas trilhas nas montanhas eram muito estreitas, por isso tínhamos que ter muito cuidado. Um movimento em falso, e teríamos caído em um penhasco.

Uma vez, Michael disse: 'Vamos, Frank, vamos subir a montanha.' Nós pulamos em nossas motos e fomos até um caminho que nunca tínhamos descoberto antes, em espiral até a montanha. De repente, a estrada ficou mais estreita e mais estreita, como a cauda de uma cobra, e desapareceu no nada. Michael, que estava à minha frente, parou sua moto a tempo, e eu parei atrás dele.

Ele olhou para mim. 'Cabeça-de-maçã, isso não é bom' disse ele. O caminho à frente tinha desaparecido. Havia um penhasco à nossa esquerda, uma parede da montanha à nossa direita, e não havia espaço para fazermos o retorno com nossas motos.

'Não se preocupe...' eu disse. 'Eu estou indo suavemente para trás.'

Eu coloquei minha moto em ponto morto e comecei a deslizar com cuidado, para trás. Foi assustador. Se eu olhasse para baixo, eu sabia, eu estava morto. Perigoso como era, porém, eu tenho que admitir que eu gosto de coisas assim, e assim o fez Michael. Nós conseguimos retornar em segurança, então sorrimos um para o outro, viramos nossas motos, e corremos de volta, montanha abaixo.

Cada dia, algo me faz lembrar da minha vida com Michael. Uma canção, um emblema da Disney, uma pessoa ingênua, que estivesse pronta para amadurecer. À noite, eu ainda sonho com ele, são sonhos sobre os velhos tempos. Nós estamos em turnê, em um evento, caminhando lado a lado, fazendo coisas que fizemos durante anos e poderíamos continuar a fazê-las durante anos, se tudo tivesse sido diferente.

Lamento a maneira que nossa relação sofreu durante e depois do julgamento. Eu desejei que a vida não tivesse ficado tão complicada, mas é o que a vida tende a fazer, particularmente uma vida que foi uma escalada de sucesso, em larga escala, como era a vida de Michael. Mas nós tínhamos feito a nossa paz.

Desde tenra idade, eu entendi que ser amigo de Michael significava ficar com ele em tempos bons e ruins. Eu nunca parei de me preocupar com ele, amá-lo e defendê-lo. Algum dia, eu gosto de pensar, nós vamos subir a montanha juntos novamente.'

Nota do blog: as imagens de Neverland que aparecem nesta postagem, não foram retiradas do livro de Frank Cascio.

Fonte: http://minhastrilhas2.blogspot.com.br/2009/07/neverland-assombrada-e-abandonada.html