My Friend Michael (20)

'Seis meses após o divórcio de Michael e Lisa, eu e ele embarcamos em uma clássica aventura de Buddy: uma viagem. Durante o verão de 1996, depois do meu segundo ano do ensino médio, e pouco antes dele começar o que seria o período de dois anos de turnê para o álbum HIStory, Michael e eu fomos para a Europa juntos. Porque os meus irmãos estavam com problemas na escola, era só nós dois.

Michael veio visitar minha família em Nova Jersey, antes de sairmos para a Europa. Uma tarde estávamos jogando videogame quando de repente ele disse: 'Frank, eu tenho que lhe dizer algo, mas por favor não mencione a ninguém.'

'Claro. O que é?' Eu perguntei.

'Eu vou ser pai.'

'O quê? Como?' Fiquei surpreso, para dizer o mínimo.

'Debbie está me dando o maior presente do mundo.'

A Debbie a quem ele se referia era Debbie Rowe. Ao longo dos anos, Michael tinha confiado no Dr. Klein e Debbie sobre o quanto ele queria ser pai, e como era difícil porque ele não podia confiar em ninguém.

Então, de acordo com Michael, um dia Debbie lhe disse: 'Você merece ser pai, e eu quero tornar o seu sonho em realidade. Vou gerar o seu bebê e fazer de você um pai.'

Quando ele me disse isso, ele estava o mais feliz que eu já vi, e fiquei emocionado por ele. Eu não fiquei chocado. Eu sabia que Michael poderia fazer qualquer coisa acontecer. Como ele estava explicando como tudo isso tinha acontecido com Debbie, ele disse:

'Espere um pouco. Eu quero tocar algo para você.'

Ele tocou uma fita em que ouvi a voz de Debbie. Ela disse algo como 'Michael, eu quero fazer de você um pai. Este é o meu presente para você. Eu não quero nada de você. Na verdade, se as crianças perguntarem onde sua mãe está, diga-lhes que ela morreu em um acidente de carro.'

 Michael confiava em Debbie, e eu vi o porquê. Debbie trabalhava em torno das celebridades todos os dias. Ela não estava chocada. Tampouco era impulsiva. Em vez disso, ela era uma pessoa que ponderava os pensamentos, e tinha uma licenciatura em Psicologia.

Se ela fez esta oferta, a fez de forma consciente e estava fazendo isso porque ela realmente acreditava que Michael seria um grande pai. As intenções de Debbie eram verdadeiras. Ela quis dizer o que ela disse.

Michael iria ser pai. Fazia todo o sentido. Como meu pai diria mais tarde, Michael tinha muita prática 'correndo' com os Cascios.

Nossa primeira parada foi em Londres, onde Michael teve algumas reuniões. Depois que as suas obrigações ali foram feitas, ele teve algum tempo livre antes de ter sido programado para gravar duas canções em um estúdio na Suíça, e ele decidiu tirar proveito dele. No hotel ele veio a mim com a seguinte sugestão:

'Ei, vamos dirigir através do campo para a Escócia.'

Ele sempre voava, durante as turnês, voava por fora das cidades, e assim ele raramente tinha a oportunidade de passar algum tempo explorando-as. E com ele se preparava para ser pai, ele descobriu que essa poderia ser nossa última chance por um tempo para embarcar em uma viagem sozinhos.

'Absolutamente', eu disse. 'Vamos fazê-lo.'

Antes de entramos no ônibus que Michael tinha fretado para a viagem (o que... você pensou que íríamos fazer isso em um fusca?) nós fomos fazer compras de mantimentos. Ele disse: 'Nós vamos fazer um mapa mental.' Agora, crescendo na esfera de Michael significava absorver a sua filosofia one-of-a-kind.

Todos aprendem de formas diferentes, e eu tive um professor raro e inspirado. Um mapa mental, como eu aprendi naquele dia, era um livro no qual teríamos que colar fotos de coisas que nos inspirava: lugares, pessoas, imagens das quais gostamos e o que esperávamos alcançar.

Materiais necessários: pilhas de revistas cheias de fotos, cadernos em branco, cola e tesoura. Compras feitas, embarcamos em um ônibus grande de luxo equipado com confortáveis ​​sofás e camas, e logo estávamos partindo de Londres a caminho de Loch Lomond.

Um motorista e dois seguranças nos acompanharam. Michael e eu tínhamos o quarto na parte de trás do ônibus. Quando não estávamos no cenário, nós estávamos na sala de trás, fazendo nossos mapas mentais. Fazer mapas mentais era novo para mim, mas não foi o primeiro exercício que Michael tinha me dado sobre a forma como eu poderia conceber e planejar meu futuro.

Michael já havia me dado alguns de seus livros favoritos sobre o sucesso: O Maior Vendedor do MundoO poder da sua mente subconsciente, Visualização Criativa, e muitos, muitos outros ao longo destas linhas. Agora, enquanto trabalhávamos em nossos mapas mentais, ele me ajudou a ver que as oportunidades eram intermináveis.

