My Friend Michael (19)

'Enquanto Lisa estava em Nova York com Michael, os víamos com freqüência, mas logo ela voou de volta para Los Angeles, e nós não a vimos novamente até que ela visitasse Neverland para o Ano Novo, em dezembro de 1994.

No Natal daquele ano, Michael e Lisa me deram uma máquina DAT e um mixador de estúdio. Muito mais útil do que dez canivetes. Talvez Lisa colocasse sua opinião sobre os presentes: afinal, foi ela quem me deu meu presente incrível. Na véspera do Ano Novo, fomos ao teatro de Neverland para assistir a bola cair na Times Square. Michael gostava de ver Dick Clark participar desse processo.

Nessa altura, Lisa e eu tínhamos chegado a nos conhecer um ao outro. Ela ficava mais confortável em torno de todos nós. Depois de sua volta, meu relacionamento com Michael mudou ligeiramente, como poderia não mudar?

Eu já não ficava em seu quarto com ele em Neverland. Mas estava tudo bem quanto a isso. Eu gostava de ficar nos bangalôs e eu estava aberto para o que Michael quisesse. Eu nunca tive a sensação de que eu estava perdendo ele, de qualquer maneira.

Apesar de seu casamento, o comportamento de Michael não mudou muito em torno de nós, e eu imagino que isso significava que Lisa estava vendo agora um outro lado dele. Não era apenas sobre seu novo marido gostar de brincar com balões de água. 

Eu não achava muito sobre isso na época, mas agora que eu sou adulto, parece-me que pode parecer estranho para uma mulher recém-casada descobrir que seu marido já amava e parecia ser uma parte de outro família. Claro, Lisa Marie tinha que entender que em se casar com Michael, ela não teria uma vida convencional.

Mas não me surpreendeu ao saber que ela não tinha ideia de quanto tempo ele realmente passava conosco, ou se ela sabia, que ela tinha assumido as prioridades dele, começando a mudar uma vez que ele era casado.

Ainda assim, não era difícil ver os problemas que ele trouxe para o casamento, e o problema dele sendo um marido. E havia também o fato de que Michael não gostava de confronto. Lembro-me do dia em que ele começou a falar de permanecer no apartamento de Lisa em Los Angeles, com ela e seus filhos.

'Ela gosta de confrontar' dizia ele. 'Quando ela reclama, eu começo batendo palmas e sorrindo.'

Não havia sinal de autoconsciência em seu tom, a sensação de que talvez ele poderia ter lidado com a situação de forma mais madura. De qualquer forma, parecia satisfeito com a sua própria reação.

'Isso funciona?' Eu perguntei.

'Bem, isso a faz parar, e então eu lhe pergunto o que a fez discutir.'

Não é exatamente um diálogo que um terapeuta de casais aceitaria. Eu tive uma sensação de que as coisas não estavam indo muito bem. Tinham casado por um capricho, sem desenvolver qualquer capacidade de se comunicar sobre os problemas que podem surgir em sua vida juntos, e tinham expectativas muito diferentes para o relacionamento. 

Por todo o seu estudo sobre as pessoas, seus gostos e desgostos, o seu profundo reconhecimento das palavras e o ritmo dos corações das pessoas sensíveis ao toque ... bem, Michael não parecia trazer qualquer profundidade ao seu casamento.

Michael também era uma estrela, alguém que tinha definido muito bem os seus caminhos. Ele estava habituado a estar sozinho e fazer o que ele quisesse, sempre que o quisesse. Em seus relacionamentos passados, eu imagino, os homens devem ter mimado Lisa. 

Era algo que ela e Michael tinham em comum: seus mundos giravam em torno deles, mas essa dinâmica se tornou difícil para eles, tomar conta um do outro. Lisa tentou entender e acomodar-se à personalidade de Michael, mas eu acho que o ônus de fazer o trabalho de relacionamento caiu inteiramente em cima dela. 

