My Friend Michael (36)

'A partir de então - no final do verão de 2000 - durante todo o tempo em que eu estava apoiando o trabalho de Michael em Invincible, David e eu estávamos trabalhando constantemente no show, alinhando artistas, negociando contratos e, eventualmente, negociando um acordo importante para a transmissão, como um especial de duas horas na CBS. O show de dois concertos estava previsto para 7 de setembro e 10 de setembro de 2001. Iria ao ar logo em seguida.

David era um grande alívio cômico, e trabalhar com ele foi uma explosão. Ele me ensinou muito, e embora ele deixasse Michael louco, Michael o respeitava e gostava dele. David era extremamente supersticioso sobre o show, e, tanto quanto Michael e eu estávamos preocupados, este era um atributo excelente: ele era um alvo fácil para as nossas piadas infantis.

Eu dizia: 'David, eu tenho um mau pressentimento sobre o show. Tem algo a ver com as luzes... não estão funcionando. Eu não tenho certeza se este sentimento está vindo, mas para estar seguro, você precisa atravessar a rua e tocar o sinal vermelho cinco vezes.'

Pobre David, era uma presa dos seus próprios medos obsessivos e ele realmente cumpria as instruções, e atravessava a rua para tocar o sinal vermelho cinco vezes, enquanto Michael e eu rolávamos de rir.

Uma vez que havíamos encontrado essa forma particular de tortura inofensiva, Michael e eu não poderíamos deixá-la morrer. Uma noite, depois de uma refeição na área privada de um restaurante em Londres, estávamos no meio da escada, para sair, quando Michael anunciou de repente:

'David. David, algo está errado. O show, David. Desça as escadas e toque na imagem três vezes com o seu dedo mindinho. Se você fizer isso, o show será salvo.'

David lamentou:

'Vocês tem que parar! Isso não está certo!'

Ele castigou-nos todo o caminho de volta descendo as escadas, continuou sua bronca ao tocar a imagem com seu dedinho por três vezes, e ainda se arrastava de volta até as escadas, para se juntar conosco.

No verão de 2001, os preparativos para o show estavam em alta, e eu tive que fazer malabarismos nessas funções, com tudo o que eu estava fazendo para Michael. Foi uma tremenda quantidade de trabalho, mas foi gratificante em todos os níveis.

O trabalho sobre o concerto foi um ponto decisivo para mim. Agora o meu trabalho não era apenas supervisionar os negócios pessoais de Michael. Eu era responsável por 'puxar' um grande concerto. Nada mau.

Tanto quanto eu estava preocupado com a situação médica de Michael, nunca imaginei que iria interferir com o seu desempenho no 30th Special. Ele era, afinal, um profissional consumado, e em último caso, ele usava o remédio para ajudar a preparar-se para uma aparição.

Mas como a noite do primeiro concerto se aproximava, Michael começou a ver um novo médico. Embora sua saúde tivesse melhorado sob os cuidados do Dr. Farshchian, chegou um momento em que o bom médico teve que voltar para sua família na Flórida. Ele não podia tomar conta de Michael, e nem eu poderia.

O médico que o substituiu estava em Nova York, ele era um homem doce, com uma boa família. Infelizmente, Michael, apesar do progresso que ele tinha feito com o Dr. Farshchian, solicitou os mesmos medicamentos antigos. Apesar de nunca ter parecido sofrer qualquer tipo de medo do palco, minha única teoria para explicar esse comportamento era que ele deve ter se preocupado com os próximos shows. O novo médico era ingênuo, e atendeu aos pedidos de Michael.

Tentei falar com Michael sobre isso, mas logo percebi que não conseguia alcançá-lo e que eu precisava de alguma ajuda. Sua família estava chegando à cidade para a sua aparição no especial. Havia laços que os uniam, não importava quanto tempo e distância houvesse entre eles e eu esperava que eles poderiam ser capazes de intervir.

Em quem mais eu poderia confiar? Se Michael soubesse que eu estava falando com alguém, mesmo que fosse de sua família, sobre minhas preocupações, ele teria me matado. Em geral, ele não queria envolver a família nos negócios, especialmente quando se tratava de coisas nas quais ele era inflexível sobre manter o segredo.

Mas eu estava convencido de que era a coisa certa a fazer, e assim eu falei com Randy, Tito e Janet. Tito e eu caminhamos ao redor do Four Seasons várias vezes, apenas conversando. Eu tive uma conversa privada com Randy. Eu não falava com a mãe de Michael: embora eu soubesse quanta influência ela tinha sobre ele, parecia errado entregar esta carga a uma mãe de uma certa idade, com notícias desesperadoras sobre seu filho amado.