Não havia limite para o que se poderia alcançar. Ele falou sobre como seu álbum Off the Wall vendeu extremamente bem, e que depois ninguém pensou que ele poderia superar o seu sucesso. Ouvir isso só fez com que ele ficasse ainda mais determinado em seu próximo álbum, Thriller, que seria o álbum mais vendido de todos os tempos.

Na verdade, seu objetivo com Thriller era vender cem milhões de cópias no mundo todo. Essa era a sua meta, e ele conseguiu. 'O talento que é dado por Deus te leva tão longe neste mundo... ' ele me disse. Ele alcançou o sucesso porque acreditava que ele iria fazê-lo.

À medida que a paisagem deslumbrante rolava, Michael estava deitado na cama, e eu me sentei no chão do ônibus, nós folheávamos revistas, recortávamos imagens, provocávamos nossos pensamentos com palavras e frases, falando sobre os castelos dos quais Michael queria ser dono, sobre as garotas que ele gostaria de namorar (a princesa Diana estava no topo da sua lista), quais hotéis e resorts eu fantasiava possuir, o Awards da Academia e o Grammy que eu esperava ganhar.

Eu estava prestes a completar 16, eo mundo parecia ilimitado. Era fácil para mim ouvir Michael dizer que ele queria um castelo e responder: 'Sim! Eu quero um castelo, também!' Foi o momento perfeito e o lugar perfeito para ter fantasias desproporcionais e refletir sobre o sentido da vida.

Michael também recentemente tinha me apresentado à meditação. Na primavera antes de de nossa viagem para a Europa, eu tinha passado duas semanas de minhas férias com Michael em um bangalô no Hotel Beverly Hills. Eu sabia que ele muitas vezes meditava, e nessa viagem eu lhe disse que queria experimentar também. Ele me incentivou desde o início.

'Você deve definitivamente fazer isso. É um tempo para pensar por si mesmo, limpar a cabeça, e manifestar o que você gosta. Quando você medita, é como plantar uma semente. Você planta uma semente em sua mente, e sua mente irá manifestar a realidade.'

Quando estávamos hospedados no Hotel Beverly Hills, o motorista de Michael, Gary, se tornou um guia de meditação. Agora, Gary não era exatamente o candidato mais óbvio para ser um guru espiritual, especialmente considerando o quanto tempo Michael e eu o fazíamos de alvo de nossas piadas bobas.

Eu conheci Gary quando ele nos pegou - a mim e a Eddie - no aeroporto a primeira vez que fomos para Neverland. Gary era do Texas, e ele gostava de escrever música. Ele era muito sincero sobre suas canções, e elas eram tão ruins que chegavam a ser grandes. Uma vez ele disse: 'Sr. Jackson, eu gostaria que o senhor ouvisse essa canção que eu escrevi ontem à noite. Trata-se de um falcão vermelho.'

'O que inspirou essa música?' Michael perguntou.

Gary disse-nos que ele estava parado em sua janela e um pássaro (não um falcão) voou e fez um barulho que parecia de Gary como as palavras 'falcão vermelho'. A história de sua inspiração fez a mim e a Michael rachar de rir. Ele tinha uma outra canção chamada Powder Blue. Conhecíamos cada palavra.

'Gary, você deve sair em turnê' - Michael dizia - 'As meninas vão brigar por você.'

'Puxa, Sr. Jackson, eu não penso assim', Gary respondia.

Em 1996, Michael tinha feito um concerto para o sultão de Brunei em seu quinquagésimo aniversário. Ele levou a mim, Eddie e Dominic à Brunei com ele. Estávamos hospedados em uma das casas de convidados do sultão.

(Ele tinha cerca de 20 casas de hóspedes, todas compostas com porteiros e cozinheiros, que teriam sido considerados casas de luxo nos Estados Unidos.)

Antes de nós partirmos para Brunei, Gary tinha nos dado uma fita cassete de seus maiores sucessos. Eu nunca vou me esquecer de quando nós quatro de nós rodamos em um carrinho de golfe em torno da propriedade do sultão.

Já estávamos a cinco minutos da casa quando Michael percebeu algo. 'Oh não!' Exclamou. 'Esquecemos o Greatest Hits de Gary!' Viramos o carrinho de golfe ao redor e dirigimos de volta para pegar a fita. Enquanto nos dirigíamos em torno dessa terra estrangeira, nós quatro cantávamos as músicas de Gary a todos pulmões.

Conhecíamos cada palavra de cada música. Nós éramos seus maiores fãs (e possivelmente os únicos). Nós brincávamos com Gary, mas era só porque nós o amávamos. Ele estava com Michael há muito tempo e era completamente leal.

E, no entanto, quando chegou à meditação, um Gary amigável e ingênuo provou ser um instrutor natural. Ele me ensinou a técnica no Hotel Beverly Hills. Em seu quarto de hotel ele tinha feito um pequeno santuário com velas e um lenço espalhados no chão.