Tanto quanto eu poderia dizer, Michael nunca esteve emocionalmente lá com Lisa. Ela definitivamente tentou fazer o casamento funcionar, mas deve ter sido difícil para ela descobrir qual era o seu papel na vida complicada de Michael.

O álbum HIStory foi lançado em Junho de 1995. Michael não queria lançar um álbum de dois discos. Isso aumentaria o preço e Michael queria manter a sua música acessível para seus fãs. Mas a Sony queria fazer um disco de greatest hits e mais todas as músicas novas, e foi assim que o álbum saiu. 

Ele foi bem recebido pela crítica e nomeado para cinco Grammys. Se tornou o disco duplo mais vendido de todos os tempos, de um artista solo.

Michael teve um intervalo entre o lançamento do álbum e o início de uma grande turnê, e foi durante este período que seu casamento com Lisa fracassou.

No final, a união durou cerca de um ano e meio. Quando eles se separaram no final de 1995, Michael afirmou que uma das razões principais é que Lisa estava com ciúmes de nós (ela nos chamou de a 'família de Jersey') e do relacionamento que tinha com a gente. 

Ele preferia passar mais tempo com a gente do que com ela. Pessoalmente, eu não tinha visto nenhuma prova disso, e eu não acredito que minha família tivesse muito a ver com o fracasso do casamento, mas tenho certeza que Lisa tinha esperança de construir uma vida com Michael. 

E eu posso certamente imaginar que esta vida não incluía uma família de New Jersey. Michael passou um pouco da responsabilidade para a minha família, talvez como uma forma de nos dizer o quão importante nós éramos, ou talvez para se convencer de que Lisa lhe pedia para fazer sacrifícios impossíveis, mas acredito que isso era apenas parte da rotina de sua vida maior, que ele não estava disposto a mudar.

Havia também a questão das crianças. Ambivalente como ele pode ter sido sobre ter um relacionamento sério com uma mulher, havia uma coisa que Michael tinha certeza: ele desejava ser pai. Em um ponto ele queria adotar uma criança da Romênia com Lisa, mas ela não gostou da ideia. Então ele queria ter um filho com ela, mas ela não estava pronta.

Globalmente, embora eles fizessem amor e tivessem uma quantidade enorme de respeito um pelo outro, eu não acho que eles estivessem conectados emocionalmente o suficiente para sustentar um casamento a longo prazo. Michael habitava o seu próprio mundo e tinha pouca vontade de sair dele ou ajustá-lo. Ele não sabia como estar em um relacionamento e ele não estava disposto a aprender.

Ele só sabia o que ele sabia. Casamento - com a sua partilha, conflitos e compromissos - simplesmente não funcionava para ele. Quando ele e Lisa se separaram, ele me pareceu estar um pouco triste, mas não inteiramente de coração partido. Isso, mais do que qualquer outra coisa, me disse que estavam em melhor situação um sem o outro.

Da minha perspectiva, Lisa Marie desapareceu tão abruptamente como tinha chegado. Aparentemente, ela e Michael estavam por perto, mas eu raramente voltei a vê-la. Embora eu nunca tenha tido ciúmes de Lisa, quando Michael me disse que estavam se separando, tenho que admitir que eu me senti um pouco aliviado. 

Quero dizer, eu era um adolescente e ele era meu amigo. Em muitos aspectos, era como se fôssemos colegas do Ensino Médio, brincando juntos, se divertindo, conversando sobre as meninas. 

Quando vocês são amigos de colégio e um dos caras namora com uma garota, as coisas inevitavelmente mudam. Eu sabia que ter uma esposa significava que eu iria ver menos Michael, mas eu aceitei a Lisa e gostava dela. É isso o que os amigos fazem. 

Afinal, eu esperava ter a minha própria garota um dia, e quando esse dia chegasse, eu gostaria que Michael fizesse o mesmo por mim, como eu tinha feito por ele. Quando ele e Lisa se separaram, tudo o que significou para mim era que eu tinha o meu amigo de volta.'