A família levou as minhas palavras a sério, e um par de dias antes do show, eles se encontraram com Michael para falar sobre o assunto. Mas é claro que Michael disse-lhes que não havia motivo para preocupação. Ele mal reconhecia em si mesmo que ele tinha um problema. Eles queriam estar lá para ele, e eles tentaram, mas, como eu temia, ele não deixou sua família ajudar em sua vida particular, nem mesmo por um momento.

Michael evitava confrontos. Após a reunião, tudo o que ele disse sobre isso foi:

'Minha família me falou sobre o meu medicamento. Eles estavam fora de linha.'

Eu poderia dizer da forma como ele dispensou a conversa, sobre como ele não ficou mais convencido por eles do que tinha sido convencido por mim. Tenho certeza de que sua família persistiu, Janet e eu falamos várias vezes depois do especial, mas Michael simplesmente empurrou-os para longe.

Embora eu estivesse preocupado com Michael, eu não estava preocupado com o especial. Michael era um showman. Quando chegava a hora de se apresentar, era como se um interruptor na cabeça ligasse na posição on, e ele se transformava em outro ser. Eu sabia que, qualquer que fosse a situação com o seu medicamento, não iria interferir com as responsabilidades que ele sentia que tinha com o público.

Quando a manhã de 7 de setembro chegou, acordei cedo, cheio de emoção. Hoje seria a noite do nosso primeiro show. Nós todos tínhamos trabalhado tão duro para chegar a este ponto, e eu senti como se estivesse dando à luz ao meu primeiro filho. Mas ainda havia muito a ser feito antes do show e eu não poderia me permitir parar e descansar sobre minha conquista.

Karen Smith, minha amiga e dedicada colega de telefone, estava na cidade para ajudar com o show. Eu nunca a tinha visto em um show antes, tanto quanto eu sabia, este era o primeiro, e eu estava feliz que ela o fez.

Ela e eu tínhamos nos falado até vinte vezes por dia, durante o último par de anos, mas eu a vi apenas uma vez, quando eu tinha uns treze anos. Eu não tinha idéia de sua aparência. Como se viu, naquela manhã eu tive que buscar alguma coisa dela e então eu fui ao seu quarto de hotel, e bati.

Quando a porta se abriu, a voz desencarnada finalmente se transformou em um ser humano! Ela era alta, branca, de cabelos escuros e óculos, me pareceu o tipo de mulher que tinha ido para a faculdade, feito todas as disciplinas de forma admirável, e seguido todas as regras.

Eu sempre brinquei com Michael sobre ele estar secretamente apaixonado por Karen. Ela tinha uma tal maneira adorável ao telefone. Na realidade, embora ela fosse certamente atraente, ela não era a loira bombástica que eu tinha imaginado.

Seja como for, demos um grande e longo abraço. Nós estivemos nas trincheiras juntos, eu e ela, ainda que através de linhas telefônicas. Karen era a base da vida de Michael. Ela dedicou sua vida a ele. Também na minha lista de coisas a fazer, no dia do primeiro concerto, foi uma visita ao escritórios do Bank of America.

O joalheiro David Orgell deu a Michael um relógio de diamantes para usar no show, avaliado em cerca de US $ 2 milhões. Um policial armado me levou aos escritórios do banco, onde assinei um monte de documentos, comprometendo-me a devolver o relógio ou enfrentar alguma versão de morte por fuzilamento.

Eu deveria retornar com o relógio ao banco, localizado nas Torres Gêmeas. na manhã após o segundo show, em 11 de setembro.

O relógio não foi o único item que David Orgell tinha previsto para o show. Michael pediu a Elizabeth Taylor para participar do especial, mas ela recusou inicialmente. Ele estava determinado a mudar seu pensamento.

'Eu sei exatamente como convencê-la a vir' disse ele. Ele nunca teve que comprar a amizade de Elizabeth para a sua presença em eventos públicos, mas quando o espírito não a movia, Michael tinha um pequeno truque na manga, e não era ciência de foguetes.

Bastava... você adivinhou... diamantes. Quando Michael queria que Elizabeth se juntasse a ele para uma premiação, ou neste caso, o seu 30th Special, ela estava ali para ele, subordinada à recepção de um diamante.

Um par de semanas antes, nós fomos ao David Orgell em Los Angeles, onde Michael pegou um belo colar de diamantes, que deveria custar mais de US $ 200.000. Desde que Michael era um ótimo cliente do joalheiro, ele foi autorizado a levar o colar, junto com o relógio de $ 2 milhões, sem decidir se compraria qualquer um. Se ele pretendesse comprar os itens, ele iria pagar por eles, mais tarde. Se não, ele simplesmente os devolveria.

Enviamos o colar à Elizabeth, e sua resposta foi rápida.

'Eu absolutamente amei o colar, Michael. E é claro que irei ao seu show.'

Todo mundo sabe o quanto Elizabeth amava jóias. E assim, de volta ao hotel, eu cuidadosamente coloquei o relógio de diamantes no meu pequeno cofre, e decidi tirar um cochilo antes do show.'