Ele me disse para fechar os olhos e respirar fundo. Gary estava fazendo muito a sério, e assim o fiz também. Após vários dias desta prática, ele me deu o meu mantra, um som que eu continuo a usar para me colocar em um estado meditativo, no qual eu não estou pensando, mas estou ao mesmo tempo no controle de meus pensamentos.

Agora, durante a nossa viagem de ônibus pela Escócia, Michael e eu começamos a meditar juntos. Michael controlava o tempo, e nós meditávamos durante vinte e cinco minutos, com um descanso de cinco minutos no final. A partir de então, sempre que estávamos juntos, fazíamos um ritual de meditação pelo menos uma vez por dia. Mantínhamos o foco. Era como ter um amigo no ginásio. Depois desta viagem, meditar era algo que continuaríamos a fazer juntos por anos.

E assim fizemos nossos mapas mentais, meditado, e pensando sobre como nossas mentes funcionam e quais eram os nossos lugares no Universo. Eu ainda tenho o mapa mental que eu fiz naquela época, e olhando para trás, vejo as fantasias que eu tinha então, elas evoluíram para as metas que eu tenho hoje.

Eu queria apartamentos em Los Angeles, Nova York e na Itália,todos eu acabei tendo, em um momento ou outro na minha vida. Eu queria ter um hotel e um time de futebol, e ambos esses sonhos quase se tornaram realidade. Eu queria produzir filmes e música, no que eu estou trabalhando agora. E eu queria ser modelo. (Eu tinha dezesseis anos. Dê um desconto ao garoto.)

Sem perceber, no momento, uma das primeiras lições que eu tinha absorvido de Michael tinha a ver com entender as oportunidades que vêm com o poder, a ambição e o autoconhecimento. Pensar nesses termos é suficiente para fazer uma criança crescer para mudar o mundo.

Com frequência, gostávamos de pedir ao motorista para parar o ônibus. Nós tínhamos de sair e olhar em volta, e Michael falava sobre onde estávamos, o que estávamos vendo, e por isso era importante. Lembro-me de parar o ônibus para assistir a um por do sol em particular.

Havia uma extensão de grama verde, belas e altas árvores moldaram nossa visão.

'Olhe para isso' - disse ele - 'Você sabe que há um Deus, quando você vê uma paisagem como essa. Nós somos tão afortunados por ter a oportunidade de viajar assim. Se as pessoas vissem isso todos os dias, eles provavelmente cuidar melhor desta terra.'

Michael me ensinou a ver a natureza. Se eu não o tivesse tido como um guia, eu nunca poderia ter aprendido a fazer uma pausa na beira da estrada e deixar a paisagem tem seu efeito sobre mim. Eu não me importo o quão cafona pareça. Michael estava aberto sobre amar a nossa terra com grande paixão. Ele queria ajudar a preservá-la para sempre. Eu o ouvi dizer isso antes, tanto na pessoa e na sua música, mas agora, como tomamos tempo para apreciar a obra de Deus, o senti de uma nova maneira.

Um dos livros que Michael me disse para ler na viagem foi Jonathan Livingston Seagull*...


(nota do blogFernão Capelo Gaivota*, aqui no Brasil)

... de todas as gaivotas, vi que havia mais vida além de ser uma gaivota, mais do que aquilo que estava bem na frente dele. Michael queria viver dessa maneira, voar além de todas as expectativas, para viver uma vida extraordinária. Ele instigou essa ambição em mim muitas vezes, me perguntando:

'Você quer ser Jonathan, ou uma das outras aves?'

Essa viagem de ônibus foi um dos momentos mais memoráveis ​​que passei com Michael. Nunca se tornou cansativo. Nós nunca brigamos. Andamos pela Escócia, falando sobre a vida, a ligação, e como as milhas desligaram o odômetro, a nossa troca tornou-se menos o de um professor e seu aluno e mais de seus pares.

Não importava que eu fosse mais de vinte anos mais jovem. Pela primeira vez, Michael e eu começamos a ter um diálogo real.

'Tudo o que você tem que fazer' - ele disse - 'é estudar essas imagens e essas palavras. Olhe no espelho e diga a si mesmo o que você quer que aconteça. Faça isso todos os dias, e isso vai acontecer.'

'Só isso?' Eu perguntei. 'Isso é tudo que você precisa fazer?'

'Não é apenas sobre os pensamentos e palavras. É uma emoção que se move através de seu sangue. Você tem que sentir e viver todos os dias até que você acredite.'

'Uau', eu disse. Eu fiquei encantado. 'Isso faz muito sentido. Então é isso que você faz com sua música!'

'Sim, Frank, exatamente, correto! E logo eu vou usar a mesma fórmula para fazer filmes.'

Nossas trocas eram sinceras e significativas para nós dois. Eu ainda era jovem, é claro, mas Michael viu que eu estava curioso e ambicioso, e como meu professor de vida, ele abraçou a oportunidade.'